Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida

tinta para tecido

A estampa feita com tinta para tecido transforma qualquer peça de roupa. Pensando nisso, nós vamos ensinar como estampar camiseta usando a técnica do stencil, que é muito simples e rápida. Desse modo, aquela sua camiseta sem graça pode ganhar nova vida e ter serventia por mais um bom tempo.

Como nem sempre nós achamos o stencil com o desenho desejado, nós vamos te mostrar como fazer o seu próprio molde usando papel contact. Além disso, mostraremos o passo a passo detalhado de uma estampa em camiseta de algodão. Vamos aprender?

Veja também:

47 Riscos Para Pintura em Tecido Para Você Baixar

Short colorido personalizado para fazer em casa

Estampa com Tinta para Tecido e Stencil

Materiais necessários

  • Camiseta de algodão
  • Papel manteiga – ou papelão
  • Papel contact transparente
  • Desenho desejado
  • Tinta para tecido
  • Pincel broxinha
  • Cola escolar
  • Estilete

Passo a Passo

1. Para fazer o seu próprio stencil, você vai precisar colar o molde com o desenho escolhido na parte traseira do papel contact transparente (parte quadriculada).

2. Depois, corte em volta de todo o desenho com o estilete e seu stencil já estará pronto.

Dica: Você pode criar o seu próprio stencil, como explicamos acima, ou comprar um stencil de acetato já pronto.

3. Proteja a parte interna da camiseta com o papel manteiga ou um pedaço de papelão. Assim você impede que a tinta vaze para a parte de trás da camiseta.

4. Retire o plástico adesivo do papel contact e cole-o na camiseta.

Dica: Geralmente a estampa fica centralizada na camiseta, como no projeto das imagens, mas isso vai depender do desenho escolhido e do seu gosto.

5. Usando o pincel broxinha, preencha todo o espaço demarcado pelo plástico contact com a tinta para tecido da cor desejada.

Dica: No projeto das imagens foi removido o limite inferior do plástico contact para que a estampa ficasse mais moderna.

6. Retire cuidadosamente o plástico contact e aguarde a tinta secar. Depois de seca, sua camiseta estará pronta para ser usada.

Dica: Se achar necessário, aplique mais uma demão de tinta quando a primeira estiver completamente seca. Faça isso antes de remover o plástico contact, que é a referência do desenho.

Como você acompanhou, é muito fácil estampar camisetas usando stencil e tinta para tecido. E já que nem sempre encontramos no mercado um stencil de acetato com o desenho que queremos, o molde feito de papel contact é uma excelente solução, não é mesmo?

Ah, e quanto à lavagem é bom esperar uns dois dias depois da pintura para não correr o risco de desbotar a cor da estampa. Já o ferro de passar está liberado se for usado com a camiseta do lado contrário. Para isso, nos primeiros dias coloque um pano de proteção na parte interna da camiseta ao contrário antes de passá-la para não transferir o desenho.

Além de camisetas, você pode usar essa mesma técnica para fazer pano de copa decorado e estampar tecidos em geral. Basta usar sua imaginação para transformar os artigos que você já tem em casa.

Se você gostou da técnica e das dicas ensinadas, deixe um recado pra gente nos comentários!

Veja também:

Pintura em Tecido com Stencil Passo a Passo

Como Transferir o Risco de Pintura em Tecido

Crédito das imagens: Craft Ideas

Recomendado Para Você:

Comentários