stencil para pintura em tecido

Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!

O stencil para pintura em tecido, também conhecido como molde vazado, facilita qualquer trabalho. Pode ser usado para criar pequenos detalhes, como borboletas e botões de rosas na finalização de diversas pinturas. Mas também pode ser a estrela de um trabalho, podendo ser usado para estampar camisetas, toalhas e panos de prato.

Mas, quando não se sabe utilizar o stencil da forma correta, a pintura pode ficar manchada ou até mesmo com aquele aspecto chapado que ninguém gosta. Para resolver essa situação, vamos ensinar todas as dicas para você aprender a usar o molde vazado de vez por todas.

Aprenda dicas certeiras para usar e conservar seu stencil. Garanta um trabalho mais eficiente e peças com um melhor acabamento!

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos

Prendendo o stencil no tecido

Primeiro, verifique se o tecido está bem lisinho. Se ele estiver com dobras, passe-o com um ferro. Depois, use fita crepe ou cola permanente para fixar o molde, assim ele não sairá do lugar enquanto você pinta.

Se optar pela fita crepe, basta pregá-la em todos os lados do seu molde. Mas, caso queira um molde adesivado, aplique a cola permanente com um pincel e aguarde cerca de 20 minutos até secar.

Dica: Ao aplicar a cola permanente, proteja a mesa com um plástico.

Depois desse tempo seu molde estará pronto para ser usado. A cola perde a aderência com o passar do tempo, mas pode ser reaplicada de acordo com a necessidade.

Escolhendo o pincel

Fonte: Armarinho São José

Os pincéis de cerdas arredondadas são os melhores para fazer a pintura com stencil. E o tipo mais usado nessa técnica de pintura é o Pituá.

Mas se você não tem esse modelo em casa, não tem problema. Você também pode usar uma brochinha ou um pincel de cerdas curtas e firmes para aplicar a tinta.

Transferindo o desenho

stencil para pintura em tecido

Para criar um trabalho com um stencil para pintura em tecido, o primeiro passo é carregar o pincel com a tinta. Depois, é preciso retirar o excesso, dando leves batidinhas em uma bandeja de isopor ou em um papel toalha.

Segurando o stencil, vá batendo o pincel levemente sobre as partes vazadas do molde para transferir o desenho para o pano. Lembre-se de trocar a cor da tinta conforme for mudando a figura. .

Dicas:

• Nunca esfregue o pincel sobre o stencil. O ideal é sempre aplicar a tinta sem excessos e com leves batidinhas. Esses cuidados evitam que a sua pintura fique chapada e com aspecto estático.
  • Você também pode reposicionar o molde durante a pintura para conseguir outros efeitos mesmo para pintar apenas as áreas desejadas.
  • É possível usar mais de uma cor de tinta no mesmo desenho, criando um efeito mais moderno. Basta carregar o pincel com duas cores de tinta ou aplicar uma sobre a outra, sempre de forma suave.
  • Para fazer efeitos de luz e sombra nas pinturas com stencil, comece preenchendo o desenho com uma tinta mais clara. Depois, de fora para dentro, esfume o desenho com uma tinta de tom mais escuro. Por fim, ilumine alguns pontos com a tinta branca ou palha.

Limpando o stencil para pintura em tecido

Após finalizar a pintura, remova o stencil com cuidado para não borrar a tinta. Lave-o com água e uma esponja macia, ou limpe-o com um pano macio e álcool em gel – principalmente se a tinta estiver grudada. Armazene o stencil já seco em uma pasta ou envelope, mas sem dobrar.

Como você acompanhou, o stencil para pintura em tecido é muito versátil e garante mais praticidade para os nossos trabalhos. Além disso, sabendo a forma correta de utilizá-lo, as pinturas em tecido ficam com um aspecto tão bonito e profissional quanto aquelas feitas do jeito tradicional.

Gostou dessas dicas? Então inscreva-se na Escola de Pintura. Lá você aprenderá diversas outras técnicas para aprimorar cada vez mais as suas pinturas em tecido.

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil