17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa

A pintura em pano de prato é muito tradicional no meio artesanal; pode ser feita com técnicas e temas variados, sempre de acordo com o gosto do cliente e do próprio artesão. Além de enfeitar a cozinha, essas peças são indispensáveis no dia a dia de qualquer família. Para que você possa se inspirar, organizamos uma lista com 17 modelos de pano de prato produzidos pelas mãos de diferentes artesãos.

As ideias estão lindas e bem variadas. Com certeza você vai se encantar com as opções apresentadas e ficará morrendo de vontade de aprender para colocar em prática.

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Como Escolher o Tecido Para Pano de Prato

pano de prato pintado à mão
Artesão: Jorge Delavega | Fonte: Escola de Pintura

Para fazer panos de prato decorados o ideal é usar um tecido 100 % algodão, como o pé de galinha ou a sacaria. Os tecidos de poliéster (ou mesclados com algodão) não são indicados para fazer panos de prato, pois, além de não fixarem tão bem a tinta de tecido, podem não absorver a água – caso você queira usá-los para enxugar vasilhas.

Para economizar, vale a pena comprar o tecido no metro, cortar no tamanho desejado e pedir a uma costureira para fazer a bainha. Em alguns armarinhos, lojas de tecido e lojas de material para artesanato também é possível encontrar os panos já com acabamento. Os panos com bainha simples são os mais comuns e mais baratos, mas também é possível encontrar outras opções mais elaboradas: com viés ou com barrado (em crochê ou tecido).

Alguns artesãos, além de fazer a pintura decorativa, também sabem fazer bicos de crochê ou dominam algumas técnicas básicas de costura. Isso é ótimo, pois trás economia e maior agilidade na finalização do trabalho.

Para ver mais dicas para fazer uma escolha perfeita, confira o post: Dicas Para Comprar Pano de Prato para Pintar.

Onde Conseguir Riscos Perfeitos Para Pintar Pano de Prato

riscos para pintura em tecido
Alguns dos riscos disponíveis na Escola de Pintura

Você pode comprar panos já riscados, que costumam sair um pouquinho mais caro, ou escolher um risco de sua preferência e transferi-lo para o tecido – usando lápis 6B e papel carbono. Você pode conseguir ótimos riscos de várias formas: aqui no blog, com amigos e profissionais da área ou se matriculando em um curso de pintura em tecido.

Na Escola de Pintura você encontra dezenas de riscos para pano de prato em temas e estilos variados, prontinhos para imprimir e usar. Além de riscos lindíssimos você também tem acesso ao passo a passo em vídeo de cada projeto. Saiba como se inscrever clicando aqui.

Temas mais usados

Apesar da pintura em pano de prato ser bem livre, existem alguns temas que são certeiros para decorar esse tipo de peça. Para acertar na escolha dos riscos, confira abaixo alguns dos temas mais usados:

• flores (rosas, lírios, girassóis, copos de leite);
  • animais (bichinhos da fazenda, pássaros silvestres);
  • utensílios (garrafas de bebida, bules, vasos, xícaras, taças de licor e de vinho)
  • babados (simples, duplo, com e sem laço);
  • frutas e legumes (maçãs, pimentões, melancias, batatas, pêssegos);
  • ocasiões especiais (Natal, Páscoa, Dia das Mães).

Viu só? Temas para transformar seu pano liso em um trabalho super original é que não faltam! Veja alguns deles representados nas ideias listadas abaixo.

17 Modelos de Pano de Prato Para Você se Inspirar!

Confira agora diferentes modelos de pano de prato pintados à mão produzidos por diferentes artesãos. Você vai se encantar com tanta beleza e com tamanha variedade!

1. Rosas com estêncil e falso babado

pano de prato pintado à mão - rosas com stencil

2. Copos de leite no vaso de vidro

Artesã: Andrea Mendes| Fonte: Escola de Pintura

3. Falso babado com galinha

4. Falso babado com richelieu

Falso babado com richelieu

5. Falso crochê

6. Falso babado transparente

7. Falso babado

8. Tulipas e borboleta

tulipas pintadas à mão

9. Lírios

Lírios pintados à mão

10. Campânulas

campânulas

11. Papai Noel com presentes

papai noel pintado à mão

12.  Receita, bule e flores

13. Balde com legumes

pintura de balde com legumes

14. Bule com flores e frutas

15. Cesta com ovos e pimentões

16. Copos de leite

Lírios
Artesã: Jorge Delavega | Fonte: Escola de Pintura

17. Mesa com frutas

pano de prato pintado à mão
Artesã: Andrea Mendes | Fonte: Escola de Pintura

Sabia que você pode aprender a pintar cada um desses projetos? Todas as aulas e riscos desses modelos de pano de prato você encontra na Escola de Pintura. Faça agora mesmo a sua matrícula e aprenda técnicas incríveis com os melhores profissionais da área.

Como Aprender a Pintar Panos de Prato

tipos de pintura
Fonte: Escola de Pintura

Como você acompanhou, existem vários modelos de panos de prato pintados à mão, lindos e perfeitos para decorar a cozinha, vender e presentear. Já pensou em produzir essas peças em casa?

Para iniciar, não tem mistério. Faça a sua matrícula na Escola de Pintura e tenha acesso a aulas com ótimas dicas para iniciantes, dezenas de riscos prontos para baixar e usar e centenas de aulas em vídeo com o passo a passo completo de cada projeto. Essa é a sua chance de mudar vida com uma atividade tão prazerosa e relaxante.

Como Fazer Carimbo para Estampar Tecido – 5 Maneiras Simples

Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos

One thought to “17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa”