Pintura em Tecido

5 Etapas da Pintura em Tecido Infantil [Dicas e Truques]

Pintar em tecido pode parecer difícil, mas com a nossa ajuda você vai ver que fica bem mais fácil. As dicas de hoje são para mamães, tias, avós, madrinhas e qualquer pessoa que tenha interesse em entrar no universo das crianças através da pintura em tecido infantil.

Neste post vamos mostrar quais são os pincéis, riscos e tipos de tinta para tecido mais indicados para pintar peças infantis. O resultado pode ser um enxoval personalizado ou lindas peças para comercialização. Aprenda todas as etapas decore fraldas, toalhinhas escolares, kits de berço e o que mais a sua imaginação mandar!

Veja também:

Como Fazer Carimbo para Estampar Tecido – 5 Maneiras Simples

5 Técnicas de Pintura em Tecido que Você Precisa Conhecer

Etapas da Pintura em Tecido Infantil

1. Escolhendo os pincéis

Escolher os pincéis para pintura em tecido adequados para fazer pintura infantil é uma etapa muito importante. Porém, como existem muitos tipos, a maioria dos iniciantes não sabem quais escolher – nem o tamanho e nem o formato ideal.

Se esse é o seu caso, existe uma regra bem simples e fácil de lembrar: quanto maior a área a ser coberta, maior deve ser o número do pincel. Para pintar desenhos pequenos, como os que são aplicados em fraldas, os de número 2, 4, 6 e 8 são os mais usados.

Quanto ao formato, cada um tem uma indicação. Para fazer a cobertura do desenho escolha pelo menos dois modelos, como os da série 815 e 452, da marca Tigre. Para fazer o contorno aposte no pincel filete nº 0.

2. Escolhendo riscos

pintura em tecido infantil safári
Artesã: Edna Nogueira | Foto: Escola de Pintura

Agora que você já sabe quais pincéis usar, já pode escolher as figuras que vai pintar. Ao fazer uma busca simples na internet você encontra vários riscos para baixar e usar na sua pintura em tecido infantil.

Como Pintar Rosas

Quem está começando agora pode escolher desenhos de traços simples e com pouca quantidade de detalhes – isso facilita bastante no momento de fazer a cobertura. Na Escola de Pintura você encontra vários riscos com essas características.

Aula Rosas

Riscos mais usados

Os motivos mais comuns para crianças pequenas são: bichinhos, bonequinhas, carrinhos e trenzinhos. Além pintar desenhos tradicionais, você também pode se inspirar no tema utilizado para decorar o quarto da criança (ou nos objetos que ela gosta) para criar uma pintura personalizada.

Dica: Se a peça for uma encomenda, converse com o cliente e apresente algumas opções de temas.

3. Fazendo a transferência do risco

Risco de ursinho já passado para a fralda

Com o risco em mãos, você vai precisar de uma folha de carbono especial para tecidos para poder transferir o risco. Esse material é facilmente encontrado em lojas de materiais para artesanato.

Gostou Dessas Dicas? Então Você Vai Amar a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender Todas as Técnicas, Dicas e Segredos Para Pintar Qualquer Peça, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

Apesar de ser um tipo de carbono diferenciado, a lógica, porém, é a mesma do carbono comum: colocar a folha com a parte da tinta sobre o tecido e, por cima dela, o papel com o risco escolhido. Depois, é só passar um lápis ou caneta sobre as linhas do desenho para que ele seja transferido para o pano – seja uma roupinha, uma toalhinha ou uma fralda.

4. Escolhendo as cores das tintas

Foto: Escola de Pintura

Com o desenho traçado, é hora de escolher as cores de tinta para começar a pintura infantil. Caso esteja seguindo alguma aula, use as cores sugeridas na lista de materiais, assim a harmonia visual da sua peça estará garantida.

5. Fazendo a cobertura e o contorno

Tecidos mais finos, como as fraldas de pano, merecem um cuidado maior: é comendado aplicar uma demão de tinta branca ou marfim antes de começar a cobrir.

pintura em tecido infantil cobertura
Cobertura | Foto: Escola de Pintura
Como Pintar Rosas

Na hora de fazer a cobertura é importante usar o clareador ou o diluente para obter tons mais suaves: basta misturar a sua tinta tradicional com um desses produtos antes de aplicá-la no tecido. Você pode utilizar uma bandeja de isopor ou um prato de vidro para ir fazendo a misturinha.

Aula Rosas
Contorno com o pincel filete nº 0. | Foto: Escola de Pintura

Para colorir, nossa dica é utilizar um tom um pouco mais escuro nas bordas do desenho e um tom mais claro no interior. Para finalizar, com o pincel de ponta mais fina, é indicado fazer o contorno com a tinta preta (ou com um tom mais escuro em relação à cor que você utilizou).

6. Personalizando a peça com o nome da criança

Para deixar a sua peça personalizada, escreva o nome da criança logo depois de finalizar o desenho. Isso vale para fraldinhas de boca, toalhas e mantas. Esse detalhe fica muito lindo e ajuda a identificar o material de uso da criança, em passeios com a família ou na escolinha.

Gostou Dessas Dicas? Então Você Vai Amar a Escola de Pintura! Lá Você Vai Aprender Todas as Técnicas, Dicas e Segredos Para Pintar Qualquer Peça, Mesmo Que Seja uma Completa Iniciante.Clique Aqui Para Mais Informações

Com moldes vazados

Toalhinha personalizada com molde vazado - Artesã: Ângela de Paula
Nome com molde vazado | Artesã: Ângela de Paula

Para escrever o nome da criança você pode usar uma régua vazada ou um stencil com letras. Pode, ainda, fazer o seu próprio molde, desenhando e recortando as letras no acetado ou no papel contact. Para aplicar a tinta use um pincel curto e de cerdas mais duras, fazendo sobre o molde leves batidinhas.

À mão livre

Se você tem a mão firme e letra bonita, pode fazer a escrita de forma livre, usando tinta relevo, tinta Acripuff, pincel filete (carregado com um pouco de tinta diluída) ou caneta para tecido. As canetas para tecido têm a ponta mais firme do que as cerdas do pincel. Por isso, facilitam bastante na hora de fazer a escrita.

Fonte: Americanas

Esse produto pode ser encontrado em várias cores, em papelarias e também em lojas de materiais para artesanato. Depois que seca, não solta mais das peças, mesmo após a lavagem.

Depois de conferir todas essas dicas de pintura em tecido infantil você está esperando o quê para começar? Inscreva-se agora mesmo na Escola de Pintura e tenha acesso a vários projetos passo a passo. Aprenda do zero novas técnicas e aprimore seus conhecimentos a cada dia!

Veja também:

Como Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil

Sorteio

Comentários