Pintura em Tecido

Como Pintar em Tecido Colorido ou Estampado: 3 Dicas Práticas e Simples

A pintura em tecido colorido requer cuidados diferentes do trabalho em tecido branco.

Apesar de ser bem fácil pintar tecidos coloridos, se você não conhecer os procedimentos adequados, a tinta pode ser absorvida pelo tecido, o que formará um borrão.

Para solucionar suas dúvidas sobre como pintar em tecido colorido ou estampado, separamos as principais dicas sobre esse tipo de pintura para você.

Primeiramente, você vai aprender quais são os tipos de tecido colorido mais indicados para pintar.

Depois, você vai conferir como fazer um risco que fique visível no tecido colorido. Por fim, você vai aprender de uma vez por todas como fazer uma boa base de pintura no tecido colorido ou estampado.

Veja também:
Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil
Pintura em Fralda de Boca Passo a Passo

Dicas de Como Pintar em Tecido Colorido

Dica 1: Prefira tecidos 100% algodão

Antes de aprender como pintar em tecido colorido, é preciso se atentar ao tecido utilizado.

Como Pintar Rosas

Os tecidos em algodão são os mais indicados para fazer pintura em tecido, pois fixam melhor a tinta. Dessa forma, para pintar tecidos coloridos ou estampados não é diferente.

Aula Rosas

Por isso, prefira os tecidos 100% algodão ou mistos. Para saber mais sobre o assunto, confira o post 10 Tipos de Tecido Para Pintar à Mão.

Fonte: Pixabay

Dica 2: Faça os riscos usando carbono branco

Caso você não use os utensílios certos, pode ser que os riscos não fiquem visíveis no tecido colorido, o que dificulta muito o trabalho.

Para resolver esse problema, use carbono branco próprio para tecido. O procedimento é bem simples: posicione o carbono no tecido e sobre ele coloque o risco.

É bom proteger o risco com um plástico antes de passar a caneta, para que ele não danifique e possa ser usado em outras pinturas.

Dica: Confira mais detalhes em Como Transferir o Risco de Pintura em Tecido.

Dica 3: Faça a base para a pintura

Antes de começar a pintura em tecidos coloridos ou estampados, é preciso fazer uma base para a pintura. Essa base pode ser feita de duas formas, que devem ser usadas de acordo com a tonalidade do tecido. Confira!

Fonte: Vovó Habib

Maneira 1: usando clareador e tinta branca

Como Pintar Rosas

Para tecidos bem escuros, como o preto, misture o clareador com a tinta branca em partes iguais. Contorne o risco com essa mistura e depois vá preenchendo todo o desenho.

Aula Rosas

Nos locais onde você vai criar detalhes, como raminhos, por exemplo, passe um pouco de clareador puro, sem tinta misturada nele.

Aguarde a base de pintura secar antes de continuar a pintura. Após a secagem, faça a pintura normalmente.

Fonte: Maria Bonita

Maneira 2: usando apenas clareador

Para tecidos coloridos, mas que não sejam tão escuros quanto o preto, como o rosa, por exemplo, você pode optar por usar apenas o clareador. Para isso, passe o clareador sobre todo o risco do desenho.

Tenho o cuidado de passá-lo também em partes que você deseja fazer detalhes, como raminhos, por exemplo. Deixe o clareador secar totalmente antes de iniciar a pintura.

Dica: Caso você deseje acelerar a secagem da base de pintura, utilize o secador.

Agora você já sabe tudo sobre como pintar em tecido colorido. Dessa forma, já pode pintar tecidos de qualquer tonalidade ou estampa com muito mais segurança, não é mesmo?

Como Pintar Rosas

A dica de usar o clareador para fazer a base de pintura é imprescindível, pois não deixa o tecido duro depois que a tinta estiver seca. Por isso, apesar de você poder fazer a base de pintura somente com o clareador, para tecidos em tons mais claros, nunca a faça somente com a tinta branca.

Aula Rosas

Gostou de aprender essas super dicas de pintura? Então você vai se surpreender com a Escola de Pintura. Se inscreva e aprenda tudo sobre o universo da pintura em tecido sem ter que sair de casa!

Veja também:
Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças
5 Estilos de Pintura em Tecido – Conheça Todos Agora Mesmo

Sorteio

Comentários