Pintura em Tecido

Como Pintar Rosas Realistas: Dicas e Técnicas Que Você Precisa Conhecer

Antes de aprender como pintar rosas é importante que você saiba que nem todas as pinturas de rosas são realistas, e a principal diferença entre uma pintura de rosas comum e uma pintura de rosas realistas é a riqueza de detalhes que cada uma tem.

Uma pintura de rosas realistas trabalha com uma variedade de cores e de pincéis que dão um efeito de degradê, de sombra e de luz, ou seja, tem muitos detalhes.

Mas não é preciso ter um dom para fazer esse tipo de pintura, qualquer pessoa pode pintar rosas realistas. Basta seguir as dicas, praticar e trabalhar as técnicas. Veja as dicas da artesã Roberta Miranda para aprender de vez como pintar rosas realistas.

Veja também:
Como Pintar Rosas em Tecido: 7 Dicas Incríveis e Fáceis de Aplicar
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo

Escolha e separe os materiais

O primeiro passo para pintar uma rosas realistas é escolher um risco com riqueza de detalhes, isso vai te permitir trabalhar com diferentes tons, criando sombreados e degradês.

Esse tipo precisa ser feita com calma, e você não pode deixar uma camada secar para iniciar a outra.

Então separe todo o material que for usar e já faça as misturas de tinta antes de começar. Isso vai impedir que a pintura seque entre uma tonalidade e outra.

Rosas realistas branca e roxa
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Prepare uma superfície para pintar

Como Pintar Rosas

Por ser uma pintura muito delicada, ela requer uma preparação especial da superfície que o tecido vai ficar. Então você pode usar uma tábua de madeira lisa e aplicar uma camada de cola permanente para que o tecido não fique deslizando.

Aula Rosas

Só é necessário esperar que a cola seque por aproximadamente uns 15 minutos antes de colocar o tecido na superfície.

Essa fixação vai te ajudar também a fazer traços mais precisos no tecido, o que é muito importante para pintar rosas realistas.

Escolha os pincéis certos

Já falamos sobre a riqueza de detalhes da pintura de rosas realistas, e para trabalhar com mais precisão no traço é muito importante usar pincéis mais chatos e finos, e que sejam de boa qualidade.

Ao contrário de outros modelos que precisam ser mais esfumados (com pincéis arredondados e cheios), as rosas realistas exigem traços mais marcados, assim a iluminação da pintura fica mais real.

Rosas realistas brancas e rosas
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Use diluente

É muito importante preparar o tecido com diluente, porque eles vão deixar o tecido úmido, o que retarda a secagem da tinta de tecido, ajuda na penetração da tinta no tecido e auxilia no deslizar do pincel.

Como Pintar Rosas

Para a pintura de rosas realistas é ainda mais essencial, pois facilita a criação dos efeitos de sombreado e degradê.

Aula Rosas

A umidificação do tecido com diluente deve ser feita pouco a pouco, e é necessário umedecer pequenas partes, a medida que for pintando.

Rosas realistas laranja e vermelha
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Trabalhe com luz e sombra

Para ter uma peça realista é muito importante trabalhar com luz e sombra nos pontos certos do desenho.

Use cores mais escuras no fundo das rosas para obter maior profundidade e tintas claras, como o branco, para fazer pontos de luz nas pétalas.

Você também pode misturar tintas para criar cores diferentes, para fazer degradês, dando ainda mais realismo as suas rosas.

Outra dica importante que a artesã Roberta Moreira explica, é que com tecidos finos o certo é trabalhar com pouca tinta no pincel, e com os tecidos mais grossos é possível trabalhar com mais tinta no pincel.

Rosas realistas com fundo verde
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira
Como Pintar Rosas

Aula Rosas

Com todos essas dicas de como pintar rosas realistas fica bem mais fácil começar. Se você já gosta de pintura em tecido, pode evoluir ainda mais seus conhecimentos e técnicas para criar peças lindas para sua casa, para presentear pessoas queridas ou até mesmo vender.

Quer aprender mais sobre pintura? Então inscreva-se na Escola de Pintura, acabamos de lançar um curso de Rosas Realistas com a artesã Roberta Moreira.

Você terá acesso às aulas em vídeo super detalhadas, riscos em diferentes tamanhos para baixar e lista de material completa para saber quais cores usar.

Clique aqui e saiba como participar.

Veja também:
9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pintura em Tecido: 75 Modelos de Flores + Riscos Grátis

Sorteio

Comentários