Pintura em Tecido

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

Se a pintura é capaz de transformar um simples pano de prato em objeto de decoração, imagine, então, como será bom poder dar mais charme a sua casa pintando almofadas, toalhas ou roupas. Conheça, a seguir, técnicas de pintura em tecido muito práticas que vão conquistar até quem pensa que não nasceu com talento para lidar com pincéis.

As vantagens da pintura não são apenas estéticas. A atividade traz benefícios para a mente que vão desde o desenvolvimento da coordenação motora até o fortalecimento da autoestima, pois quem pinta geralmente expressa suas emoções através da arte.

Por tudo isso, vale à pena começar a pintar agora mesmo! Veja cinco técnicas de pintura para colocar em prática e se divertir enquanto agrega valor ao seu artesanato.

Veja também:
Como Fazer Guardanapo de Tecido com Pintura Tie Dye
3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Técnicas de Pintura

1. Pintura com Carimbo

Quem tem vontade de começar a pintar tecido, mas tem medo de se aventurar com pincéis à mão livre, pode começar usando carimbos. Esse item pode ser encontrado em papelarias e armarinhos, mas também pode ser feitos com materiais que você já tem em casa – como borracha, esponja, barbante, pedaços de madeira e até batata!

Basta cortar algum desses materiais no formato da figura desejada, passar um pouco de tinta e sair carimbando. Para começar, prefira desenhos mais simples, como formas geométricas, corações, estrelas ou flores. Para que a estampa fique harmônica, tente deixar o mesmo espaço entre as figuras.

2. Pintura com Stencil

Esta técnica é uma ótima opção para quem ainda não sente segurança em pintar à mão livre mas mesmo assim deseja trabalhar com desenhos mais elaborados. Nessa técnica, a pintura é feita sobre um molde vazado, geralmente é produzido de acetato.

Como Pintar Rosas

Para dar certo, o molde deve ser bem preso ao tecido com fita crepe. Outra opção é produzir os moldes com plástico adesivo e, desse modo, garantir, uma boa aderência ao tecido na hora de pintar.

Aula Rosas

O segredo desta técnica é colocar pouca tinta no pincel ir dando “batidinhas” no tecido. Mas, caso você queira fazer estampas uniformes, e por todo o tecido, é possível substituir o tradicional pincel brochinha por um pequeno rolinho, assim como podemos ver na foto.

Veja aqui como estampar camiseta com essa técnica de pintura.

3. Pintura Aquarelada

galinha-pintura-aquarela
Fonte: Mulher.com

O que diferencia esta técnica das demais é que a tinta deve ser misturada a um diluente. O passo a passo é simples: risque o desenho no tecido com lápis preto, de maneira bem suave, para não aparecer o traço após receber a pintura.

Com um pincel chato de cerdas macias, pegue um pouco de tinta, misture com o diluente num pratinho de isopor e logo após comece a pintura. Repita esse processo à medida que for pintando o tecido. As cores da tinta para tecido vão ficar suaves, semelhantes à aquarela. Conheça aqui 7 tipos de tinta para pintar em tecido.

4. Pintura em Tecido Molhado

pintura-tecido-molhado
Fonte: Vida Melhor

Esta técnica permite espalhar a tinta pelo tecido com mais facilidade e, com isso, obter melhores resultados de sombra e luz.

Após riscar o desenho no tecido, borrife álcool 46 sobre todo o desenho até umedecer o tecido e pinte utilizando um pincel de cerdas duras. Se durante o trabalho o tecido secar, borrife mais álcool, inclusive nas partes já pintadas.

5. Pintura com Giz de Cera

técnicas de pintura - giz de cera
Fonte: Mathies TV
Como Pintar Rosas

O que muda nesta técnica é que é preciso colocar uma lixa embaixo do tecido a ser pintado. O restante é bem simples: é só pintar o desenho com giz de cera e depois fazer os contornos com a caneta para tecido. Com o giz é possível obter os mesmos efeitos de luz e sombra possibilitados pela tinta.

Aula Rosas

Aplique termolina leitosa para impermeabilizar o tecido e fixar a pintura, aguarde secar por 72 horas e o tecido estará pronto para uso (e poderá ser lavado normalmente). Parece até brincadeira de criança, e realmente dá para contar com a ajuda dos pequenos nesta técnica!

Como você viu, existem diversas técnicas de pintura em tecido que atendem a vários níveis de experiência e necessidades. Escolha a que você mais se identifica e comece a produzir lindos panos de prato, almofadas, toalhas e até roupas.

Que tipo de peça você vai pintar primeiro? Deixe a sua resposta nos comentários!

Veja também:
24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido
Como Fazer Porta-guardanapo com Biscuit em 6 passos

Sorteio

Comentários