tinta para tecido

7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer

Existem diversos tipos de tinta para tecido, sendo que cada uma delas é uma indicada para uma finalidade diferente. Para facilitar seu trabalho com pintura em tecido, neste post vamos apresentar 6 tipos de tinta para tecido. Logo, você vai saber de uma vez por todas para que servem e o modo de utilizar cada uma elas.

Com essas dicas o seu trabalho ficará muito mais bonito e profissional. Além disso, você não vai precisar gastar seu tempo com tentativas frustradas. Chega de dúvidas. Vamos aprender?

Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter

Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida

7 Tipos de Tinta para Tecido

1. Tinta de tecido (tradicional)

tinta para tecido Acrilex
Fonte: Extra

Essa tinta é mais usada na maioria dos projetos de pintura em tecido, é diluível em água e possui grande variedade de cores. Caso deseje tons mais suaves, como para fazer a pintura em fraldas, basta misturar um pouco de clareador antes aplicar a tinta no tecido.

Para atender aos mais variados projetos, esse tipo de tinta está disponível em quatro diferentes versões: metálica, fluorescente, glitter e Acqua, e pode ser aplicada com pincel, esponja ou carimbo – em tecidos de algodão sem goma e não sintéticos. Desse modo, serve para pintar peças variadas e de uso diário, como toalhas, forros de mesa, panos de prato e fraldas.

Dica: Recomenda-se lavar o tecido antes da pintura para remover a goma. Após a pintura, aguarde 72 horas antes de fazer a lavagem.

2. Tinta Aquarela

Fonte: Acrilex

Muito usada para fazer pinturas aquareladas em tecidos leves e finos, como seda e algodão, essa tinta para tecido é aquosa e fácil de aplicar, perfeita para a confecção de cangas, fronhas, saídas de praia, xales e lenços. Pode ser usada junto com a tinta de contorno para delimitar a área que será pintada.

Dica: Como essa tinta é muito fluida, logo é preciso tomar alguns cuidados na hora de usá-la – como evitar encharcar o pincel de tinta para não manchar a pintura e proteger a bancada de trabalho.

3. Caneta para Tecido

Fonte: Lojas Americanas

A caneta para tecido é excelente para fazer riscos, contornos e traços em geral. Assim como a tinta para tecido convencional, ela é resistente à lavagens, mas lave o tecido somente 72 horas após a pintura.

Dicas: Se você quiser traços mais finos, use-a na posição vertical. Caso queira traços mais grossos, basta incliná-la um pouco na hora de passar sobre o tecido.

Gostou Dessas Dicas? Então Você Vai Amar a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender a Pintar em Tecido de Verdade, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

4. Delineador Têxtil

Fonte: Acrilex

O delineador têxtil, antiga guta, é um produto que serve para fazer contornos mais modernos e traços mais grossos no tecido, como arabescos, por exemplo. A aplicação dele é feita diretamente com o bico da embalagem.

Dicas: Após secagem, passe o ferro no avesso do tecido durante 5 minutos para fixar o produto. Esse procedimento de fixação só não é necessário para o delineador incolor. Se o delineador têxtil for incolor, quando seco ele deixa transparecer a cor natural do tecido.

5. Pump Dye

Fonte: Mercado Livre

O pump dye é uma tinta para tecido em spray muito prática que é utilizada, principalmente, para a customização de peças de roupas. Ele é aplicado sobre o tecido previamente molhado e dá um efeito tie dye.

Dica: O tie dye é uma antiga técnica que permite criar diversos padrões de cores através de dobras e amarrações nas peças de tecido.

6. Tinta Acripuff

Fonte: Acrilex

A tinta Acripuff é uma tinta expansível. Após ser aquecida com o calor de um ferro de passar por exemplo, ela cria um relevo, bem parecido com um emborrachado. Essa tinta vem em uma embalagem com um bico aplicador. Logo, você faz os riscos e preenche o seu desenho com o próprio aplicador, sem usar pincéis.

Dica: Depois de 24 horas da aplicação da tinta, passe o ferro em temperatura média a alta no avesso do tecido. Isso até verificar que todo o desenho está expandido uniformemente.

7. Tinta Dimensional

A tinta dimensional é prática, pois é aplicada no tecido com o próprio bico da embalagem. Ela é muito utilizada para dar acabamento através de traços, pontos e grafismos criando um efeito 3D. Ela é encontrada no mercado em diversas opções, com e sem glitter.

Fonte: Acrilex

Como você acompanhou, além da tradicional tinta têxtil, também existem diversos outros  tipos de tinta para tecido capazes de criar efeitos diferentes. Agora basta escolher quais são os tipos que mais se adéquam ao tipo de pintura em tecido que você faz. Além disso, quem sabe essa não seja a hora de experimentar fazer outros tipos de trabalho?

Se você gostou de saber como escolher e usar as principais tintas de tecido disponíveis no mercado, com certeza você adorar aprender muito mais com a Escola de Pintura. Faça o seu cadastro e se capacite ainda mais, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

Como Pintar Rosa em Tecido – Passo a Passo

Referências: Acrilex

2 thoughts to “7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer”