Como Pintar Rosas em Tecido: 7 Dicas Incríveis e Fáceis de Aplicar

Não é segredo para ninguém que a rosa é uma das flores mais amadas do mundo. Ela é um dos elementos mais queridos entre artesãos, principalmente quando o assunto é pintura. Por isso, no post de hoje vamos te ensinar como pintar rosas para você começar agora mesmo.

A rosa tem uma beleza diferenciada, um aroma marcante e cores diversas, cada uma com um significado: as rosas vermelhas simbolizam a paixão, as amarelas, o amor, as brancas representam a paz, e assim por diante.

Continue lendo e aprenda técnicas do artesão Jorge Delavega para pintar rosas cada vez mais lindas.

5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido
3 Riscos de Frutas Lindíssimos para Pintar em Tecido – Download Grátis

Dicas para pintar rosas em tecido

1.  Escolha o tecido ideal

Você pode pintar rosas em diversos tipos tecidos. Os mais comuns são kit de toalhas, fraldas, tapetes emborrachados e panos de prato, cada um com suas particularidades e características.

Se a sua escolha for pelos panos de prato, deixe uma margem entre a pintura e a borda do tecido para acrescentar bicos de crochê ou renda!

2.  Apoie o tecido numa tábua de madeira

A pintura de rosas é super delicada e requer muito cuidado pra que tudo saia perfeito. Por isso indicamos que você prenda seu tecido de forma que ele não saia do lugar durante o processo. Escolha uma tábua de madeira lisa e aplique uma camada de cola permanente na superfície.

Após deixá-la secar por 15 minutos, passe o pano à ferro quente e coloque-o na tábua. Assim, o tecido não vai ficar escorregando enquanto você pinta.

3.  Faça uma base branca

O ideal é preparar a base para a pintura com uma camada de tinta branca misturada com clareador, em proporção de uma parte de tinta branca para duas partes de clareador, principalmente se o tecido for colorido ou estampado.

Além de facilitar o movimento do pincel, a base vai deixar as cores das tintas mais vivas e uniformes.

4.  Escolha os riscos certos para você

Escolha o risco de rosas que mais gostar! Leve em consideração o tamanho e o tipo de tecido que escolheu. Use lápis preto 6B e papel carbono para transferir o desenho para o tecido.

Escola de Pintura | Jorge Delavega

Aprenda como pintar rosas realistas com Jorge Delavega!
Se inscrevendo na Escola de Pintura, você vai ter acesso à esses projeto e muitos outros. Clique aqui e saiba mais informações.

5.  Separe os pincéis e tintas ideais para pintar rosas

Os os pincéis preferidos dos artesãos para pintura em tecido são os de cerdas duras, principalmente o pincel pituá da série 8 03 – nº 4 e os pincéis da série 151 – nº 8 e 4. Já com relação às tintas, escolha aquelas que são próprias para tecidos e atóxicas, das cores que desejar.

6.  Use um clareador

O clareador pode ser usado antes da aplicação da pintura, como explicado na dica n°3, ou juntamente com a tinta. Esta técnica vai fazer com que o pincel deslize mais facilmente pelo tecido, deixando a pintura mais suave, além de ajudar no efeito sombreado.

7.  Use técnicas de luz e sombra

Faça sombreados ao fundo da rosa com tons mais escuros, dando profundidade ao desenho. Para finalizar, delimite as pétalas com tons claros ou branco, simulando a luz e dando um efeito realista à sua rosa.

como pintar rosas em tecido

Agora que você sabe como pintar rosas realistas, pode usar esse conhecimento para decorar a casa da sua família, presentear os amigos e até vender para conseguir uma renda extra. Siga as dicas e pratique muito, assim seus trabalhos ficarão cada vez mais lindos.

Gostou das dicas? Então se inscreva na Escola de Pintura e aprenda muito mais sobre esta arte e ainda receba moldes exclusivos para praticar!

Riscos de Pintura Especiais para o Dia das Mães – Baixe Agora
Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças