pintura em emborrachado

4 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado

A pintura em emborrachado, por conta da porosidade, demanda alguns truques que facilitam e deixam o trabalho com um aspecto mais bonito.

Para te ajudar a fazer lindas peças para usar e vender, separamos dicas essenciais para fazer esse tipo de pintura, da preparação à finalização. Acompanhe!

9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pincéis Para Pintura em Tecido – 6 Formatos Que Você Precisa Conhecer

O que é tecido emborrachado?

O emborrachado para pintura é um material maleável que tem duas faces. A parte de cima é um tecido grosso e de aspecto áspero, sobre o qual é feita a pintura e a impermeabilização, caso necessário.

Verso do tecido emborrachado

Já a parte de baixo é mais grossa e macia – lembra um EVA, porém bem mais lisa. O lado que fica para baixo adere bem às superfícies e tem a função antiderrapante. Por conta dessa característica o tecido emborrachado é bastante recomendado para a confecção de tapetes de banheiro e cozinha.

Dica 1: Como preparar o emborrachado

Antes de cortar e riscar o emborrachado, é preciso prepará-lo para a pintura. Essa dica, além de  facilitar o risco, economiza tinta e deixa as cores muito mais vivas.

Primeiro, misture em um pote de vidro com tampa uma colher cheia de tinta látex em um pouco de água. Tampe o vidro e agite-o até diluir todo o produto. Depois, complete o frasco com água e agite novamente. Despeje um pouco dessa mistura em um prato fundo.

Com um rolinho de espuma, aplique o produto sobre todo o tecido do emborrachado. Aguarde secar antes de cortar a peça.

Dica: O frasco utilizado nessa receita tem capacidade para 350 ml.

Dica 2: Como cortar o emborrachado

Meça o tamanho desejado para a peça usando uma régua comum e um lápis para fazer as marcações. Depois, posicione uma régua de pedreiro sobre as marcações e faça os traços retos com um lápis 4B. Essa dica da régua de pedreiro é muito boa para riscar peças grandes, como passadeiras e caminhos de mesa.

Para auxiliar o corte, posicione o lado mais grosso da régua comum sobre o risco que você fez, e segurando-a bem firme, corte o emborrachado com o estilete. Vá posicionando a régua sobre cada uma das partes do risco até finalizar todo o corte.

Para ter certeza de que a peça está com os lados retos, dobre-a ao meio e avalie se está tudo certo. Após ter certeza de que o corte está bem alinhado, dê acabamento nas bordas da peça com bicos de crochê, se desejar.

Dica 3: Como riscar o emborrachado

Para riscar o emborrachado sem estragar seu molde, primeiro transfira o desenho escolhido para um papel manteiga usando uma caneta permanente. Depois, posicione um carbono para tecido, com o lado mais escuro virado para baixo.

Agora, sobreponha o papel manteiga no carbono para tecido e passe um lápis sobre todo o risco para transferi-lo para o emborrachado. Para não rasgar o papel, mantenha o lápis deitado no momento de riscar e use pouca força.

Risco para pintura

Dica 4: Como impermeabilizar o emborrachado

É possível proteger a pintura em emborrachado através de uma impermeabilização caseira. Para essa etapa você só vai precisar de um verniz para tinta de parede (que pode ser brilhante ou fosco, de acordo com o acabamento desejado) e de lustra móveis.

Primeiro, espalhe o verniz com um rolinho de maneira uniforme sobre a pintura já seca. Depois, leve a peça para secar ao sol por aproximadamente 2 horas. Para finalizar, aplique um pouco de lustra móveis com o auxílio de um pano úmido. Para prolongar a impermeabilização essa última etapa pode ser feita regularmente, sempre após cada lavagem.

Pintura de rosas em emborrachado sendo finalizada

Como você acompanhou, existem alguns segredinhos para facilitar a pintura em emborrachado e deixar suas peças bonitas por muito mais tempo.

Aplicando todos eles, com certeza seus tapetes, passadeiras, centros de mesa e caminhos de mesa  ficarão mais bonitos, duráveis e bem acabados.

Gostou do que aprendeu? Então conheça a Escola de Pintura e aprenda outras técnicas muito usadas na pintura em tecido.

Pintura em Tecido Para Iniciantes
47 Riscos Para Pintura em Tecido