10 Tipos de Tecido Para Pintar à Mão

Se você gosta de pinturas e está querendo produzir toalhas de mesa, panos de prato ou outras peças em tecido, a primeira coisa que você deve saber é como escolher o melhor tecido para pintar.

Os tecidos mais usados são os 100% algodão. Entretanto, alguns tecidos mistos ou de poliéster, como é o caso do Oxford sintético, também podem ser usados.

Neste post vamos falar um pouco sobre os principais tipos de tecido para pintar e quais são os mais indicados para cada tipo de peça. Confira e aprenda a fazer as melhores escolhas!

Veja também:

Como Personalizar Blusa Feminina com Estampa de Abacaxi

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

10 Tipos de Tecido Para Pintar

1. Brim

almofada de brim - Mafalda
Almofada de brim com pintura da Mafalda| Fonte: Maria Bonita

O Brim é um tecido 100% algodão que pode ser pintado com tinta para tecido. Pode ser encontrado facilmente em casas de tecidos, nas versões leve (mais fino e maleável) e pesado (mais encorpado e resistente). O brim é muito usado na confecção de bolsas, capa de almofada, shorts e uniformes.

2. Linho

tecido para pintar - linho
Pintura em linho | Fonte: jennysteffens

O Linho é um tecido nobre, 100% algodão. Quando é puro, tem a qualidade melhor e o preço um pouco mais alto. Seu uso é indicado na produção de blusas, saias, calças, shorts, vestidos, panos de copa e toalhas de mesa.

Para uma toalha de mesa bem chique, a dica é fazer pinturas de arabescos ou de flores nas bordas com a tinta da mesma cor do tecido – o que vai dar uma impressão de marca d’água ou relevo. As listras em diferentes tamanhos também são muito bem vindas.

3. Oxford

tecido para pintar - pintura em oxford branco
Pintura em Oxford | Fonte: nilzozo
Como Pintar Rosas

O Oxford, apesar de exigir alguns cuidados pré-pintura, continua sendo um excelente tecido para pintar, principalmente por fixar bem a tinta. De toque suave, superfície lisa e de grande durabilidade, pode ser encontrado em várias cores – e muito facilmente em casas de tecidos.

Aula Rosas

Apesar de existir Oxford de algodão, o de poliéster é o mais usado. Com ele você pode fazer toalhas de mesa para o dia a dia, puxadores de porta de geladeira, cortinas de cozinha, guardanapos, jogos americanos e muito mais.

Gostou Dessas Dicas? Então Você Vai Amar a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender Todas as Técnicas, Dicas e Segredos Para Pintar Qualquer Peça, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

Dica: Sempre aplique uma demão de clareador em todo o risco antes de começar a pintar. Se o Oxford for escuro, além do clareador clareador, aplique também uma demão de tinta branca, e só depois entre com as cores.

4. Algodão

Comum

Caso queira pintar peças maiores, e de algodão, basta escolher um tecido simples, normalmente vendido no metro. Esse tecido pode ser encontrado facilmente em lojas de tecido, e é bastante indicado para a confecção de saquinhos para peças íntimas, panos decorativos e roupas de cama (fronhas e lençóis).

Orgânico

tecido para pintar - algodão orgânico
Tecido de algodão orgânico | Fonte: flaviaaranha

O algodão orgânico, apesar de pouco conhecido, é uma boa opção para fazer pano de copa, saco de pão e ecobags. Além de ter uma boa absorção de água, suas fibras são cultivadas sem o uso de pesticidas e de produtos químicos agressivos. Ou seja, seu cultivo não danifica o meio ambiente e suas fibras ficam livres de resíduos.

Por conta dessas qualidades, o algodão orgânico costuma sair mais caro em relação ao pano de algodão comum. Outra desvantagem é que esse tecido não é encontrado com facilidade.

5. Toalhas

tecido para pintar - toalha com pintura de rosas
Toalha com pintura de rosas | Fonte: Escola de Pintura

Se o que você quer é pintar toalhas de banho ou de rosto, o mercado tem uma boa variedade de toalhas para esse propósito, inclusive coloridas. Elas vêm com uma faixa na barra que é lisa, perfeita para aplicar a pintura. O tecido da faixa, em sua maioria, é composto de algodão e poliéster (só que em menor quantidade).

6. Fralda

tecido para pintar - fralda com faixa
Pintura em fralda | Fonte: Revista Artesanato
Como Pintar Rosas

Muito requisitada pelas mamães, as fraldas também são comercializadas em uma versão especial para pintura: vêm com uma faixa lisa própria para receber a tinta. As fraldas que não têm essa faixa também podem ser pintadas, mas, nesse caso, é preciso saber usar bem as tintas – aplicando um fundo clareador ou preservando o fundo branco do próprio tecido.

Aula Rosas

Além de desenhos com temas infantis, também é muito comum o uso do nome da criança para identificar a fralda, principalmente na escolinha. Já as toalhinhas decoradas com pintura infantil são muito usadas para acompanhar o lanche, e podem ir dentro das merendeiras.

7. Sacaria

Tecido de sacaria | Fonte: armarinhoambar

A sacaria é um dos melhores tecidos para pintar, é fácil de depositar a tinta e a pintura fica bem uniforme. Esse tecido, quando de boa qualidade, apresenta uma superfície lisa, com a trama bem fechadinha.

Esse é o tipo de tecido mais indicado para fazer panos de copa decorados, ou seja, aqueles panos que são usados para decorar e para cobrir alimentos na cozinha. Quem já trabalha com pintura em tecido garante que os panos decorados são sucesso de vendas em todas as épocas do ano.

Quer Aprender a Pintar em Tecido de Verdade? Então Conheça a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender Todas as Técnicas, Dicas e Segredos Para Pintar Qualquer Peça, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

O tecido pé de galinha é uma variedade da sacaria; porém, tem outra finalidade: serve para secar as mãos e as louças. Esse tecido possui um aspecto enrugadinho, é menos nobre e absorve mais tinta, mas custa mais barato.

8. Etamine

Tecido Etamine | Fonte: estilotex

Muitas pessoas não fazem ideia, mas tecidos de trama aberta também podem receber a aplicação de tinta para tecido. O único cuidado é aplicar a tinta preenchendo toda a trama, evitando deixar falhas ou espaços em branco.

9. Tecido de Algodão (Colorido ou Estampado)

Falso babado sobre tecido estampado |Fonte: Escola de Pintura

Você também pode trabalhar com tecidos coloridos e estampados, desde que você goste do efeito. Essa dica é especialmente indicada para quem deseja decorar a barra de panos de prato, customizar tênis ou realçar trabalhos em patchwork e pacth aplique.

10. Tecido Emborrachado

Pintura em tecido emborrachado | Fonte: Escola de Pintura
Como Pintar Rosas

O tecido emborrachado costuma ser vendido no metro ou em placas, pode ser comprado em armarinhos online ou em lojas de couros. Fixa bem a tinta e é muito usado para fazer tapetes, jogo americano e kits para banheiro.

Aula Rosas

Dica: O acabamento das laterais do emborrachado pode ser feito com bicos de crochê ou com outra técnica de sua preferência.

Materiais Essenciais Para Pintar em Tecido

Fonte: Escola de Pintura

Agora que você já sabe quais são os tipos de tecido para pintar, conheça os outros materiais que você provavelmente irá precisar para aplicar a arte.

  • Uma placa de Eucatex para esticar o tecido: para fixar o tecido na base você pode usar uma camada de cola permanente ou pregadores prendendo as laterais. Caso use a cola, deixe-a secar por aproximadamente 15 minutos e depois coloque o tecido em cima.
  • Pincéis: os mais utilizados para pintura em tecido são os de cerdas duras, números: 2, 4, 8, 10 e 12. Também é muito importante ter um de número 00 para contorno, ou então uma caneta para tecido.
  • Um recipiente com água para limpar os pincéis e um pano tipo fralda (ou papel toalha) para secar as cerdas.
  • Tintas para tecido de cores variadas e atóxicas – as tinta da Acrilex são as mais usadas.
  • Riscos, papel carbono e lápis para transferir o risco de pintura tecido. Para que o desenho fique centralizado, use uma régua para medir as distâncias das laterais.

Dicas Para Pintar em Tecido

  • Para deixar panos de prato, toalhas ou forro de mesa ainda mais lindos, você pode fazer bicos de crochê ou aplicar uma faixa rendada.
  • Para criar desenhos padronizados ou estampar tecido, você pode fazer carimbos em casa, com EVA, madeira ou borracha.
  • Para pintar tecidos escuros ou coloridos, é bom passar uma camada de tinta branca antes de colorir o desenho.
  • Para fixar melhor a tinta no tecido, principalmente se você não quiser lavá-lo, basta passar o verso dele com ferro à vapor logo após a secagem da tinta (72 horas).
  • Para economizar, compre tecidos no metro.

Agora que você já sabe como usar os diferentes tipos de tecido para pintar, é só escolher os seus preferidos e começar a trabalhar!

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos e inscreva-se na Escola de Pintura para aprender tudo sobre o universo colorido da pintura em tecido.

Veja também:

Como Colocar Tecido na Parede – Aprenda e Arrase na Decoração

Máscara de Dormir: Aprenda a Fazer um Modelo Fofíssimo!

Sorteio

Comentários