Blog

10 Riscos de Natal Para Pintura em Tecido

Quem está preparando os panos decorados para as festas de final de ano não pode abrir mão dos riscos de Natal para pintura em tecido. Com os motivos certos, como de Papai Noel, de renas e de sinos, você pode decorar várias peças em tecido para usar nessa época do ano.

Entre as peças pintadas mais requisitadas para o Natal, estão aquelas usadas para enfeitar e para cobrir alimentos. Isso inclui os panos de copa decorados, os panos de bandeja, os trilhos e as toalhas de mesa. Nossa, quanta coisa linda podemos fazer, não é mesmo?

Infelizmente não é tão simples achar bons desenhos natalinos na internet. Para que você não precise perder tempo com buscas frustradas, a equipe da Escola de Pintura preparou para você um pacote com 9 riscos de Natal para pintura em tecido. Confira!

Veja também:
Como Transferir o Risco de Pintura em Tecido
3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Como fazer pintura de Natal passo a passo

Riscos de Natal para imprimir

Os riscos estão no tamanho A4, prontos para você imprimir e usar.

Desenhos para pintar em pano de prato

Aproveite esses lindos desenhos para decorar várias peças em tecido, como bate mão, saco de pão, panos de copa, toalhas de chá, toalhas de mesa e até jogos americanos.

Caso você queira pintar peças que geralmente recebem desenhos menores, como é o caso dos guardanapos de mesa e das toalhas de rosto, basta reduzir o risco no momento da impressão. Veja como fazer isso no tópico abaixo.

Como Reduzir os Riscos de Pintura

Caso queira usar algum desses moldes em uma peça menor, a nossa sugestão é reduzir o molde (todos ou apenas aquele que você deseja usar). Para isso, configure o arquivo no momento da impressão.

Naquela janelinha que aparece quando você manda imprimir, altere o valor de 100% (tamanho original) para a proporção desejada (menor que 100). Por exemplo, caso queira um risco que seja a metade do tamanho original, basta escolher o valor de 50% e dar sequência à impressão. Fácil, né?

risco de natal para imprimir
Curso Pinturas de Natal em Tecido | Escola de Pintura

Risco de Natal para pintar em pano de prato

A impressão pode ser feita em uma impressora doméstica ou em uma gráfica rápida.

Caso tenha dificuldades para imprimir os riscos de pintura em tecido, ou para ajustá-los para o tamanho desejado, não hesite em pedir ajuda a um familiar ou a um amigo. Dessa forma, você não perde tempo e ainda terá o molde do jeitinho que precisa para usar em seus trabalhos.

Dica: Algumas artesãs mais habilidosas têm o costume de tirar o risco direto da tela, posicionando um papel e passando o lápis por cima. Nesse processo é importante não fazer muita força para não estragar a tela do seu computador ou tablet.

risco de natal para pano de prato
Curso Pinturas de Natal em Tecido | Escola de Pintura

Independente dos riscos que você escolher ou das peças que você deseja pintar, o importante mesmo é não deixar de produzir as suas peças de Natal. Depois de prontas, use-as para enfeitar a sua cozinha, para vender ou para presentear seus familiares.

Deixe um comentário e conte pra gente o que você achou desses riscos de Natal para pintura em tecido. Além disso, conte pra gente quais são as peças que você vai pintar primeiro.

Veja também:
Como Fazer Bolas de Natal em Patchwork
Pote de Vidro Decorado com Pintura Natalina

Como Pintar Flores em Tecido em Estilo Rústico e Livre

Aprender como pintar flores é o interesse da maioria das pessoas que começam a praticar essa técnica em tecido.

E não há quem não se encante pela delicadeza das flores e queia estampá-las em panos de prato, de copa, toalhas de mesa e de banho.

Dentro deste tipo de pintura é possível seguir vários estilos. Alguns artesãos são especialistas em rosas realistas, outros em modelos clássicos e assim por diante.

Mas neste artigo você vai descobrir um pouco mais sobre um estilo de pintura rústica e livre. É uma técnica incrível que te permite pintar peças mais artísticas.

Quem trabalha esse estilo no curso online da Escola de Pintura é o artesão Joni Ferreira. Suas aulas são cheias de truques, e no post abaixo você vai poder conferir alguns deles. Aproveite!

Veja também:
9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pintura em Tecido: 75 Modelos de Flores + Riscos Grátis

Pincéis e pinceladas livres

Em trabalhos mais delicados, geralmente escolhemos pinceis estreitos. Eles nos ajudam a ter mais precisam nos traços e também permitem construir camadas de cores mais marcadas.

Para pintar flores rústicas a escolha dos pincéis segue o caminho contrário.

Preferimos modelos mais largos (tamanho 12 a 16), que são ideais para pinceladas maiores e mais soltas.

Essa “falta de precisão” dos pincéis pode surpreender quem está habituado a outros estilos mais clássicos de pintura, mas é justamente esse fator que dá o aspecto rústico ao trabalho.

Não tenha medo de soltar a mão e não se prenda tanto aos limites dos riscos quando for pintar flores rústicas. O resultado vai te surpreender

Escola de Pintura | Artesão: Joni Ferreira

Escolha e mistura de tintas

A escolha das tintas também é importante para quem quer aprender como pintar flores rústicas.

Isso porque é ideal que você tenha uma paleta de cores que combinem de forma harmônica e que se misturem suavemente à cor escolhida para o fundo da peça.

O fundo, neste estilo, é mais marcado e aparente. Por isso ele precisa estar de acordo com as cores escolhidas para o risco. Caso contrário ele se destacaria dos elementos principais, gerando um desequilíbrio no trabalho.

Escola de Pintura | Artesão: Joni Ferreira

Gostou dessas pinturas? Então você vai amar aprender na Escola de Pintura! Lá você vai descobrir todas as técnicas, dicas e segredos para pintar qualquer peça, mesmo que seja uma completa iniciante. Clique aqui para mais informações.

Iluminação

Por mais livre que seja a pintura, alguns conceitos ainda precisam de atenção. A iluminação é um deles.

Esse ponto é crucial para que a sua pintura tenha dimensão e não fique “chapada” no tecido.

Antes de começar a pintar, analise o risco e entenda de que lado vem a luz sobre as flores e objetos, e mantenha todo esse destaque de iluminação no mesmo ângulo.

Um cuidado importante é lembrar sempre de diluir bem a tinta branca para não pesar demais e ter que corrigir depois.

Além de iluminar as flores, o branco vai te ajudar a definir as pétalas, deixando a pintura mais viva e realista.

Escola de Pintura | Artesão: Joni Ferreira

Pintura de texturas diferentes

Você sempre pode valorizar uma pintura de flores com outros objetos, como vasos, jarros e cestas.

Nas nossas aulas online, o professor ensina como pintar o efeito metalizado rústico numa jarra linda.

Essa técnica requer bastante prática e atenção aos pontos de luz e sombra.

Neste modelo da foto abaixo foram usados apenas três tons, além do preto e branco, e você pode ver quantas nuances e camadas ele pôde criar.

O segredo é começar pelo centro da peça com a cor mais clara e, a partir daí, construir os reflexos do metal de forma bem livre, mas sem esquecer da luz.

Como o metal reflete tudo o que esta em volta, é interessante trazer pinceladas da cor escolhida para o fundo da pintura. Assim o material da jarra parece ainda mais real.

Escola de Pintura | Artesão: Joni Ferreira

Com as dicas do Joni Ferreira vai ficar mais fácil aprender como pintar flores diferentes das que você já pinta.

Você vai se encantar com a beleza dos trabalhos rústicos e, com certeza, vai adorar pintar de forma mais livre e artística. 

Se você gosta de pintura em tecido e quer aprender mais técnicas como esta, conheça o curso online da Escola de Pintura.

Além dos trabalhos que você viu neste post, você vai ter acesso à centenas de outras aulas, riscos e apostilas para aprender e praticar em casa.

Com as aulas em vídeo super detalhadas, fica mais fácil entender os processos e truques dos professores. E com riscos em tamanho real, prontinhos pra imprimir, você vai ter mais praticidade para fazer o que ama.

Clique aqui e veja todos os detalhes sobre a Escola de Pintura

Veja também:
Como Pintar Rosas em Tecido: 7 Dicas Incríveis e Fáceis de Aplicar
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo

5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido

Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que você não precise perder tempo procurando por eles na internet, selecionamos 5 riscos de flores lindíssimos para você imprimir e usar à vontade! Além disso, aproveite para conferir várias dicas para fazer uma bela pintura de flores.

Veja também:
Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes
Material para Pintura em Tecido para Iniciantes

Riscos de flores – Download grátis

Clique no botão abaixo para fazer o download.

Riscos de flores para imprimir

Como baixar os riscos de flores

Aqui vai um passo a passo para você baixar os riscos pelo celular, tablet ou computador.

  1. Depois de clicar no botão de baixar, localizado logo acima, o arquivo abrirá automaticamente. Clique na setinha branca (localizada no canto superior direito) para fazer o download.
  2. Escolha onde deseja salvar o arquivo e clique na opção “salvar”. Se quiser, já pode fechar a página.

Dica: Para facilitar encontrar o arquivo, salve-o na “Área de Trabalho” do seu computador. Se você estiver no celular ou no tablet, ele provavelmente estará disponível para ser acessado na pasta “download”.

Curso de Jarros e Rosas | Ivanice Isabel

Como imprimir os riscos

Confira o passo a passo para fazer a impressão dos riscos em PDF.

  1. Com o arquivo aberto, leve o mouse até o canto superior direito da tela e clique no desenho da impressora (se preferir, aperte as teclas Ctrl + P do teclado). Rapidamente abrirá uma janelinha.
  2. Se a impressora já estiver ligada e conectada ao computador, basta clicar em “imprimir”.
  3. Aguarde a impressora parar de trabalhar e retire a folha.

Dica: Caso você precise de um risco menor, antes de clicar em “imprimir” você precisa alterar o valor da escala, de 100% (tamanho original) para um valor abaixo disso. Simples, né?

Esse trabalho será feito só uma vez,  já que depois disso você terá todos os moldes prontos para usar em peças futuras. Com o desenho em mãos, é só transferir o risco para o tecido.

4 Dicas para arrasar na pintura de flores

1. Onde aplicar as flores

As flores podem decorar os panos de copa, de mão, de prato e de bandeja, assim como os caminhos de mesa, as toalhas e as colchas de cama. Ou seja, são dezenas de peças que podem ser incrementadas com o charme das rosas, dos lírios, das tulipas, das orquídeas, dos girassóis e de outras flores tão amadas.

2. Como pintar flores

Antes de começar a pintar, fixe o tecido em uma base de madeira contendo cola permanente que deve estar seca. Isso serve para o seu pano não sair do lugar enquanto você pinta.

Comece a pintura fazendo o fundo, esfume a tinta ao redor do risco. Depois, preencha as pétalas com uma cor de base e ressalte-as com pontos de luz. Em seguida, pinte as folhas.

Para finalizar, complete o arranjo acrescentando alguns ramos, botões de rosas e pequenas flores, principalmente na base e nas laterais do desenho.

2. Qual o melhor tecido

Os tecidos 100% algodão são os melhores para você aplicar as flores – principalmente porque as técnicas usadas nesse tipo de pintura, como o sombreado, pedem um tecido mais fácil de trabalhar. Dentre as opções disponíveis no mercado, indicamos usar o algodão cru, a sacaria, a etamine, o tricoline e o linho.

3. Como escolher e usar cada pincel

Outro detalhe para ficar atenta é sobre os tipos de pincéis usados na pintura de flores. Cada tipo costuma ser usado em uma etapa diferente da pintura.

Tipos

O pincel redondo, por exemplo, pode ser usado para fazer o esfumado inicial ao redor do risco, mas também serve para aplicar a tinta na pintura com stencil.

O pincel chato serve para fazer a cobertura. Os mais velhinhos, de cerdas bem curtinhas, são usados para fazer raminhos ao final do trabalho e o sombreado entre as flores, dando a sensação de profundidade.

O pincel chanfrado pode ser facilmente usado com duas cores de tinta (uma em cada ponta), sendo perfeito para pintar folhas e fazer sombreados em áreas mais difíceis de acessar.

Para pintar pequenos galhos e ramos você pode usar o pincel leque – ele tem as cerdas abertas que facilitam a execução desses detalhes. O filete é o mais indicado para fazer traços finos, contornos e até a escrita de nomes.

Tamanhos

Já o tamanho do pincel deve ser escolhido sempre de acordo com o tamanho da área a ser pintada. Em geral, o número 0 é o mais usado nos contornos. Para as outras etapas da pintura geralmente são usados os pincéis de número 2, 4, 6, 8 e 10.

Curso de Jarros e Rosas | Ivanice Isabel

Aqui você teve acesso à 5 riscos de flores e algumas dicas preciosas para usá-los da melhor maneira em seus trabalhos.

Na Escola de Pintura tem muito mais, um curso completo para você aprender a pintar de verdade. CLIQUE AQUI e saiba mais, aprimore suas técnicas, divirta-se e aumente a renda da família pintando e vendendo lindas peças!

