Como Fazer Pintura em Seda – 2 Técnicas Passo a Passo

pintura em seda é muito usada em peças de decoração e vestuário. Como costuma ser feita de maneira mais livre, pode ser executada de diferentes maneiras, dependendo do gosto do artesão e do efeito estético desejado.

Para que você possa se familiarizar com essa linda arte, vamos ensinar 2 técnicas simples, perfeitas para iniciantes. Aprenda como pintar a seda e criar estampas exclusivas. Com essas dicas, você vai poder fazer cortinas, forros de bandeja, cangas, saídas de praia e muito mais!

Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações

Blusa Cropped com Estampa de Melancias – Aprenda a Fazer!

Pintura em seda com carimbo

Fonte: estampariaartesanal | Imagem ilustrativa

Com o tutorial abaixo, você vai aprender uma técnica simples de pintura em seda, que consiste em criar um fundo (em uma única cor) e aplicar as estampas, que pode ser feita com folhas secas ou carimbos.

Materiais necessários

• Seda pura pongê nº 5 na medida desejada
  • Bastidor de madeira no mesmo tamanho do tecido
  • Tachinhas simples ou de 3 pontas
  • Espessante acrílico (fixador de tintas)
  • Pincel mousse números 1 e 2
  • Pincel chato nº 16
  • Pincel redondo nº 14
  • Tintas aquarela líquida nas cores desejadas
  • Folha seca, carimbo ou outro objeto que queira usar para fazer as estampas
  • Recipientes para despejar e misturar as tintas

Passo a passo

1. Estique o tecido no bastidor e prenda com as tachinhas.

2. Escolha uma cor de tinta para o fundo e pinte toda a seda com o pincel mousse. Espere secar e vire o bastidor para que o tecido fique sobre uma superfície plana e firme.

3. Adicione espessante na tinta até que ela fique com a consistência de mel. Repita esse processo com as outras cores de tinta que serão usadas para fazer a estampa.

4. Com o pincel chato, aplique a tinta com espessante na peça que deseja carimbar. Se desejar, você pode usar duas cores diferentes ao mesmo tempo.

5. Com bastante cuidado, carimbe o tecido.

6. Após criar a estampa, vire o bastidor, deixando o lado direito do tecido para cima.

7. Se desejar, pinte o barrado do lenço com uma tinta mais chamativa e com o pincel mousse número 1. Use a própria estrutura do bastidor como guia. Depois é só retirar do bastidor.

8. Deixe secar por 2 dias, depois lave e passe para poder usar.

Pintura em seda com contorno

Fonte: asnovidadesdabranca | Imagem ilustrativa

Como a tinta para seda é bem ralinha e aquosa, ela se expande com facilidade. Com a técnica de contorno, você pode criar um desenho em relevo e delimitar até onde deve ir a tinta no tecido. Desse modo, fica muito mais fácil criar mosaicos e figuras variadas. Mas, para essa técnica dar certo, é preciso unir direntinho as linhas.

Se você ainda não conhece, o material utilizado para fazer os contornos na seda é o delineador de tecidos, também conhecido como guta. O processo é bem simples e o resultado fica lindo. Confira!

Materiais necessários

• Seda pura pongê nº 5 na medida desejada
  • Bastidor de bordado
  • Pincéis variados
  • Tintas aquarela líquida nas cores desejadas
  • Delineador para tecido

Passo a passo

1. Fixe a seda no bastidor.

2. Desenhe a figura com o delineador. Não se esqueça de contornar também as bordas. Deixe secar.

Dica: Existem várias marcas e cores de delineador para você escolher: dourado, preto, vermelho e até transparente. O transparente é um verdadeiro curinga, pode ser usado em todo tipo de trabalho pois não vai “brigar” com as outras cores.

3. Antes de começar a pintura, faça um teste rápido. Molhe o pincel na água e aplique bem próximo às bordas dos contornos que você fez com o delineador de tecidos. Se a água não expandir para o outro lado, quer dizer que as linhas estão bem fechadinhas.

4. Pinte a figura com as cores escolhidas; comece com as mais claras.

Dica: Se a área for muito grande, umedeça a seda para evitar a formação de manchas.

5. quando a pintura estiver pronta, retire a seda do bastidor e deixe secar.

6. Aguarde 2 dias antes de lavar.

3 Ideias de pintura em seda

Confira alguns trabalhos retirados da internet e inspire-se!

1. Seda com estampa de girassóis

pintura em seda girassóis
Fonte: criacoesemfamilia

2. Canga com estampa de fundo do mar

Artesã: Maria José – Pintura em seda

3. Echarpe com a técnica batik

pintura em seda echarpe
Fonte: Elo7 | Tzue

Viu como a pintura em seda permite uma série de variações? Siga nossas dicas e tente fazer peças como as que mostramos aqui para usar, vender ou presentear.

Ficamos por aqui. Deixe um comentário e conte pra gente o que achou dos passo a passos e sugestões.

Foto da capa: criacoesemfamilia

Como Diluir Tinta de Tecido – 4 Maneiras Para Você Escolher