Pintura em Tecido

3 Dicas para Pintar Transparência em Tecido de Forma Simples e Realista

transparência em tecido

Você já viu o efeito de transparência em tecido e se perguntou como fazer? As peças com jarros de flores, taças e peças de vidro são encantadoras. E o melhor: são fáceis de pintar.

É claro que você já deve ter alguma experiência com a pintura em tecido para se aventurar nessa técnica. Mas pintar peças transparentes é mais simples do que você pensa, e hoje vamos te mostrar como!

Abaixo você confere 3 dicas simples e essenciais para que você possa criar o efeito de vidro nas suas pinturas. Todas as dicas e pinturas que você vai ver fazem parte do novo curso da Escola de Pintura, onde a professora Andréa Mendes ensinar, passo a passo, como pintar transparência.

Veja também:
5 Benefícios da Pintura em Tecido Para a Saúde que Vão Mudar Sua Vida
71 Ideias de Artesanato com Pintura em Tecido para se Inspirar

1. Marque a borda suavemente

Comece a pintar pelas bordas da peça, mas sempre com muita suavidade nos traços. Use um pincel cheio como o pituá e esfume o contorno com um tom de azul, verde ou cinza que remeta à coloração do vidro.

Escola de Pintura | Artesã: Andréa Mendes

No caso de peças de vidro maciço, como as bases de bandejas ou taças de vinho, você pode seguir o mesmo processo, mas é interessante reforçar o contorno com um tom mais escuro. Assim, fica fácil notar que aquela parte do objeto é mais densa que as demais.

Escola de Pintura | Artesã: Andréa Mendes

2. Luz, contorno e brilho

Você vai usar muita branco para criar os efeitos de luz para o vidro, mas lembre-se de depositar pouca tinta no pincel a cada pincelada. As camadas devem ser construídas aos poucos para que o brilho fique parecido com o reflexo natural do vidro.

Como Pintar Rosas

Lembre-se de usar um pincel chato de cerdas lixadas e sempre que recarregá-lo com a tinta, retirar o excesso antes de pintar.

Aula Rosas
Escola de Pintura | Artesã: Andréa Mendes

Ao pintar o reflexo em branco, comece suas pinceladas sempre de baixo pra cima na base e de cima para baixo no topo do objeto. Desta forma você pode calcular com precisão como será a curvatura do vidro dando leves pinceladas no meio da peça.

Escola de Pintura | Artesã: Andréa Mendes

Quer aprender como pintar essas peças? Então faça parte da Escola de Pintura e tenha acesso à centenas de aulas e riscos para baixar quando quiser. Clique aqui e saiba como se inscrever.

3. Entenda o formato do objeto

Antes de começar a pintar, entenda o formato do objeto que está pintando. Como a luz incide sobre ele? Onde estão as sombras? Onde são os pontos mais grossos e mais delicados da peças?

Entender a forma da peça vai te ajudar muito a construir o efeito de transparência em tecido. Para te ajudar, você pode usar uma peça de vidro da sua casa ou até mesmo uma foto da internet. Assim fica mais fácil garantir que a luz e o reflexo fiquem realistas.

Escola de Pintura | Artesã: Andréa Mendes

O que achou das peças com efeito de transparência em tecido? É um detalhe simples, mas que confere um valor especial à sua pintura. Com essas dicas que demos hoje seus vasos de flores vão ficar muito mais bonitos.

Quer assistir às aulas e muitas outras com dicas incríveis? Então conheça a Escola de Pintura! Você vai aprender como pintar jarros, bichinhos, flores, frutas, e bonecas em todo tipo de tecido. Clique aqui e saiba como se inscrever.

Veja também:
Pintura de Frutas em Tecido: Dicas e Riscos +24 Fotos
Pintura para Pano de Prato Decorado: 36 Ideias para se Inspirar

Sorteio

Comentários