9 Modelos de Flores para Pintar – Passo a Passos e Riscos Grátis

Não é que a arte imita mesmo a vida? Assim como na natureza, a grande variedade de riscos de flores para pintar em tecido deixa qualquer artista encantado. Entre as tantas opções, como margaridas, flores do campo, rosas, orquídeas e girassóis, fica até difícil decidir qual modelo de flor pintar primeiro.

Para que você tenha um gostinho de como podem ficar as suas peças com a aplicação de temas florais, organizamos uma lista com os mais lindos modelos de flores para pintar. Essas ideias são perfeitas para você observar a técnica, a combinação de cores e se inspirar!

Depois de conferir esses lindos projetos, aprenda a pintar uma uma rosa lindíssima, com a artesã Ângela de Paula, e um lírio, com a artesã Andrea Mendes. Continue com a gente e confira todas as dicas!

4 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado

Como Usar o Diluente para Tinta de Tecido

7 Modelos de Flores Para Pintar em Tecido

Separamos abaixo algumas pinturas florais produzidas pelos professores da Escola de Pintura. Se você deseja aprender, faça já a sua matrícula e tenha acesso a dezenas de riscos e aulas em vídeo.

1. Rosas com estêncil

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Ao contrário do que muita gente pensa, pintar rosas não precisa ser uma tarefa complicada. Para quem está começando, a dica é usar um estêncil próprio para tecido.

Além de poder misturar as cores, assim como você faria num outro tipo de pintura, esse tipo de molde pode ser reposicionado várias vezes sobre o tecido, dando movimento à pintura. Com essa facilidade, fica fácil criar uma composição linda e harmônica sem muito esforço.

2. Flor de cerejeira

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Você sabia que a flor de cerejeira também pode ser pintada com técnica de estêncil? Pois é, e o resultado é muito bonito!

O segredo para que as flores fiquem tão lindas quanto essas da foto é distribuir corretamente os tons claros e escuros. Escureça onde deseja dar profundidade, como o centro das flores, e clareie as partes que deseja evidenciar. Trabalhar o fundo da pintura com o efeito esfumado também é uma etapa muito importante.

Quer aprender técnicas de pintura e ter centenas de riscos disponíveis para baixar?

Conheça a Escola de Pintura e comece a praticar sem sair de casa! São centenas de projetos para acompanhar em vídeo, dicas para aperfeiçoar seu trabalho, portal para tirar dúvidas e muito mais vantagens. Clique aqui e saiba mais.

3. Copo de leite

Fonte: Escola de Pintura | Artesão: Jorge Delavega

Essa flor, tão tradicional quanto a rosa na pintura em tecido, é feita por cada artesão com pincéis e técnicas diferentes. O que não muda nunca é a exuberância dos copos de leite, que trazem requinte aos panos de copa e forros de mesa.

4. Hortênsias

As hortênsias, que podem ser brancas ou coloridas, geralmente são usadas para compor pinturas de jarros, buquês e cestas. À primeira vista pode não parecer, mas esse é um tipo de flor bem fácil de fazer.

O risco do pano deve ser preenchido com pequenas flores, até ficar completo. Porém, é preciso saber exatamente onde usar os tons mais escuros, assim você garante que suas flores fiquem bem realistas.

5. Orquídea

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Andrea Mendes

A orquídea, que na natureza pode ser encontrada em diferentes espécies, é uma flor bastante apreciada pelas pessoas. Então, se você está pensando em pintar panos com esse motivo floral, saiba que será sucesso na certa. Afinal, tem sempre uma amiga ou um parente que é apaixonado por orquídeas.

6. Flor do campo

flor do campo
Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

A flor do campo, por possuir traços mais simples e por dar uma liberdade maior na escolha das cores, é um modelo de pintura ideal para iniciantes. O mesmo risco pode render flores de diferentes cores, não há regra.

7. Hibiscos

Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Andrea Mendes

O hibisco, uma flor de origem asiática, é totalmente adaptada ao nosso clima. Na natureza, está disponível em uma grande variedade de cores, como laranja, amarelo, vermelho e rosa. Os panos pintados com essa flor ficam super lindos, vale a pena testar.

Agora que você já conferiu lindas inspirações, que tal colocar a mão na massa?

Flores Para Pintar: 2 Passo a Passos com Molde

Assista aos vídeos abaixo e aprenda a pintar dois tipos de flores passo a passo. Ha! E não se esqueça de baixar os moldes.

Projeto 1: Rosa com botões

Link do vídeo no YouTube: Como Pintar Rosa em Tecido – Passo a Passo

Molde da rosa

Para baixar o risco da rosa, clique no botão abaixo.

flores para pintar em tecido - rosa

Projeto 2: Lírio

Link do vídeo no YouTube: Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio

Molde do lírio

Para baixar o risco do lírio, clique no botão abaixo.

flores para pintar em tecido - lírio

Como você acompanhou, existem vários modelos de flores para pintar, capazes de deixar peças como panos de copa, forros de mesa e toalhas de rosto muito mais alegres e vistosas. Para começar a praticar, comece escolhendo o risco, depois, as cores de tinta que deseja usar.

E para aprender a pintar todos os projetos mostrados aqui, faça já a sua matrícula na Escola de Pintura. Nessa plataforma online você terá acesso a vídeo aulas com os melhores profissionais, tudo muito bem explicado. Não espere mais! Matricule-se já e aprenda a pintar como um verdadeiro artista!

7 Riscos de Pano de Prato para Imprimir – Baixe Grátis!

9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]