Dicas Para Comprar Pano de Prato para Pintar

Comprar tecidos é sempre uma aventura! Quem trabalha com pintura em tecido, principalmente quando se é iniciante, costuma ter muitas dúvidas na hora de escolher o melhor pano de prato para pintar.

Por isso, vamos dar algumas dicas essenciais para comprar esse material tão importante no dia a dia de quem faz panos decorados, seja para uso próprio ou para venda. Confira nossas dicas e faça a melhor escolha!

7 Riscos de Pano de Prato para Imprimir – Baixe Grátis!

Riscos de Galinhas para Pintar em Tecido – Download Grátis

Diferença entre pano de prato e pano de copa

Mesmo quem já pinta está sujeito a confundir pano de prato com pano de copa. Os dois podem ser parecidos à primeira vista, mas têm qualidades e funções bem diferentes.

pintura em pano de prato
Fonte: Escola de Pintura

Enquanto o pano de prato serve principalmente para segurar a panela quente, e secar as mãos e os utensílios usados na cozinha, o pano de copa é um item mais decorativo. Por esse motivo, é muito usado para forrar bandejas, para dar apoio na mesa de jantar e para cobrir a comida que está sendo servida.

Para a diferença ficar mais clara é só pensar que o pano de prato é usado dentro da cozinha, nas tarefas do dia a dia, já o pano de copa é deixado à mostra com a finalidade de decorar. Ou seja, a principal diferença está no tipo de uso, mas o tipo de tecido também determina como deve ser usado cada pano.

O melhor tecido para cada função

pano de prato para pintar
Fonte: elo7

Para fazer peças destinadas à copa e à cozinha, indicamos trabalhar com tecidos 100% algodão, pois absorvem melhor a água. Para produzir um pano de prato simples, para ser usado no dia a dia, você pode usar um tecido mais em conta e de trama mais espaçada, como é o caso do pé de galinha.

Agora, quando o assunto é pano de copa, o ideal é escolher um tecido de qualidade superior e de trama bem fechadinha, como a sacaria. Com esse tecido a pintura fica mais realçada e você não gasta tanta tinta. Esse tecido custa um pouco mais caro, é verdade, mas pela qualidade vale super a pena.

Cuidados pré-pintura

qual pano usar para pintura
Fonte: comfortworld

Para que o tecido a ser trabalhado não encolha logo na primeira lavagem, basta escolher um que seja pré-lavado ou pré-encolhido (confira essa informação com o vendedor ou com o fabricante). Também é possível fazer esse processo em casa, aproveitando ainda para remover a goma do tecido.

Leia o postComo Preparar o Tecido para Pintura” e saiba mais sobre isso.

Como economizar ao comprar pano de prato para pintar

Quem tem a pintura como principal fonte de renda, deve sempre estar atento aos custos de produção para não levar prejuízo. Para economizar, algumas regrinhas são fundamentais na hora de comprar o pano de copa ou o pano de prato para pintar. Confira algumas!

pintura em tecido

1. Pesquise preços

Se você deseja economizar, não feche negócio logo na primeira loja que entrar. É bom pesquisar os preços em pelo menos 3 lugares diferentes.

Se for difícil fazer a compra dos materiais para pintura na sua cidade, dê uma olhada na internet. Existem várias lojas online nas quais você pode comprar tintas, tecidos e pincéis sem precisar sair de casa.

2. Compre tecido por metro

Toda cidade costuma ter um armarinho que vende tecidos por metro. Investir no tecido sem acabamento sai muito mais em conta do que comprar os panos já acabados. Você pode cortar os panos e fazer a bainha em casa, ou pode contar com a ajuda de uma costureira.

3. Peça desconto

Caso compre na loja física, pechinche algum desconto. Como nessas lojas os funcionários tendem a ser bastante receptivos, gostam de agradar para fidelizar o cliente. E quanto mais você comprar, mais fácil será negociar.

Agora que você já sabe o que precisa observar na hora de comprar pano de prato para pintar, e já sabe diferenciar a qualidade dos tecidos, já pode começar a produzir lindas peças de acordo com a necessidade dos seus clientes.

Para ficar cada vez mais experiente nessa atividade tão prazerosa, continue acompanhando as nossas postagens aqui no blog da Escola de Pintura. E para ver dezenas de aulas e riscos exclusivos, matricule-se na Escola de Pintura – aprenda técnicas incríveis sem sair de casa!

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil

Pintura em Pano de Prato Passo a Passo