3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

limpar pincéis

Todo mundo sabe o quanto é importante cuidar das principais ferramentas usadas para fazer pintura em tecido. Aprender a melhor forma de limpar pincéis pode deixar o trabalho de qualquer artesão muito mais eficiente e econômico. Acontece que um pincel limpo de forma adequada dura muito mais e evita gastos desnecessários com a compra de um novo.

Porém, muitas pintoras iniciantes e veteranas têm dúvidas sobre qual a melhor forma de limpar pincéis sujos de tinta de tecido. Confira as dicas abaixo sobre como realizar a limpeza correta dessa ferramenta. Fuja de gastos extras: saiba como cuidar melhor desse utensílio e garanta pinturas impecáveis.

Veja também:

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

1. Limpar os Pincéis com Álcool em Gel

limpar pincéis - álcool em gel

Fonte: Escola de Pintura

Como Pintar Rosas

Cuidar dos seus pincéis diariamente, após cada trabalho realizado, garantirá pincéis sem resíduos e com uma durabilidade muito maior. Por isso, assim que você terminar sua pintura em tecido, limpe-os com álcool em gel. O processo é bem simples. Vamos lá?

Aula Rosas

Instruções

Primeiro, deposite um pouco do álcool em gel sobre uma superfície (como uma bandejinha de isopor, por exemplo). Depois, pressione levemente as cerdas do pincel sobre a superfície. Passe as cerdas no papel toalha ou em uma fralda limpa.

Dica: essa técnica de limpeza funciona apenas nos casos em que os pincéis não estão com a tinta completamente seca.

Descubra o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho em Tecido. Clique Aqui

2. Limpar os Pincéis com Solventes

limpar pincéis com solventes

Fonte: WikiHow

O ideal é cuidar dos pincéis após terminar cada trabalho de pintura em tecido. Porém, a correria do dia a dia faz com que não tenhamos tempo para fazer essa higienização diária. Os solventes são ótimos para esse caso, pois permitem limpar os pincéis com tinta acumulada e grudada.

Dentre os diversos tipos de solventes existentes, temos a acetona e o óleo de banana. Eles destacam-se não só nos cuidados com as unhas, mas também fazem aquele carinho nos pincéis.

Instruções

Coloque um pouco da acetona ou do óleo de banana em um pequeno recipiente (apenas o suficiente para molhar as cerdas do pincel). Insira o pincel no líquido fazendo movimentos suaves de vai e vem. Você verá a acetona ou o óleo de banana alterando de cor com a tinta que vai saindo. Após isso é só mergulhar as cerdas do pincel em uma vasilha com água para remover o produto das cerdas. Seque o pincel com um pano limpo, e pronto!

Como Pintar Rosas

Dica: a aguarrás e o thinner também são solventes que removem a tinta presa nas cerdas. Porém, esses produtos não são indicados para esse tipo de limpeza por serem muito agressivos para as cerdas. Além disso, podem causar reações alérgicas em pessoas sensíveis.

Aula Rosas
Descubra o Método Simples Para Pintar Qualquer Flor, Fruta, Boneca ou Bichinho em Tecido. Clique Aqui

3. Limpar os Pincéis com Produtos Condicionantes

limpar pincéis com amaciante

Fonte: White Lace Cottage

Se você pensa que só você merece um cuidado especial com cremes hidratantes para o cabelo e com amaciantes para suas roupas, você está enganada! Esses dois aliados da vida doméstica também são muito bons para garantir a limpeza e para prolongar a vida útil de pincéis.

Instruções

À noite, deixe seu pincel de molho em no amaciante de roupas ou no condicionador de cabelo. Ao acordar, basta fazer movimentos suaves com o pincel ainda dentro do recipiente. Enxágue as cerdas com água corrente e deixe secar.

Dica: nunca deixe a tinta secar próximo à virola (parte metálica) do pincel. Ela pode endurecer e quebrar as cerdas. 

Fonte: Escola de Pintura

Como você viu, existem diversas maneiras de limpar pincéis após terminar uma pintura. A limpeza com álcool em gel é ideal para limpar as cerdas com tinta ainda fresca. Já a higienização com solventes (acetona e óleo de banana) faz com que você não precise jogar fora os pincéis endurecidos e com tinta grudada. Mas, se você prefere deixar seus pincéis de molho durante a noite, os condicionadores de cabelo e o amaciante de roupas são ótimas opções.

Após lavá-los, arrume as cerdas para que elas fiquem retinhas novamente. Armazene seus pincéis na posição vertical e com as cerdas viradas para cima. Você também pode deixá-los na posição horizontal, deitados sobre um pano limpo. Essas dicas vão garantir vida longo às suas ferramentas de trabalho.

Como Pintar Rosas

Gostou das dicas sobre como limpar pincéis? Então deixe um comentário! E para aprender novas dicas e técnicas, cadastre-na Escola de Pintura e aproveite os 7 dias de acesso grátis. Profissionalize-se no conforto da sua casa e ganhe dinheiro com o mais completo Curso de Pintura em Tecido!

Aula Rosas

Veja também:

Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio

Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

Sorteio

Comentários