Pintura em Tecido

Como Combinar Cores na Pintura em Tecido – Sombreado e Degradê

Saber como combinar cores é uma habilidade muito importante para a criação dos efeitos sombreado e degradê na pintura em tecido. Enquanto o sombreado é uma espécie de contorno esfumado, o degradê nada mais é do que uma leve transição entre tons.

Desse modo, quando sabemos usar e combinar as cores de tintas para tecido, o resultado é um belo e bem executado degradê – que valoriza, e muito, os trabalhos em pintura.

Mas, se você ainda tem dúvidas de como fazer a combinação de cores para criar esses efeitos na pintura em tecido, não se preocupe. Vamos dar dicas de como fazer a gradação perfeita entre as cores, desde a base da pintura até os acabamentos com o sombreado.

Vamos lá?

Veja também:

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer

Como fazer a base da pintura em tecido

Antes de pensarmos na combinação de cores entre si, é preciso saber fazer uma boa base de pintura. Isso porque uma base bem feita fará toda a diferença na hora de mesclar as cores e fazer sombreados.

Confira a dicas para fazer um fundo de pintura perfeito.

Dica 1. Preencha toda a trama do tecido

Como Pintar Rosas

A tinta para tecido utilizada primeiro na cobertura deve preencher bem toda a trama do tecido. Fazendo isso, seu trabalho ficará com um acabamento muito mais bonito. Além disso, depois que for feito, o sombreado se destacará muito mais.

Aula Rosas

Dica 2. Use diluente

O diluente retarda a secagem da tinta deixando-a úmida por mais tempo. Isso é ideal para uma perfeita mescla de cores, o que vai facilitar na hora de fazer o degradê. Caso você não tenha o diluente, use o clareador.

Dica: O diluente não deve ser misturado diretamente na tinta. Para usá-lo, deposite um pouco dele e um pouco da tinta na sua bandeja de pintura ou godê. Depois, molhe o pincel na tinta e no diluente aplicando em seguida sobre o tecido.

Dica 3. Comece com tons mais claros

Use tons mais claros para o fundo da pintura. Esse segredinho vai ajudar, e muito, na hora de fazer o degradê.

Base da pintura de ursinho em fralda de boca sendo feita com a tinta marfim

Como fazer o sombreado na pintura em tecido

O sombreado é uma técnica que dá vida à pintura em tecido. Logo, saber fazer um sombreado bem feito fará toda a diferença no acabamento dos trabalhos de pintura. Para fazer esse efeito, existem alguns segredinhos que podem ajudar. Conheça os principais.

Dica 1. Comece pelas bordas dos riscos

Comece depositando a tinta nas bordas do risco. Depois, vá espalhando a tinta suavemente seguindo o contorno do desenho. Nessa etapa é importante que a tinta esteja úmida.

Sombreado do ursinho sendo feito com a tinta caramelo

Dica 2. Espalhe bem a tinta

Espalhar muito bem a tinta permite que a pintura fique uniforme. Logo, para que seu sombreado fique bem feito, o ideal é depositar a tinta e esfumá-la bem, sem deixar visível a divisão entre a cores.

Como combinar cores: efeito degradê

Como Pintar Rosas

Saber como combinar cores de tinta para tecido pode ser algo muito pessoal. Porém, existem alguns segredinhos básicos para o sucesso de qualquer trabalho.

Aula Rosas

Dica 1. Use tons sobre tom

Para não ter erro, sempre use cores tom sobre tom para fazer o degradê e criar os efeitos de sombra. Desse modo, se você faz o fundo de uma rosa com a cor rosa pink, o sombreado deve ser feito com tons mais escuros, como com a tinta para tecido púrpura, por exemplo.

Se você ainda tem dúvidas sobre tons de tinta, confira o post Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter.

Rosa pintada com gradações de cores formando o sombreado. Confira: como pintar rosa em tecido – passo a passo.

Dica 2. Teste combinações

Apesar da regra básica de combinação de tintas ser o uso do tom sobre tom, você também pode e deve testar outras combinações até alcançar os efeitos desejados. Alguns estilos de pintura, como a country, permitem brincar mais com o uso das cores.

Agora você já aprendeu como combinar cores de tinta, daqui pra frente basta observar quais são os tons mais claros e usá-los para fazer a base da pintura. Já os tons mais escuros podem ser reservados para fazer os sombreados.

como combinar cores de tinta para tecido
Tintas para tecido

Dica: Os efeitos de luz também são muito importantes em uma pintura, e devem ser feitos com tons claros ou pastéis, como branco, rosa bebê e marfim.

Se você gostou das dicas e deseja aprender mais sobre pintura em tecido, inscreva-se agora mesmo na Escola de Pintura e tenha acesso à aulas incríveis!

Veja também:

Como Pintar Frutas em Tecido

Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

Sorteio

Comentários