Veja também:
24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido
Capa de Almofada pintada à mão (Passo a Passo)

5 Desenhos Para Pintura em Tecido Infantil – Baixe Agora Mesmo

Trabalhar com pintura em tecido é ter a oportunidade de se aventurar em vários estilos, basta variar as técnicas e os riscos. Porém, sabemos que existem alguns tipos de pintura mais amados, como é o caso da pintura infantil, muito usada para decorar fraldas, toalhinhas e outras peças infantis. Pensando nos artesãos que são apaixonados por esse estilo, preparamos um PDF com 5 desenhos para pintura em tecido infantil, prontinhos para baixar e usar.

Se você gostou do assunto de hoje, continue com a gente! Baixe lindos riscos de bichinhos e ursinhos para usar à vontade e veja dicas para aplicá-los. Além disso, descubra quais são os temas infantis mais usados!

Veja também:

Como Fazer Capa de Almofada Estampada com Cactos – Passo a Passo

Como Fazer Carimbo para Estampar Tecido – 5 Maneiras Simples

Desenhos Para Pintura Infantil – Baixe Grátis!

Aqui você pode baixar belos riscos para executar os 5 projetos mostrados abaixo.

Clique no botão abaixo para fazer o download.

desenhos para pintura em tecido infantil

Dica: Para saber quais os pincéis e cores de tintas utilizadas em cada projeto, e ver o passo a passo completo, acesse o portal da Escola de Pintura e faça a sua matrícula.

Dicas de aplicação

A pintura feita com esses riscos super mimosos podem ser aplicadas nas seguintes peças:

  • fraldas de pano;
  • toalhas e fraldas de boca;
  • toalhas fralda;
  • toalhas de banho;
  • fronhas;
  • lençóis de cama e berço;
  • bandô de cortinas;
  • saias de berço;
  • almofadas;
  • bodyes;
  • mantas.

Essas são apenas algumas opções de peças que podem ser decoradas com os riscos que você acabou de baixar. Você pode deixar algumas peças prontas para venda ou trabalhar por encomenda. As peças mais procuradas são, sem sombra de dúvida, as fraldas de pano decoradas com bichinhos e as toalhinhas de boca personalizadas com o nome da criança.

Dicas Para Trabalhar com Pintura Infantil

Confira dicas essenciais para ter peças de qualidade, bonitas e bem acabadas!

  • Como a pele das crianças é mais sensível, escolha tecidos macios ao toque e 100 % algodão, como a fralda de pano e o piquet, material muito usado na produção de mantas. Tecidos ásperos ou de material sintético não são muito indicados.
  • Como as peças infantis podem sujar com facilidade, dê preferência para tecidos de boa qualidade, que você sabe que vão resistir às lavagens. É melhor gastar um pouco mais na compra do tecido do que entregar para o cliente um produto de má qualidade.
  • Para deixar as peças mais bonitas, faça o acabamento do tecido com biquinhos de crochê, passa fitas ou outra técnica à sua escolha. Esses detalhes simples vão valorizar ainda mais a sua pintura.

Pintura infantil com stencil
Fonte: Escola de Pintura

  • Enfeite a pintura principal com motivos menores, como borboletas, formas geométricas, nuvens, arabescos, flores, laços e graminhas. Esses desenhos podem ser feitos à mão livre, a partir de um risco ou com um estêncil à sua escolha.
  • Caso queira deixar as cores mais suaves, use clareador junto com a tinta de tecido. Faça essa mistura sempre que necessário, no próprio tecido ou numa bandejinha.
  • Caso pinte tecidos de trama muito abertas, como é o caso de algumas fraldas de pano, prepare a área a ser pintada com uma misturinha especial que vai formar uma base perfeita para receber a tinta. Veja aqui a receita.
  • Sempre que possível, personalize as peças com o nome da criança. Escreva usando tinta dimensional, tinta expansível com calor (Acripuff), tinta de tecido comum, estêncil de alfabeto ou caneta para tecido.

Siga essas dicas e capriche na produção das suas peças!

Conheça a Escola de Pintura

Todos essas técnicas, dicas e riscos de pintura são encontradas na Escola de Pintura. Temos centenas de aulas super detalhadas com temas para todos os gostos: flores, frutas, bonecas, paisagens e muito mais. Clique aqui e saiba mais.

4 Sugestões de Temas Para Pintura em Tecido Infantil

Dentro da pintura infantil existem vários temas que podem ser trabalhados. Confira abaixo os principais e inspire-se!

