Como Aprender a Pintar em Tecido – 6 Dicas Indispensáveis

Aprender uma atividade nova do zero pode ser um desafio, não é verdade? Mas está longe de ser impossível. Tudo o que você precisa fazer é comprometer-se consigo mesma e se dedicar ao máximo!

Muitos artesãos aprendem a técnicas por conta própria, sem a ajuda de um professor ou experiência prévia. Pensando nisso, separamos algumas dicas bem simples para que você possa começar a aprender a pintar em tecido agora mesmo. Olha só!

5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido

Dicas Para Comprar Pano de Prato para Pintar

1. Conheça os estilos de pintura e escolha um para começar

Para começar, tenha em mente quais tecidos você quer pintar: fraldas, pano de prato, capa de almofada, feltro… existem várias opções no mercado! Depois, pesquise sobre os estilos de pintura existentes e escolha o que mais te atrair e casar com seus objetivos. Pode ser estilo infantil, country, tradicional, rosas, flores, frutas, entre vários outros.

2. Assista videoaulas

Observar outras pessoas pintando em tecido é de grande ajuda também. Assim, você vai aprender a colocar a teoria em prática a conhecer os melhores truques de quem entende de pintura. No nosso canal no Youtube tem várias aulas gratuitas para você aprender técnicas, truques e dicas agora mesmo!

3. Acompanhe blogs e fóruns

Pesquisar bastante é a chave para desenvolver uma atividade nova, e aprender a pintar em tecido não é diferente! Acompanhe blogs e sites, siga canais de bons artesão e busque fóruns de discussão sobre o assunto.

Quem é aluno da Escola de Pintura, por exemplo, tem acesso a grupos exclusivos no Facebook e WhatsApp para discutir e trocar ideias! Assim, você receberá dicas úteis de pessoas que também estão começando, o que pode agilizar o seu aprendizado.

4.  Converse com pessoas que entendam de pintura em tecido

Conhece alguém que sabe pintar em tecido, e que faz isso bem? Ótimo, entre em contato com ela! Peça dicas e truques que a ajudaram a começar. Se não conhecer ninguém, não tem problema: procure no Facebook, e-mail e no Google por pessoas que saibam, e tente conversar com elas.

Marque um encontro, ofereça ajuda, crie oportunidades! Essa é a hora para deixar a timidez de lado. Tenha certeza de que muita gente terá prazer em te ajudar.

5.  Tenha sempre papel e lápis em mãos

Enquanto estiver assistindo a videoaulas, lendo artigos e fóruns de pintura ou conversando com alguém da área, lembre-se de sempre ter um caderno e caneta para anotar tudo o que aprender. Além de ajudar na memorização do conteúdo, as anotações estarão em mãos quando você for pintar e tiver alguma dúvida.

6.  Treine as técnicas que aprender

Como diz aquele ditado, a prática leva à perfeição. Treine todas as técnicas que aprender nos vídeos e artigos, use as dicas que te deram e veja quais delas funcionam melhor para você.

Pratique em tecidos velhos, bandejas de isopor ou telas até que se sinta confortável para pintar aqueles preciosos panos de prato. Não se preocupe se ficar ruim no começo. O importante é continuar tentando e não desistir!

como aprender a pintar em tecido

Viu só como pode ser fácil aprender a pintar em tecido? Não se esqueça de pesquisar também sobre os materiais necessários (como stencil, pincéis de cerdas macias e tintas próprias para tecido) para saber no que investir para começar. Para se aprofundar ainda mais e aprender novas técnicas, venha conhecer o curso da Escola de Pintura!

Agora, pegue tecido e tinta e mãos à obra!

Imagens: Escola de Pintura

7 Riscos de Pano de Prato para Imprimir – Baixe Grátis!

4 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado