Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!

stencil para pintura em tecido

O stencil para pintura em tecido, também conhecido como molde vazado, facilita qualquer trabalho. Pode ser usado para criar pequenos detalhes, como borboletas e botões de rosas na finalização de diversas pinturas. Mas também pode ser a estrela de um trabalho, podendo ser usado para estampar camisetas, toalhas e panos de prato.

Mas, quando não se sabe utilizar o stencil da forma correta, a pintura pode ficar manchada ou até mesmo com aquele aspecto chapado que ninguém gosta. Para resolver essa situação, vamos ensinar todas as dicas para você aprender a usar o molde vazado de vez por todas.

Aprenda dicas certeiras para usar e conservar seu stencil. Garanta um trabalho mais eficiente e peças com um melhor acabamento!

Veja também:

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos

Prendendo o stencil no tecido

Primeiro, verifique se o tecido está bem lisinho. Se ele estiver com dobras, passe-o com um ferro. Depois, use fita crepe ou cola permanente para fixar o molde, assim ele não sairá do lugar enquanto você pinta.

Se optar pela fita crepe, basta pregá-la em todos os lados do seu molde. Mas, caso queira um molde adesivado, aplique a cola permanente com um pincel e aguarde cerca de 20 minutos até secar.

Dica: Ao aplicar a cola permanente, proteja a mesa com um plástico.

Como Pintar Rosas

Depois desse tempo seu molde estará pronto para ser usado. A cola perde a aderência com o passar do tempo, mas pode ser reaplicada de acordo com a necessidade.

Aula Rosas

Escolhendo o pincel

Fonte: Armarinho São José

Os pincéis de cerdas arredondadas são os melhores para fazer a pintura com stencil. E o tipo mais usado nessa técnica de pintura é o Pituá.

Mas se você não tem esse modelo em casa, não tem problema. Você também pode usar uma brochinha ou um pincel de cerdas curtas e firmes para aplicar a tinta.

Transferindo o desenho

stencil para pintura em tecido

Para criar um trabalho com um stencil para pintura em tecido, o primeiro passo é carregar o pincel com a tinta. Depois, é preciso retirar o excesso, dando leves batidinhas em uma bandeja de isopor ou em um papel toalha.

Segurando o stencil, vá batendo o pincel levemente sobre as partes vazadas do molde para transferir o desenho para o pano. Lembre-se de trocar a cor da tinta conforme for mudando a figura. .

Dicas:

  • Nunca esfregue o pincel sobre o stencil. O ideal é sempre aplicar a tinta sem excessos e com leves batidinhas. Esses cuidados evitam que a sua pintura fique chapada e com aspecto estático.
  • Você também pode reposicionar o molde durante a pintura para conseguir outros efeitos mesmo para pintar apenas as áreas desejadas.
  • É possível usar mais de uma cor de tinta no mesmo desenho, criando um efeito mais moderno. Basta carregar o pincel com duas cores de tinta ou aplicar uma sobre a outra, sempre de forma suave.
  • Para fazer efeitos de luz e sombra nas pinturas com stencil, comece preenchendo o desenho com uma tinta mais clara. Depois, de fora para dentro, esfume o desenho com uma tinta de tom mais escuro. Por fim, ilumine alguns pontos com a tinta branca ou palha.

Limpando o stencil para pintura em tecido

Após finalizar a pintura, remova o stencil com cuidado para não borrar a tinta. Lave-o com água e uma esponja macia, ou limpe-o com um pano macio e álcool em gel – principalmente se a tinta estiver grudada. Armazene o stencil já seco em uma pasta ou envelope, mas sem dobrar.

Como Pintar Rosas

Como você acompanhou, o stencil para pintura em tecido é muito versátil e garante mais praticidade para os nossos trabalhos. Além disso, sabendo a forma correta de utilizá-lo, as pinturas em tecido ficam com um aspecto tão bonito e profissional quanto aquelas feitas do jeito tradicional.

Aula Rosas

Gostou dessas dicas? Então inscreva-se na Escola de Pintura. Lá você aprenderá diversas outras técnicas para aprimorar cada vez mais as suas pinturas em tecido.

Veja também:

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil

Sorteio

Comentários