1. Bichinhos

Os animais, sejam os domésticos, da floresta, do jardim ou do fundo do mar, são perfeitos para decorar peças infantis. O legal é que os bichinhos servem para decorar o enxoval de meninos e meninas.

Fonte: Escola de Pintura

Fonte: Escola de Pintura

2. Ursinhos

Quando falamos de enxoval infantil não dá para deixar de pensar nos ursinhos, não é mesmo? Eles são fofinhos e podem aparecer em diferentes apresentações, como ursinho marinheiro, urso de laço, de gravata e ursinha princesa. Essa variedade é ótima, pois dá mais opções para o cliente e artesão.

ursinho com guarda-sol
Fonte: Escola de Pintura

ursinho com laço
Fonte: Escola de Pintura

3. Personagens

Os personagens infantis, como o Mickey e a Minnie, também são perfeitos para decorar peças infantis – como é o caso das toalhinhas.

Toalhinha Minnie
Fonte: Escola de Pintura

toalha Mickey
Fonte: Escola de Pintura

4. Bebês

Os desenhos para pintura em tecido infantil também podem ser mais trabalhados. As mantas, muito usadas para embrulhar o bebê nos primeiros meses de vida, ficam uma graça com a pintura de bebezinhos.

Fonte: Escola de Pintura

 

Bebê com flores
Fonte: Escola de Pintura

Pintura bonequinha
Fonte: Escola de Pintura

pintura infantil em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Como deu para perceber, as peças pintadas com desenhos infantis ficam lindíssimas e, por isso, fazem muito sucesso entre as pessoas que adoram itens personalizados. Se você ainda não trabalha com isso, que tal começar?

Na Escola de Pintura você encontra tudo que você precisa para se aventurar nesse e outros estilos de pintura. Faça já a sua matrícula e tenha acesso total a centenas de aulas e vários desenhos para pintura em tecido infantil, prontos para imprimir e usar! Assista ao vídeo abaixo e tenha um gostinho das peças que você pode aprender a pintar.

Veja também:

Como Usar o Diluente para Tinta de Tecido

3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Como Diluir Tinta de Tecido – 4 Maneiras Para Você Escolher

A tinta de tecido que você compra nos armarinhos vem prontinha para uso, é só tirar a tampa, despejar na bandejinha e começar a usar.

Porém, caso a tinta esteja muito ressecada, ou caso você precise de um produto com uma consistência mais rala e fina para usar em alguns tipos de trabalho, já pode imaginar que será necessário diluí-la antes de usar.

Pensando nessas situações, vamos ensinar como diluir tinta de tecido. Aprenda diferentes métodos e simplifique a sua vida!

Veja também:
7 Tipos de Tinta para Tecido que Você Precisa Conhecer
Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter

Em que Casos Você Deve Diluir a Tinta de Tecido

Não é sempre que você precisará diluir suas tintas. Esse processo só deve ser feito em alguns casos bastante específicos:

  • quando a tinta estiver grossa (por ter ficado destampada ou guardada por muito tempo);
  • quando você precisar de uma tinta mais rala para escrever no tecido e contornar as pinturas;
  • caso queira usar a tinta de tecido em um aerógrafo;
  • caso queira trabalhar com as técnicas de pintura tie-dye ou aquarelada;
  • caso precise de tintas em tons mais suaves, como para serem usados na pintura de fraldas.

Pensando nessas situações, vamos ensinar no tópico abaixo vários métodos para ralear a tinta. Mas atenção: não devem ser feitos caso a tinta esteja vencida. Nesse caso, devem ir direto para o lixo.

Como Diluir Tinta de Tecido – 4 Métodos Mais Usados

Como prometido, vamos revelar como diluir tinta de tecido. Assim você vai conseguir usar um único produto em diferentes técnicas, e ainda evitará desperdício.

1. Com sal de cozinha

Caso você fique muito tempo sem usar tinta, é normal que ela perca água e fique grossa e endurecida. Se ela ainda estiver dentro da validade, não há razão para jogá-la no lixo. A forma mais eficaz de deixá-la com a mesma textura de uma tinta recém comprada é diluí-la com uma pitada de sal de cozinha.

Não acredita? É só fazer o teste em casa e ver que realmente funciona. Nesse método você precisa colocar uma pequena quantidade de sal fino dentro do pote, tampar e agitar por um minutinho. Quando abrir o frasco você já notará diferença na textura da tinta. Se você usar a quantidade certa de sal, sua tinta ficará bem cremosa e ideal para ser usada novamente em seus projetos de pintura em tecido.

