Como Pintar Rosas Realistas: Dicas e Técnicas Que Você Precisa Conhecer

Antes de aprender como pintar rosas é importante que você saiba que nem todas as pinturas de rosas são realistas, e a principal diferença entre uma pintura de rosas comum e uma pintura de rosas realistas é a riqueza de detalhes que cada uma tem.

Uma pintura de rosas realistas trabalha com uma variedade de cores e de pincéis que dão um efeito de degradê, de sombra e de luz, ou seja, tem muitos detalhes.

Mas não é preciso ter um dom para fazer esse tipo de pintura, qualquer pessoa pode pintar rosas realistas. Basta seguir as dicas, praticar e trabalhar as técnicas. Veja as dicas da artesã Roberta Miranda para aprender de vez como pintar rosas realistas.

Como Pintar Rosas em Tecido: 7 Dicas Incríveis e Fáceis de Aplicar
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo

Escolha e separe os materiais

O primeiro passo para pintar uma rosas realistas é escolher um risco com riqueza de detalhes, isso vai te permitir trabalhar com diferentes tons, criando sombreados e degradês.

Esse tipo precisa ser feita com calma, e você não pode deixar uma camada secar para iniciar a outra.

Então separe todo o material que for usar e já faça as misturas de tinta antes de começar. Isso vai impedir que a pintura seque entre uma tonalidade e outra.

Rosas realistas branca e roxa
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Prepare uma superfície para pintar

Por ser uma pintura muito delicada, ela requer uma preparação especial da superfície que o tecido vai ficar. Então você pode usar uma tábua de madeira lisa e aplicar uma camada de cola permanente para que o tecido não fique deslizando.

Só é necessário esperar que a cola seque por aproximadamente uns 15 minutos antes de colocar o tecido na superfície.

Essa fixação vai te ajudar também a fazer traços mais precisos no tecido, o que é muito importante para pintar rosas realistas.

Escolha os pincéis certos

Já falamos sobre a riqueza de detalhes da pintura de rosas realistas, e para trabalhar com mais precisão no traço é muito importante usar pincéis mais chatos e finos, e que sejam de boa qualidade.

Ao contrário de outros modelos que precisam ser mais esfumados (com pincéis arredondados e cheios), as rosas realistas exigem traços mais marcados, assim a iluminação da pintura fica mais real.

Rosas realistas brancas e rosas

Use diluente

É muito importante preparar o tecido com diluente, porque eles vão deixar o tecido úmido, o que retarda a secagem da tinta de tecido, ajuda na penetração da tinta no tecido e auxilia no deslizar do pincel.

Para a pintura de rosas realistas é ainda mais essencial, pois facilita a criação dos efeitos de sombreado e degradê.

A umidificação do tecido com diluente deve ser feita pouco a pouco, e é necessário umedecer pequenas partes, a medida que for pintando.

Rosas realistas laranja e vermelha
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Trabalhe com luz e sombra

Para ter uma peça realista é muito importante trabalhar com luz e sombra nos pontos certos do desenho.

Use cores mais escuras no fundo das rosas para obter maior profundidade e tintas claras, como o branco, para fazer pontos de luz nas pétalas.

Você também pode misturar tintas para criar cores diferentes, para fazer degradês, dando ainda mais realismo as suas rosas.

Outra dica importante que a artesã Roberta Moreira explica, é que com tecidos finos o certo é trabalhar com pouca tinta no pincel, e com os tecidos mais grossos é possível trabalhar com mais tinta no pincel.

Rosas realistas com fundo verde
Escola de Pintura | Artesã: Roberta Moreira

Com todos essas dicas de como pintar rosas realistas fica bem mais fácil começar. Se você já gosta de pintura em tecido, pode evoluir ainda mais seus conhecimentos e técnicas para criar peças lindas para sua casa, para presentear pessoas queridas ou até mesmo vender.

Quer aprender mais sobre pintura? Então inscreva-se na Escola de Pintura, acabamos de lançar um curso de Rosas Realistas com a artesã Roberta Moreira.

Você terá acesso às aulas em vídeo super detalhadas, riscos em diferentes tamanhos para baixar e lista de material completa para saber quais cores usar.

Clique aqui e saiba como participar.

9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pintura em Tecido: 75 Modelos de Flores + Riscos Grátis