Aprenda Como Fazer Chinelos Personalizados com Tinta de Tecido

Não tem quem não goste de um chinelo com uma estampa bem bonita, não é? Mas você já pensou em fazer seus próprios chinelos personalizados?

Hoje vamos ensinar aqui como pintar chinelos com estampas lindas. Além disso, daremos dicas de materiais e sobre a sublimação que deve ser feita na peça antes da pintura.

Ficou interessada? Então, confira todas as nossas dicas!

27 Riscos Para Pintura em Tecido em Temas Variados – Baixe Grátis!
Tinta de Tecido: Dicas Para Utilizar da Forma Correta

Como fazer chinelos personalizados com tinta

• Chinelo tipo Havaianas ou chinelo de sublimação
  • Cola tecido/ Cola chinelo
  • Tecido de algodão cru ou tricoline ou percal na cor branca
  • Espátula
  • Lixa
  • Papel manteiga ou vegetal
  • Carbono
  • Lápis 6b
  • Pincel
  • Tinta de tecido
  • Verniz acrílico ou verniz chinelo

Sublimando um tecido sobre o chinelo

Antes de começar a pintura, o chinelo precisa ser sublimado com tecido. Existem alguns lugares que já vendem a peça pronta, mas se você quiser fazer em casa, é só seguir os passos;

Passo 1 – Retire a correia do chinelo e corte o tecido do tamanho que seja possível cobrir cada pé do seu par de chinelos.

Passo 2 – Passe a cola de tecido sobre a palmilha do chinelo e também sobre o tecido e, em seguida, junte ambas as partes. Utilize uma espátula de MDF para tirar as bolhas de ar e deixar o tecido uniforme.

Se não conseguir remover todas as bolhas, use uma agulha de costura para furar o tecido e retirar todo o ar. Depois, passe novamente a espátula para que o tecido fique alinhado sobre o chinelo.

Passo 3 – Recorte o excesso de tecido das laterais e depois lixe as extremidades para que fiquem completamente lisas. Espere a cola secar por, pelo menos, 2 horas antes de começar a pintar o chinelo.

Preparando o chinelo para a pintura

O primeiro passo para preparar o chinelo para a pintura é transferir o risco de pintura para o tecido que você colou. Essa etapa é extremamente importante, pois garantirá que o acabamento do seu trabalho seja impecável e com aspecto profissional.

Sugiro que você leia o nosso post como transferir o risco de pintura em tecido e siga o nosso passo a passo antes de prosseguir para a próxima etapa.

Qual tinta usar para pintar chinelo?

Para esse trabalho, sugerimos que utilize a tinta para tecido tradicional, aquela que é diluível em água. Além de ter uma variedade enorme de cores e acabamentos, a tinta de tecido tradicional é uma das mais indicadas para pintar tecidos de algodão sem goma e não sintéticos.

Mas, lembre-se: é necessário misturar um pouco de clareador antes de aplicar a tinta no tecido.

tinta para tecido

Veja aqui mais dicas de tintas para tecido e como utilizar cada uma delas.

Acabamento

Como estamos trabalhando com a técnica de sublimação, é necessário envernizar a superfície do chinelo com verniz. Assim, não corremos o risco do tecido soltar ou da pintura se desgastar com o tempo.

verniz para chinelo

Passo 1 – Antes de aplicar o verniz, coloque a correia no chinelo novamente.

Não deixe para fazer isso depois, pois como o verniz endurece a superfície do chinelo, vai ser bem mais complicado.

Passo 2 – Com um pincel limpo e seco, passe o verniz chinelo à base de água para proteger a pintura do seu chinelo.

Passo 3 – Leve a peça para secar ao sol por, aproximadamente, 2 horas.

Pronto! Agora, você já pode usar ou mesmo vender o chinelo por um bom preço. Mas, se você precisa de um pouco mais de inspiração, veja abaixo alguns modelos lindos de chinelos personalizados com tinta. Confira!

Curso de Pintura em Chinelos | Escola de Pintura | Artesã: Analice Moreira
Curso de Pintura em Chinelos | Escola de Pintura | Artesã: Analice Moreira
Quer aprender como fazer lindas pinturas em chinelos? Então conheça o novo curso da Escola de Pintura com a artesã Analice Moreira e aprenda todas as técnicas sem sair de casa. Clique aqui para mais informações.
pintura em chinelos personalizados

O que achou dos chinelos personalizados? A técnica de pintura em chinelo muito valorizada no mercado e cada par pode ser vendido por até R$50. Além disso é uma atividade terapêutica incrível. Vale a pena fazer em casa!

E se quiser aprender mais sobre pintura em chinelos e ter acesso aos riscos e aulas em vídeo, acesse aqui o portal da Escola de Pintura e faça sua matrícula. Além desse estilo incrível, você vai aprender como pintar em tecido, porcelana e muito mais!

Deixe suas dúvidas para a gente aqui nos comentários. Ficaremos felizes em ajudar.

Como Diluir Tinta de Tecido – 4 Maneiras Para Você Escolher
Como Criar Estampas em Tecido – 10 Maneiras Incríveis

One thought to “Aprenda Como Fazer Chinelos Personalizados com Tinta de Tecido”