tinta para tecido

Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida

A estampa feita com tinta para tecido transforma qualquer peça de roupa. Pensando nisso, nós vamos ensinar como estampar camiseta usando a técnica do stencil, que é muito simples e rápida. Desse modo, aquela sua camiseta sem graça pode ganhar nova vida e ter serventia por mais um bom tempo.

Como nem sempre nós achamos o stencil com o desenho desejado, nós vamos te mostrar como fazer o seu próprio molde usando papel contact. Além disso, mostraremos o passo a passo detalhado de uma estampa em camiseta de algodão. Vamos aprender?

47 Riscos Para Pintura em Tecido Para Você Baixar

Short colorido personalizado para fazer em casa

Estampa com Tinta para Tecido e Stencil

Materiais necessários

• Camiseta de algodão
  • Papel manteiga – ou papelão
  • Papel contact transparente
  • Desenho desejado
  • Tinta para tecido
  • Pincel broxinha
  • Cola escolar
  • Estilete

Passo a Passo

1. Para fazer o seu próprio stencil, você vai precisar colar o molde com o desenho escolhido na parte traseira do papel contact transparente (parte quadriculada).

2. Depois, corte em volta de todo o desenho com o estilete e seu stencil já estará pronto.

Dica: Você pode criar o seu próprio stencil, como explicamos acima, ou comprar um stencil de acetato já pronto.

3. Proteja a parte interna da camiseta com o papel manteiga ou um pedaço de papelão. Assim você impede que a tinta vaze para a parte de trás da camiseta.

4. Retire o plástico adesivo do papel contact e cole-o na camiseta.

Dica: Geralmente a estampa fica centralizada na camiseta, como no projeto das imagens, mas isso vai depender do desenho escolhido e do seu gosto.

5. Usando o pincel broxinha, preencha todo o espaço demarcado pelo plástico contact com a tinta para tecido da cor desejada.

Dica: No projeto das imagens foi removido o limite inferior do plástico contact para que a estampa ficasse mais moderna.

6. Retire cuidadosamente o plástico contact e aguarde a tinta secar. Depois de seca, sua camiseta estará pronta para ser usada.

Dica: Se achar necessário, aplique mais uma demão de tinta quando a primeira estiver completamente seca. Faça isso antes de remover o plástico contact, que é a referência do desenho.

Como você acompanhou, é muito fácil estampar camisetas usando stencil e tinta para tecido. E já que nem sempre encontramos no mercado um stencil de acetato com o desenho que queremos, o molde feito de papel contact é uma excelente solução, não é mesmo?

Ah, e quanto à lavagem é bom esperar uns dois dias depois da pintura para não correr o risco de desbotar a cor da estampa. Já o ferro de passar está liberado se for usado com a camiseta do lado contrário. Para isso, nos primeiros dias coloque um pano de proteção na parte interna da camiseta ao contrário antes de passá-la para não transferir o desenho.

Além de camisetas, você pode usar essa mesma técnica para fazer pano de copa decorado e estampar tecidos em geral. Basta usar sua imaginação para transformar os artigos que você já tem em casa.

Se você gostou da técnica e das dicas ensinadas, deixe um recado pra gente nos comentários!

Pintura em Tecido com Stencil Passo a Passo

Como Transferir o Risco de Pintura em Tecido