Pintura em Tecido

Como Pintar Gotas em Tecido – Passo a Passo Fácil

como pintar gotas

Para valorizar ainda mais seu trabalho, vamos ensinar como pintar gotas em tecido. Isso porque as gotas, que imitam orvalho ou água de chuva, são um detalhe que deixam a pintura em tecido muito mais realista.

O passo a passo que vamos mostrar é de gotas pintadas sobre uma taça de licor. Mas, ao aprender como fazê-las, você poderá usar as mesmas instruções e dicas para destacar qualquer projeto, como frutas, folhas, vasos e chaleiras.

Você vai se surpreender com a facilidade! Acompanhe!

Veja também:
5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer
7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer

Como Pintar Gotas em Tecido – Passo a Passo

Materiais Necessários

  • Pincel da série 151 – n° 2
  • Pincel da série 308 – n° 0
  • Tinta para tecido branca para iluminar
  • Tinta para tecido para fazer a gota (escolha a cor mais escura que foi usada no fundo da pintura)

Dica: Para pintar gotas em qualquer projeto, o segredo é observar qual a cor mais escura do fundo da sua pintura e usá-la para fazer as partes mais escuras da gotinha. Nesse passo a passo as cores utilizadas foram vinho e azul cobalto.

Passo a Passo

1. Faça uma meia lua e esfume

Para começar a gotinha, carregue a beirada do pincel n° 2 com a cor de fundo do seu trabalho. Faça uma meia lua e esfume.

Dica: Aqui a artesã utilizou a cor vinho.

como pintar gota em tecido

2. Feche a gota

Como Pintar Rosas

Em seguida, feche a gota aplicando a mesma tinta na parte de cima. Faça quantas gotinhas achar necessário, mas não exagere.

Aula Rosas

Dica: Sempre faça as gotinhas em tamanhos e em posições proporcionais à pintura. Utilize o projeto das imagens como exemplo: já que a taça está em pé, as gotinhas foram pintadas como se estivessem escorrendo para baixo. Veja também que o tamanho delas é bem pequeno, assim ficaram simétricas na pintura.

3. Ilumine

Com o pincel nº 0 em pé, e carregado com pouca tinta branca, ilumine a parte interna inferior das gotas. Na parte de cima, faça apenas um ponto de luz em cada uma.

Dica: Nessa pintura  foram feitas duas gotas: uma já explicada anteriormente e a outra sobre o vidro da taça, com a tinta azul petróleo. Só depois foi criado o efeito de luz nas duas gotinhas.

Pintando gota em tecido

Agora que você já sabe como pintar gotas em tecido, é hora de treinar para fazer as suas. E como você percebeu, apesar de ser um detalhe bem simples de fazer, a gotinha valoriza, e muito, diversos trabalhos.

Se você gostou dessas dicas, inscreva-se na Escola de Pintura. Lá você encontra o passo a passo em vídeo completo dessa linda taça de licor, além de muitos outros projetos exclusivos! Não perca a oportunidade de aprender muito mais sem ter que sair de casa!

Veja também:
Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil
Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados

Sorteio

Comentários