Como Fazer Guardanapo de Tecido com Pintura Tie Dye

Se você gosta de receber convidados em casa, para almoçar ou jantar, ou gosta de  produzir pequenos artesanatos para vender, saiba que a dica de hoje é especialmente para você. Aprenda a fazer guardanapos de tecido personalizados com a técnica tie dye. Simples de fazer e com um resultado surpreendente, esses guardanapos pintados de forma despojada trazem um charme especial para qualquer mesa posta.

Na contramão do desperdício dos guardanapos de papel, os guardanapos de tecido são amigos da natureza (podem ser reutilizados inúmeras vezes após a lavagem). Além disso, cumprem com elegância o seu papel, que é trazer conforto e comodidade para quem está à mesa.

A técnica do tie dye, que em inglês significa “amarrar e tingir”, é tão fácil que até iniciantes em pinturas conseguem um bom resultado logo na primeira tentativa. Você pode escolher qualquer cor de tinta, para combinar com a sua louça ou até mesmo para colorir a sua mesa.

7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer

Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida

O que é o tie dye

Dobrando e amarrando o tecido (que pode ser desde um guardanapo de tecido até uma peça de roupa, por exemplo) evitamos que a tinta se espalhe se espalhe por igual. E são as marcas produzidas por esse processo que gera o efeito que chamamos de tie dye.

Dica: Com a prática, é possível perceber que determinado tipo de dobradura ou amarração cria um padrão específico, e podemos repeti-lo sempre que necessário, ainda que o resultado não seja idêntico em todas as peças.

Tecidos para Tingimento

A escolha do tecido a ser tingido é muito importante, já que não são todos os tipos de fibras que aceitam tingimento. Para guardanapos é muito comum o uso de tricoline, mas também podem ser tingidos outros tecidos de fibras naturais ou mistas como o algodão, a viscose, alguns tipos de lã, seda, amianto, juta, cânhamo, linho e sisal.

O ideal mesmo é fazer o teste na prática, em pequenos pedaços dos tecidos de sua preferência, assim você pode avaliar qual deles apresentou melhor fixação.

Atenção: Tecidos de fibra sintética não são recomendados para o tingimento. Alguns exemplos de tecidos que não utilizamos para fazer o tie dye: poliéster, poliamida, acrílico, polipropileno e o poliuretano elastomérico, também conhecido como Elastano, além das Aramidas (Kevlar e Nomex).

Tintas para Tie Dye

Existem vários tipos de tintas que podem ser utilizadas para fazer o tingimento de tecidos, como corantes diretos e corantes reativos. Mas, no passo a passo que vamos mostrar, foi utilizada a tinta para tecido, que pode ser encontrada facilmente em lojas de artesanato.

Dica: A marca Acrilex oferece duas linhas de tintas que podemos utilizar nessa técnica: a “Acrilex Tinta para Tecido”, que é a tinta em estado bruto e deve ser diluída em água e a linha “Acrilex Silk”, que já vem pronta para utilização.

Como Tingir os Guardanapos

Materiais Necessários

Para fazer os guardanapos de tecido em tie dye você vai precisar de:

• Guardanapos de tecido (você pode fazer com um quadrados de 45 X 45 cm de tricoline branco 100% algodão ou outro tecido de fibras naturais. O ideal é que tenham as bordas costuradas com o acabamento de sua preferência);
  • Papelão;
  • Tesoura;
  • Barbante;
  • Borrifador;
  • Água;
  • Filme PVC (para forrar e evitar manchas no chão ou outras superfícies);
  • Tinta Acrilex Silk da cor de sua preferência (essa tinta não precisa ser diluída);
  • Álcool absoluto.

Passo a Passo

Vamos colocar a mão na massa?

Prepare o tecido

O primeiro passo é umedecer os guardanapos com o borrifador com uma mistura 50% água e 50% álcool, que ajudará a criar os formatos e a fixar a tinta no tecido.

Faça as dobras

Feito isso, corte o papelão em triângulos, como mostra a figura 1. Dobre o tecido até que ele fique com a altura de uma das partes do triângulo, como mostra a figura 2.

Você vai dobrar a ponta do tecido formando triângulos, como mostram as figuras 3, 4, 5 e 6. Quando terminar, faça um “sanduíche” com os triângulos de papelão e amarre com o barbante, como mostra a figura 7.

Dica: Você pode fazer com outras formas para obter outros resultados, como quadrados e retângulos. Veja na imagem abaixo.

Faça o tingimento

Coloque os guardanapos dobradinhos em uma superfície que possa ser sujada com a tinta, ou que esteja forrada com plástico para evitar manchas. Molhe as laterais do “sanduíche” com a tinta, no caso do triângulo, as três laterais.

Dica: Cuidado para não exagerar na quantidade, é necessário que o tecido continue branco em seu interior.

Deixe secar

Após colocar a tinta, enrole o guardanapo em plástico filme (veja na imagem abaixo) e deixe secar em local claro e arejado pelo tempo sugerido na embalagem da tinta.

Depois de seco, retire o plástico filme, o barbante e os pedaços de papelão e abra o tecido.

Pronto! Agora é só chamar os convidados e arrumar a mesa, com certeza seus guardanapos de tecido em tie dye vão ser um sucesso!

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos!

Este conteúdo é uma cortesia da Escola de Pintura, que oferece também mais de 50 projetos com aulas em vídeo, riscos e lista de materiais. Inscreva-se hoje mesmo e tenha acesso gratuito por 7 dias.

Fonte de imagens: Abeautifulmess

Como Transferir o Risco de Pintura em Tecido