5 Estilos de Pintura em Tecido – Conheça Todos Agora Mesmo

A pintura em tecido existe no mundo inteiro, e em cada lugar se manifesta com um estilo que reflita a cultura, a história e as características de seu povo. À medida em que a globalização foi aumentando, os estilos de pintura foram evoluindo e tornando-se conhecidos pelo mundo todo.

Hoje, são vários os estilos e técnicas de pintura em tecido que podem ser usados pelas artesãs para customizar panos de prato, fraldas, toalhas, dentre outros. Separamos aqui 5 desses estilos para você conhecer melhor. Vem ver!

Como usar Tinta Spray para Tecido – Passo a Passo

5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido

5 estilos de pintura em tecido

Country

Imagem: Escola de Pintura

A pintura country possui como característica mais marcante os traços que imitam pontos de costura, retalhos de tecido e estampas, principalmente o xadrez. Os motivos retratados são sempre relacionados à vida no campo, como flores, paisagens, animais e objetos de fazenda.

Utiliza desenhos estilizados, caricatos e não realistas, cores amadeiradas, tons pastéis e contornos bem definidos. Os materiais mais indicados para pinturas nesse estilo são pincéis de cerdas sintéticas e tintas acrílicas, de secagem mais rápida.

Existem basicamente três estilos de pintura country:

• Country americano: procura reproduzir objetos singelos da cultura rural americana, tons fortes e definidos. Os sombreados são pretos e muita luz branca para criar efeito de luz e brilho.
  • Country inglês: estilo que fica entre o bauer e o africano, o country inglês utiliza desenhos de rosas cercando a paisagem e possui pouco brilho, sendo pinturas sempre estilizadas.
  • Country clássico: estilo que utiliza riscos valorizando o volume e a perspectiva no desenho, com olhos marcantes, efeitos de sombreado e degradê.

Africana

Fonte: pinterest

Estilo de pintura bem fácil de se fazer, a pintura africana possui como principal característica seu desenho chapado, ou seja, não usa luz e sombra, além de ser bem colorido em tons fortes e alegres. Muito conhecido em estampas de tecido como pintura Chita.

Patch

Imagem: Arte em Pintura em Tecido

Existem dois estilos de artesanato em patch: o patch apliquê e a pintura patch. Na técnica patch apliquê, a artesã mescla pintura e retalhos de tecido estampado ou colorido para criar um só desenho, formando relevo e dando destaque ao artesanato.

Já a pintura patch é uma imitação do patch apliquê, ou seja, é uma obra que imita vários retalhos de tecido que vão formar a pintura que você quer, reproduzindo texturas e estampas diversas. Neste estilo de artesanato, é comum contornar o desenho com detalhes que pareçam bordado.

Bauer

estilos de pintura em tecido

A pintura bauer teve sua origem entre os alemães e austríacos durante a Idade Média e é, por isso, considerada até hoje como uma autêntica pintura alemã. Conhecida também como Bauernmalerei, o estilo rural da pintura é usado para retratar temas relacionados à natureza, como flores, pássaros e arabescos.

A pintura bauer utiliza pinceladas ensaiadas (em forma de C, S e vírgulas) firmes e seguras. O efeito de luz e sombra é criado em pinceladas sobrepostas, em diferentes tonalidades da mesma cor, e não utiliza contorno. As cores mais usadas são verde, azul, ocre, bordô, marrom e preto.

Porcelanizada

estilos de pintura em tecido

A origem da pintura porcelanizada em tecido vem da tradicional pintura em porcelana, técnica que utiliza tintas em pó misturadas em óleo e queimadas em forno especial de alta temperatura. Esta é uma das técnicas mais utilizadas pelas artesãs e a que mais se preocupa em se aproximar da realidade.

A pintura porcelanizada se atenta às cores, luz, sombra e transparência próprios de cada situação, e por isso pode ser mais difícil de realizar que as demais técnicas. Utiliza contornos claros que marcam apenas os detalhes da pintura e pode ser usada para retratar figuras humanas, natureza morta, peças decorativas, animais e natureza viva.

estilos de pintura em tecido

Existem vários tipos e estilos de pintura em tecido que simbolizam o lugar de onde vieram e que enriquecem o trabalho das artesãs. Teste todos os estilos que apresentamos aqui e descubra qual combina mais com você!

Conhece outro estilo de pintura que não listamos aqui? Não se esqueça de deixar pra gente nos comentários!

Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças

5 Dicas Para Fazer Pintura Country em Tecido