Material para Pintura em Tecido para Iniciantes

Se você está iniciando na pintura em tecido ou pretende começar a pintar em breve, mas ainda tem dúvidas sobre quais materiais comprar, não se preocupe. Preparamos uma lista com todo o material para pintura em tecido indispensável para iniciantes.

A partir desta lista, você não terá mais dúvidas sobre quais materiais são essenciais para ingressar no universo da pintura em tecido. Além do mais, você saberá de uma vez por todas a função de cada um deles.

Confira a listagem completa!

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

Como Fazer Pintura em Fraldas – As Melhores Dicas para Iniciantes

Material Para Pintura em Tecido – Lista Completa

1. Tábua de pintura

Para que o tecido fique esticado no momento da pintura, use uma placa de Eucatex, que pode ser comprada em casas de artesanato, ou uma tábua de MDF que você já tenha em casa.

Tábua de pintura |Fonte: Revista Artesanato

Dica: Se você tiver um fundo de gaveta sem uso, você pode reaproveitá-lo como tábua de pintura.

2. Cola permanente

A cola permanente é essencial para que o tecido não saia do lugar durante a pintura.

Dica: Para usá-la, aplique-a na tábua de pintura usando um cartão velho. Assim você poupará os seus pincéis.

3. Pano

Não importa se é pano de copa, pano de prato, fralda ou outra peça. Sempre utilize panos com tecido de qualidade, dando preferência para os de algodão.

Fonte: Elo7

Dica: Se você ainda tem dúvidas sobre quais panos usar, conheça 10 Tipos de Tecido Para Pintar à Mão.

4. Pincéis

São 4 tamanhos básicos de pincéis mais usados pintura em tecido:

• um pincel filete (n° 0);
  • um pequeno (n° 4);
  • um médio (n° 6);
  • um grande (n° 8).

Já os formatos são bem variados, sendo os pincéis de formato chato os mais usados para fazer coberturas.

5. Recipiente com água

Para lavar os pincéis você precisará de um pote de vidro ou de um recipiente próprio para isso. Você pode reaproveitar um daqueles potes de vidro de conserva que vêm com molho de tomate, milho e ervilha.

Dica: Se você ainda não sabe como limpar pincéis, aprenda 3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido.

6. Aquarela silk

Esse material para pintura em tecido é indispensável, pois facilita a aplicação das tintas e o deslizar do pincel. Logo, ao utilizá-lo, certamente sentirá a diferença, principalmente na pintura de tecidos mais finos.

Fonte: Tricolinhas

7. Papel ou pano de limpeza

Para limpar e secar os pincéis durante e após a pintura em tecido é preciso usar papel toalha ou uma fralda de pano limpa. Nunca deixe seus pincéis secando com as cerdas para baixo.

8. Recipiente para tintas

Antes de iniciar qualquer trabalho de pintura em tecido é preciso despejar um pouco das tintas em um godê, numa bandejinha de isopor ou em um prato de vidro revestido com plástico filme. O  godê é uma pequena tigela própria para colocar e misturar tintas.

Fonte: Escola de Pintura

9. Papel carbono para tecido

Se você prefere transferir os riscos para o tecido usando carbono, use o próprio para tecido. Caso você ainda não saiba como fazer isso, aprenda agora como transferir o risco de pintura em tecido.

Dica: Não use carbono escolar, pois ele pode manchar o tecido.

10. Tintas para tecido

Para iniciar na pintura em tecido, você precisará de algumas cores básicas. E para algumas cores é essencial ter pelo menos dois tons, um mais claro e um mais escuro, como amarelo canário e amarelo ocre. Isso facilita muito na hora de combinar cores para fazer o sombreado e degradê.

Confira quais tintas você precisa comprar na primeira vez que for às compras:

• preta;
  • branca;
  • marfim;
  • laranja;
  • vermelha;
  • arroxeada;
  • rosa (claro e escuro);
  • verde (claro e escuro);
  • azul (claro e escuro);
  • amarelo (claro e escuro);
  • marrom (claro e escuro).
Fonte: Acrilex

Dicas: Para saber mais sobre esse assunto, confira o post “Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter“.

Agora que você já sabe qual o material para pintura em tecido necessário para começar, você só precisa separá-los e iniciar os trabalhos!

Se você gostou dessas dicas, conheça a Escola de Pintura. Lá você terá acesso aos métodos mais simples para pintar em tecido com perfeição, e certamente aprenderá tudo bem rapidinho.

Capa – Fonte: Pixabay

24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido