Pintura em Tecido

Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações

Que tal transformar camisetas lisas em peças da moda? Isso é super possível com a pintura em tecido! Coincidência ou não, o assunto de hoje é pintura em camisetas.

Aqui você vai descobrir o que é preciso para começar e quais as etapas básicas para fazer uma peça simples. E para fechar com chave de outro, preparamos uma listinha com 4 ideias de camisetas decoradas à mão para você se inspirar e tentar fazer em casa. Você vai amar as dicas!

Veja também:

Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura

Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo

Materiais necessários para fazer pintura em camisetas

Caneta e/ou tinta para tecido

A caneta para tecido pode ser usada sozinha ou juntamente com a tinta de tecido. É uma alternativa mais prática para quem tem pouca ou nenhuma experiência com pintura.

Existem tintas de tecido para diferentes finalidades.  → Clique aqui e conheça todos os tipos.

Camiseta de algodão (ou de algodão com poliéster)

Você pode pintar em camisetas de todas as cores; e não precisam ser novas, exceto quando você for fazer para vender. Então, aproveite para customizar alguma peça que você já tenha no seu guarda-roupas.

Pincéis

Use os pincéis de acordo com a técnica escolhida. Para pintar os riscos, tenha ao menos 3 pincéis diferentes; o tamanho deles vai depender da extensão do desenho. Quanto ao formato, os mais usados são:

  • chanfrado – que pode ser usado para preencher, contornar e esfumar;
  • filete – que serve para contornar e fazer pequenos detalhes.
Como Pintar Rosas

Para fazer pintura com stencil, prefira pincéis mais firmes, como é o caso do pituá.

Aula Rosas

Papelão

O papelão serve para não deixar a tinta vazar para o outro lado. Não precisa comprar, pode ser reaproveitado de alguma caixa.

Risco ou stencil

O risco e o molde guiam a pintura. Você pode usar riscos prontos, como os que são disponibilizados no portal da Escola de Pintura, ou criar riscos personalizados (feitos à mão ou em algum programa de computador). Outra opção é o stencil para pintura em tecido – bem simples de usar, ótimo para quem está começando.

Fita crepe

Mantém os moldes e riscos no lugar; adere bem ao tecido sem danificá-lo.

Como pintar camisetas – passo a passo

Fonte: wardrobeconversations

1. Prepare a camiseta

Corte um pedaço de papelão, que deve ser maior do que o desenho, e coloque dentro da camiseta esticada sobre a mesa.

2. Prepare o molde

Fixe as bordas do stencil com fita crepe ou transfira o risco para o tecido. → Veja aqui como fazer.

  • Camiseta clara e com transparência: Nesse caso, apenas coloque a folha de papel com o desenho por dentro da camiseta. Em seguida, prenda com fita crepe. O risco ficará visível na parte da frente e servirá de guia para a pintura da camiseta.
  • Camiseta preta ou escura: Nesse caso, faça vários furinhos sobre o risco. Depois, posicione o papel sobre a camiseta e aplique um pouco de tinta para transferir o pontilhado para o tecido. Depois é só ligar os pontos. Você também pode usar a caneta fantasminha, que apaga com ferro quente.
Como Pintar Rosas

Dica: Você também tem a opção de fazer a pintura à mão livre. Isso é ótimo caso você queira aplicar na camiseta um desenho simples ou mais assimétrico.

Aula Rosas

3. Aplique a pintura

Pinte o tecido de acordo com a técnica escolhida. → Conheça as principais técnicas aqui.

Além dos riscos e dos moldes vazados, você também pode usar ferramentas como carimbos, esponja e pinta bolinhas para diversificar as pinturas.

4. Deixe a tinta secar

Terminada a pintura, com a tinta ou com a caneta, deixe secar. A lavagem pode ser feita após a secagem completa da tinta, em 2 dias.

4 camisetas pintadas à mão: técnicas variadas

A pintura em camisetas é mais uma possibilidade de atuação para quem já trabalha com pintura em tecido. Confira abaixo algumas técnicas simples, perfeitas para quem deseja começar.

1. Mosaico em camiseta

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

→ Passo a passo aqui. 

2. Camiseta com falso babado

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

→ Passo a passo aqui. 

3. Regata com estampa de abacaxi

Fonte: themakeupdummy
Como Pintar Rosas

→ Passo a passo aqui. 

Aula Rosas

4. Cropped com estampa de melancias

Fonte: wardrobeconversations

→ Passo a passo aqui. 

Hora de praticar!

Como você pôde conferir, várias técnicas podem ser aproveitadas na pintura em camisetas. Mostramos aqui 4 ideias de peças femininas, com estampas bem modernas por sinal. Mas as possibilidades vão muito além.

Use nossas dicas para trabalhar também com peças masculinas, baby e temáticas. Já pensou em trabalhar com a personalização de camisetas para aniversários e outras datas especiais? Pode ser uma boa ideia para ganhar dinheiro, não é mesmo?

Você já trabalhou alguma vez com a pintura de camisetas? Comente aqui e diga o que você acha desse nicho da pintura em tecido.

Veja também:

Como Aprender a Pintar em Tecido – 6 Dicas Indispensáveis

17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa

Sorteio

Comentários