Dica: Coloque pouco sal por vez até atingir a consistência desejada. Se colocar muito sal, sua tinta pode ficar rala como água e imprópria para uso. 

2. Com água

Como a tinta de tecido é à base de água, pode ser diluída nesse mesmo líquido – tão presente em nossas vidas e tão usado para fazer a limpeza dos pincéis.

Primeiro, coloque um pouco da tinta (que deve estar com a consistência padrão) em um prato ou bandejinha. Em seguida, umedeça as cerdas do pincel em água limpa. Por fim, mexa a tinta da bandeja com o pincel úmido até que a mistura fique homogênea.

Você verá que sua tinta de tecido ficará mais fina e ralinha – esse é o ponto certo, bem parecida como a consistência da tinta Aquarela Silk (tinta muito usada nas técnicas tie-dye e aquarela em tecido). Use a tinta raleada em água para contornar desenhos, escrever no tecido e fazer outros vários detalhes em seus trabalhos.

Caso queira usar a tinta em pinturas aquareladas, ou com a técnica tie-dye, raleie uma quantidade maior de tinta. Não recomendamos colocar água dentro do potinho de tinta e guardá-la para ser usada depois; pois, ao invés de ficar com a textura cremosa, ela ficará elástica e imprópria para uso após alguns poucos dias. O correto é fazer a diluição da tinta em água limpa e usá-la no mesmo dia.

3. Com diluente para tinta de tecido

Usar um diluente próprio para tinta de tecido é o método mais recomendado pelo fabricante, mas pode não funcionar caso a tinta esteja muito endurecida dentro do frasco. Nesse caso, teste a primeira técnica ensinada aqui.

O diluente próprio para tinta de tecido é fácil de ser encontrado nos armarinhos e tem várias funções: deixa a tinta mais suave, ajuda no deslizar do pincel, retarda a secagem da tinta e ajuda a tinta a se fixa melhor nas tramas do tecido.

Além disso, facilita a criação de vários efeitos na pintura, como o sombreado e o degradê, que são essenciais em pinturas mais realistas.

Por ser um aliado na execução de diversas técnicas, o diluente pode ser misturado à tinta antes ou durante o uso da tinta, mas nunca despeje o produto direto no frasco, faça a mistura sempre numa bandejinha.

Esse produto também pode ser aplicado antes da tinta, formado uma base perfeita para receber a tinta. Para saber mais sobre as facilidades desse produto, leia o post “Como Usar o Diluente para Tinta de Tecido“.

4. Com água e diluente

Para estampar camisetas e outras peças usando um aerógrafo, uma máquina que dispensa a tinta em jatos finos, é preciso usar uma tinta bem fininha e sem grumos, até mesmo para não obstruir a agulha em que sai a tinta.

Para esse tipo de trabalho, a nossa dica é diluir um frasco pequeno de tinta de tecido (37 ml) usando até 20 ml de água mais 10 ml de diluente de tinta de tecido.

É recomendável que essa mistura seja usada até no outro dia, pois, após alguns dias guardada, a tinta diluída com esses ingredientes tende a formar alguns grumos que ficam bem parecidos com borracha. Se isso acontecer, e mesmo assim você queira usá-la, passe a tinta já diluída por uma peneira fina. Ela ficará lisinha novamente e pronta para uso.

Agora que você já sabe como diluir tinta de tecido para os mais variados usos, que tal começar os testes? Com essas dicas você nunca mais precisará jogar fora suas tintas de tecido que ficarem endurecidas. Além disso, saberá como proceder quando precisar de uma tinta mais rala ou mais lisinha para executar seus trabalhos.

Ficamos por aqui. Deixe um comentário e conte pra gente o que você achou das dicas.

Veja também:
3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido
5 Benefícios da Pintura em Tecido Para a Saúde que Vão Mudar Sua Vida

Como Fazer Pintura em Seda – 2 Técnicas Passo a Passo

pintura em seda é muito usada em peças de decoração e vestuário. Como costuma ser feita de maneira mais livre, pode ser executada de diferentes maneiras, dependendo do gosto do artesão e do efeito estético desejado.

Para que você possa se familiarizar com essa linda arte, vamos ensinar 2 técnicas simples, perfeitas para iniciantes. Aprenda como pintar a seda e criar estampas exclusivas. Com essas dicas, você vai poder fazer cortinas, forros de bandeja, cangas, saídas de praia e muito mais!

Veja também:

Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações

Blusa Cropped com Estampa de Melancias – Aprenda a Fazer!

Pintura em seda com carimbo

Fonte: estampariaartesanal | Imagem ilustrativa

Com o tutorial abaixo, você vai aprender uma técnica simples de pintura em seda, que consiste em criar um fundo (em uma única cor) e aplicar as estampas, que pode ser feita com folhas secas ou carimbos.

Materiais necessários

  • Seda pura pongê nº 5 na medida desejada
  • Bastidor de madeira no mesmo tamanho do tecido
  • Tachinhas simples ou de 3 pontas
  • Espessante acrílico (fixador de tintas)
  • Pincel mousse números 1 e 2
  • Pincel chato nº 16
  • Pincel redondo nº 14
  • Tintas aquarela líquida nas cores desejadas
  • Folha seca, carimbo ou outro objeto que queira usar para fazer as estampas
  • Recipientes para despejar e misturar as tintas

Passo a passo

1. Estique o tecido no bastidor e prenda com as tachinhas.

2. Escolha uma cor de tinta para o fundo e pinte toda a seda com o pincel mousse. Espere secar e vire o bastidor para que o tecido fique sobre uma superfície plana e firme.

3. Adicione espessante na tinta até que ela fique com a consistência de mel. Repita esse processo com as outras cores de tinta que serão usadas para fazer a estampa.

4. Com o pincel chato, aplique a tinta com espessante na peça que deseja carimbar. Se desejar, você pode usar duas cores diferentes ao mesmo tempo.

5. Com bastante cuidado, carimbe o tecido.

6. Após criar a estampa, vire o bastidor, deixando o lado direito do tecido para cima.

7. Se desejar, pinte o barrado do lenço com uma tinta mais chamativa e com o pincel mousse número 1. Use a própria estrutura do bastidor como guia. Depois é só retirar do bastidor.

8. Deixe secar por 2 dias, depois lave e passe para poder usar.

Pintura em seda com contorno

Fonte: asnovidadesdabranca | Imagem ilustrativa

Como a tinta para seda é bem ralinha e aquosa, ela se expande com facilidade. Com a técnica de contorno, você pode criar um desenho em relevo e delimitar até onde deve ir a tinta no tecido. Desse modo, fica muito mais fácil criar mosaicos e figuras variadas. Mas, para essa técnica dar certo, é preciso unir direntinho as linhas.

Se você ainda não conhece, o material utilizado para fazer os contornos na seda é o delineador de tecidos, também conhecido como guta. O processo é bem simples e o resultado fica lindo. Confira!

Materiais necessários

  • Seda pura pongê nº 5 na medida desejada
  • Bastidor de bordado
  • Pincéis variados
  • Tintas aquarela líquida nas cores desejadas
  • Delineador para tecido

Passo a passo

1. Fixe a seda no bastidor.

2. Desenhe a figura com o delineador. Não se esqueça de contornar também as bordas. Deixe secar.

Dica: Existem várias marcas e cores de delineador para você escolher: dourado, preto, vermelho e até transparente. O transparente é um verdadeiro curinga, pode ser usado em todo tipo de trabalho pois não vai “brigar” com as outras cores.

3. Antes de começar a pintura, faça um teste rápido. Molhe o pincel na água e aplique bem próximo às bordas dos contornos que você fez com o delineador de tecidos. Se a água não expandir para o outro lado, quer dizer que as linhas estão bem fechadinhas.

4. Pinte a figura com as cores escolhidas; comece com as mais claras.

Dica: Se a área for muito grande, umedeça a seda para evitar a formação de manchas. 

5. quando a pintura estiver pronta, retire a seda do bastidor e deixe secar.

6. Aguarde 2 dias antes de lavar.

3 Ideias de pintura em seda

Confira alguns trabalhos retirados da internet e inspire-se!

1. Seda com estampa de girassóis

pintura em seda girassóis
Fonte: criacoesemfamilia

2. Canga com estampa de fundo do mar

Artesã: Maria José – Pintura em seda

3. Echarpe com a técnica batik

pintura em seda echarpe
Fonte: Elo7 | Tzue

Viu como a pintura em seda permite uma série de variações? Siga nossas dicas e tente fazer peças como as que mostramos aqui para usar, vender ou presentear.

Ficamos por aqui. Deixe um comentário e conte pra gente o que achou dos passo a passos e sugestões.

Foto da capa: criacoesemfamilia

Veja também:

Como Diluir Tinta de Tecido – 4 Maneiras Para Você Escolher

Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças

pintura em emborrachado

4 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado

A pintura em emborrachado, por conta da porosidade, demanda alguns truques que facilitam e deixam o trabalho com um aspecto mais bonito.

