Pintura em Tecido

Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos

Você já utilizou caneta para tecido em seus trabalhos? Neste post vamos ensinar como usar e quais as inúmeras vantagens desse material tão útil e tão versátil na vida de quem faz artesanato.

Veja também:

Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter

3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Uma Tinta Para Cada Material

Quem já trabalha com artesanato sabe que existem tipos de tintas específicas para madeira, tecido, e outras superfícies. Isso acontece porque cada uma delas têm propriedades diferentes, e a fixação das cores depende de processos químicos distintos – daí a composição especial para cada superfície.

As canetas marcadoras para retroprojetores e CDs são um bom exemplo. Se utilizamos outra caneta para escrever em superfícies plásticas elas costumam borrar ou, algumas vezes, nem chegam a escrever.

Para tecido enfrentamos o mesmo problema, mas com um agravante: a caneta hidrocor comum pode até escrever, mas sua tinta não resistirá à primeira lavagem! Uma alternativa para os pincéis as e tintas para tecido, a caneta para tecido é uma opção bem mais moderna e mais fácil de usar.

Caneta Para Tecido

Essa caneta tem a mesma tinta do potinho, só que mais fina, possibilitando fazer traços precisos, detalhes de finalização, pinturas completas, marcações e assinaturas.

Caneta para tecido Acrilpen
Caneta para tecido – Acrilpen

Vantagens

caneta para tecido possui variedade de cores e apresenta duas vantagens: é resistente às lavagens e é bem mais fácil de manusear – tem a ponta firme e não apresenta variações na quantidade de tinta dispensada a cada traço.

Modo de usar

Como Pintar Rosas

Usar a caneta para tecido não tem muito mistério: é bem mais fácil do que parece. Se você já desenha à mão livre, talvez nem seja necessário riscar o tecido previamente. Se não for o caso, você pode utilizar moldes e réguas com letras para facilitar a escrita e padronizar a fonte.

Aula Rosas
Molde para letras
Molde para letras | Fonte: Pinterest

Para que o resultado fique bom, o ideal é que você estique o tecido sobre uma superfície firme e lisa, como uma capa dura de caderno ou uma prancheta, por exemplo.

Se for utilizar a caneta em uma blusa ou em um tecido dobrado, certifique-se de colocar a superfície lisa entre as camadas de tecido para não manchar do outro lado. Com o tecido esticado e preso, você já pode começar a escrever ou desenhar/colorir.

Algumas marcas de canetas para tecido oferecem espessuras de pontas diferentes: mais finas ou mais grossas. Mas um truque para ter traços mais grossos, caso você só tenha uma espessura de ponta, é utilizar a caneta mais inclinada.

A pressão que você colocar também fará diferença: menos pressão dá um traço mais fraco ou mais suave. Mais pressão libera mais tinta, e você deve tomar cuidado para não manchar.

Gostou Dessas Dicas? Então Você Vai Amar a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender Todas as Técnicas, Dicas e Segredos Para Pintar Qualquer Peça, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

Tempo de secagem

A maioria das marcas de canetas para tecido trazem as instruções de uso. Porém, é aconselhável aguardar pelo menos 24 horas para secagem e 72 horas para a lavagem. Após o uso, aconselha-se guardar as canetas na posição horizontal.

Restrições de uso

Não utilizar em tecidos sintéticos ou engomados – para tecidos sintéticos existem canetas para tecido específicas, que possuem regras de utilização diferentes, como, por exemplo, a fixação com ferro quente.

6 Utilidades da Caneta Para Tecido

1. Aplicação de desenhos em peças de tecido

Como Pintar Rosas

Com a caneta você pode criar e colorir desenhos em diversas peças, como blusas, almofadas, bonecas de pano, toalhas para crianças, panos de prato, calçados, aventais e outras que a sua criatividade mandar.

Aula Rosas
Alpargata decorada à mão | Fonte: Pinterest

2. Contorno das pinturas

Ela pode ser utilizada também para contornar pinturas em tecido e dar um acabamento mais delicado. Esse tipo de caneta pode substituir o contorno utilizando o pincel número zero, dando um resultado muito interessante.

3. Customização de roupas

Uma boa dica é customizar alguma blusinha lisa que você já não usa mais e está encostada em algum canto do armário. O ideal é que seja uma blusa de cor clara, para que o seu desenho apareça mais.

Se preferir, escolha um desenho que você gosta e veja se o tecido fica transparente o suficiente para você traçar em cima dele. Se não, você pode praticar em uma folha de papel e, quando sentir segurança, desenhe na blusa!

4. Personalização e marcação do tecido

Por ser melhor para escrever do que o pincel, a caneta para tecido pode ser utilizada para personalizar peças infantis com o nome da criança, ou mesmo para marcar uniformes e objetos de uso pessoal, como toalhas, jalecos e fraldas.

5. Finalizações

A caneta também é excelente para fazer olhos, bocas e pequenos detalhes em bonecas de pano e bichinhos.

6. Assinatura de trabalhos

Outro uso interessante é o de assinar as suas peças, afinal, grandes artistas sempre registram sua assinatura em suas obras!

Como Pintar Rosas

Além do uso em tecido, as canetas também podem ser usadas em papel, papelão, madeira, cerâmica, gesso e outros materiais. Mas, antes de usar, confira as informações do rótulo.

Aula Rosas

Gostou de saber como usar a caneta para tecido? Então compartilhe esse post com seus amigos!

Se quiser aprender todas as técnicas de pintura em tecido conheça a Escola de Pintura.

(Imagens retiradas do Pinterest)

Veja também:

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil

Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio

Sorteio

Comentários