Pintura em Tecido

5 Dicas Para Fazer Pintura Country em Tecido

Na pintura country em tecido são usados motivos bem variados, como flores, animais e objetos que retratam a vida na roça e no campo. Detalhes como pontos de costura e estampas, como o poá e o xadrez, também são muito empregados.

Para que você possa ficar por dentro desse tipo de pintura, vamos apresentar 5 dicas essenciais para quem está começando. Você vai saber como escolher as tintas, como fazer os detalhes decorativos próprios desse estilo e como iluminar a pintura.

Se você ainda não conhecia, certamente você vai se encantar com a pintura no estilo country. Confira!

Veja também:

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

Como Fazer Carimbo para Estampar Tecido – 5 Maneiras Simples

Dica 1: Use os tons certos de tintas

Curso Pintura Country | Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Apesar de não haver restrição de cores de tinta na pintura country, as mais escuras e os tons secos e pastéis são os mais usados. Para deixar a tinta com um tom pastel, misture-a com o diluente.

Dica: Nunca despeje o diluente dentro do frasco. É melhor fazer a mistura com a tinta de tecido à parte, e somente na hora de usar. Use uma bandejinha ou um prato nessa etapa.

Dica 2: Capriche nos efeitos decorativos

Curso Pintura Country | Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Usando ferramentas simples, como um stencil, um pincel filete, a ponta do cabo de um pincel ou um pinta bolinhas, crie alguns efeitos decorativos após a cobertura do risco. Você pode fazer poás, pespontos, florzinhas e arabescos, detalhes característicos na pintura country.

Como Pintar Rosas

Para não manchar a pintura, esses detalhes devem ser feitos já na etapa de acabamento, quando a tinta estiver seca ao toque.

Aula Rosas

Costuras

O falso pesponto e o falso caseado, que imitam os pontos de costura, fazem parecer que o trabalho foi feito a partir de retalhos de tecido. Para criar esses efeitos, use uma caneta para tecido ou um pincel filete. Para deixar a costura mais realista, desenhe os pontos mantendo a mesma largura, comprimento e espaçamento, da mesma forma que você faria em uma costura de verdade.

Estampas

Xadrez

A referência mais forte do estilo country, até mesmo fora da pintura em tecido, é a estampa xadrez. E na pintura country em tecido isso não é diferente.

Para levar essa referência para a sua pintura, aposte em um molde vazado. Outra opção mais acessível é fazer o xadrez à mão, a partir de um pincel chato, que deve ter o tamanho compatível com a largura das listras que você deseja fazer.

Caso você queira fazer o xadrez com mais de uma cor, é preciso fazer primeiramente as linhas em apenas uma direção, aguardar a secagem, e só depois fazer as linhas na outra direção.

Poá

Para criar o efeito poá, as famosas bolinhas, escolha uma das pontas de um pinta bolinhas (ou o cabo de um pincel) para aplicar a tinta de tecido. Depois, é só ir carimbando as bolinhas sobre uma ou mais figuras da sua pintura.

Dica: Você também pode criar estampas florais, arabescos e listras, usando um pincel fino ou um molde vazado.

Dica 3: Sombreie e ilumine a pintura

Curso Pintura Country | Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula
Como Pintar Rosas

Esse estilo de pintura também permite fazer os efeitos de sombreado e degradê, dependendo do efeito desejado. E como já mencionado anteriormente, é mais indicado trabalhar com tons escuros e pastéis.

Aula Rosas

Depois que a tinta estiver completamente seca, use a tinta branca e um pincel para criar o efeito de luz  e realçar algumas partes da pintura, como os olhinhos e a barriguinha dos bichinhos. Mas atenção: para não borrar o trabalho é preciso retirar o excesso da tinta em um papel toalha ou em um pano de algodão.

Viu só como a pintura country em tecido é  cheia de detalhes especiais? Apesar de suas particularidades, as técnicas empregadas são simples e podem ser feitas por iniciantes.

Quer aprender mais sobre esse e outros estilos de pintura? Então inscreva-se na Escola de Pintura agora mesmo. Você terá acesso a mais de 80 aulas em vídeo e aprenderá como fazer técnicas incríveis com total perfeição, do básico ao avançado.

Veja também:

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

47 Riscos Para Pintura em Tecido Para Você Baixar

Sorteio

Comentários