Pintura em Tecido

Aprenda Como Pintar Falso Barrado em Tecido

O falso barrado é uma técnica de pintura que visa a imitar babados. Com isso, os trabalhos de pintura em tecido ficam ainda mais valorizados e diferenciados. Isso porque, diferentemente de outras peças, nesse caso o barrado não é feito em tecido, mas é representado por meio da pintura.

Esse estilo de pintura é muito utilizado em panos de prato e panos de copa. Além disso, pode ser usado também em outras peças, como toalhas de mesa e camisas.

Pensando nessa técnica que agrega muito valor às pinturas, separamos dicas indispensáveis para que você possa pintar babados com perfeição. Para você se inspirar, ao longo das dicas, você vai conferir 7 modelos diferentes de falso barrado em tecido. Vamos lá?

Veja também:

17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa

Como Pintar Pano de Prato – As Melhores Dicas para Começar

Dicas e inspirações para fazer o falso barrado em tecido

Dica 1: Preencha o risco

Preencha todo o risco do falso barrado com pinceladas leves, já que esse tipo de detalhe requer delicadeza. Para o fundo da pintura, é fundamental usar tons mais claros.

Babado em tons de amarelo com detalhes feitos de stencil | Escola de Pintura
Barrado natalino em tons de verde e azul com arabescos | Escola de Pintura

Dica 2: Sombreie a pintura

Usando tons um pouco mais escuros do tom inicial, sombreie o seu barrado. Para isso, comece depositando a tinta nas bordas do risco e vá esfumando-a levemente. Depois, sombreie as dobras verticais dos babados, demarcando-as.

Babado em tons de azul claro sombreado em tons de azul escuro | Escola de Pintura
Babado em tons rosados e arroxeados | Escola de Pintura

Dica 3: Ilumine a pintura

Aguarde a secagem da pintura e ilumine-a usando a tinta branca. Os locais mais estratégicos a serem iluminados nesse tipo de técnica são nas demarcações entre cada um dos babados, que você sombreou anteriormente.

Babado vermelho com detalhes em renda | Escola de Pintura
Como Pintar Rosas

 

Aula Rosas
Barrado amarelo sombreado e levemente iluminado | Escola de Pintura
Você pode aprender como fazer todas essas pinturas agora mesmo! É só se inscrever na Escola de Pintura e aproveitar todos os benefícios: centenas de aulas em vídeo, riscos prontos para imprimir e um grupo de discussão com alunos para tirar dúvidas e trocas experiências. Com certeza vai ser muito proveitoso para você! Clique aqui para mais informações.

Dica 4: Faça detalhes usando stencil

O stencil é um utensílio muito prático para criar qualquer tipo de detalhe em suas pinturas, desde simples bolinhas a arabescos mais sofisticados. Confira mais dicas sobre esse utensílio em Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!

Babado com arabescos azuis feitos com stencil | Escola de Pintura
Babado com corações e bolinhas feitos com stencil | Escola de Pintura

Como você acompanhou, existem muitos modelos de falso barrado. E com algumas dicas, é possível personalizar cada um deles de acordo com o tipo de resultado que você deseja para as suas peças. Por isso, com os três riscos que disponibilizamos aqui, você poderá criar inúmeros babados.

Gostou das pinturas? Então conheça a Escola de Pintura e tenha acesso a todos os vídeos que ensinam o passo a passo detalhado de cada uma delas e de muitos outros projetos incríveis!

Veja também:

Pintura em Pano de Prato Passo a Passo

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

Sorteio

Comentários