Para te ajudar a fazer lindas peças para usar e vender, separamos dicas essenciais para fazer esse tipo de pintura, da preparação à finalização. Acompanhe!

Veja também:
9 Riscos de Rosas para Pintura em Tecido [Prontos para Imprimir]
Pincéis Para Pintura em Tecido – 6 Formatos Que Você Precisa Conhecer

O que é tecido emborrachado?

O emborrachado para pintura é um material maleável que tem duas faces. A parte de cima é um tecido grosso e de aspecto áspero, sobre o qual é feita a pintura e a impermeabilização, caso necessário.

Verso do tecido emborrachado

Já a parte de baixo é mais grossa e macia – lembra um EVA, porém bem mais lisa. O lado que fica para baixo adere bem às superfícies e tem a função antiderrapante. Por conta dessa característica o tecido emborrachado é bastante recomendado para a confecção de tapetes de banheiro e cozinha.

Dica 1: Como preparar o emborrachado

Antes de cortar e riscar o emborrachado, é preciso prepará-lo para a pintura. Essa dica, além de  facilitar o risco, economiza tinta e deixa as cores muito mais vivas.

Primeiro, misture em um pote de vidro com tampa uma colher cheia de tinta látex em um pouco de água. Tampe o vidro e agite-o até diluir todo o produto. Depois, complete o frasco com água e agite novamente. Despeje um pouco dessa mistura em um prato fundo.

Com um rolinho de espuma, aplique o produto sobre todo o tecido do emborrachado. Aguarde secar antes de cortar a peça.

Dica: O frasco utilizado nessa receita tem capacidade para 350 ml.

Dica 2: Como cortar o emborrachado

Meça o tamanho desejado para a peça usando uma régua comum e um lápis para fazer as marcações. Depois, posicione uma régua de pedreiro sobre as marcações e faça os traços retos com um lápis 4B. Essa dica da régua de pedreiro é muito boa para riscar peças grandes, como passadeiras e caminhos de mesa.

Para auxiliar o corte, posicione o lado mais grosso da régua comum sobre o risco que você fez, e segurando-a bem firme, corte o emborrachado com o estilete. Vá posicionando a régua sobre cada uma das partes do risco até finalizar todo o corte.

Para ter certeza de que a peça está com os lados retos, dobre-a ao meio e avalie se está tudo certo. Após ter certeza de que o corte está bem alinhado, dê acabamento nas bordas da peça com bicos de crochê, se desejar.

Dica 3: Como riscar o emborrachado

Para riscar o emborrachado sem estragar seu molde, primeiro transfira o desenho escolhido para um papel manteiga usando uma caneta permanente. Depois, posicione um carbono para tecido, com o lado mais escuro virado para baixo.

Agora, sobreponha o papel manteiga no carbono para tecido e passe um lápis sobre todo o risco para transferi-lo para o emborrachado. Para não rasgar o papel, mantenha o lápis deitado no momento de riscar e use pouca força.

Risco para pintura

Dica 4: Como impermeabilizar o emborrachado

É possível proteger a pintura em emborrachado através de uma impermeabilização caseira. Para essa etapa você só vai precisar de um verniz para tinta de parede (que pode ser brilhante ou fosco, de acordo com o acabamento desejado) e de lustra móveis.

Primeiro, espalhe o verniz com um rolinho de maneira uniforme sobre a pintura já seca. Depois, leve a peça para secar ao sol por aproximadamente 2 horas. Para finalizar, aplique um pouco de lustra móveis com o auxílio de um pano úmido. Para prolongar a impermeabilização essa última etapa pode ser feita regularmente, sempre após cada lavagem.

Pintura de rosas em emborrachado sendo finalizada

Como você acompanhou, existem alguns segredinhos para facilitar a pintura em emborrachado e deixar suas peças bonitas por muito mais tempo.

Aplicando todos eles, com certeza seus tapetes, passadeiras, centros de mesa e caminhos de mesa  ficarão mais bonitos, duráveis e bem acabados.

Gostou do que aprendeu? Então conheça a Escola de Pintura e aprenda outras técnicas muito usadas na pintura em tecido.

Veja também:
Pintura em Tecido Para Iniciantes
47 Riscos Para Pintura em Tecido

Aprenda Como Fazer Lindas Pinturas em Toalhas

A pintura em toalhas é uma técnica popular e muito apreciada pelos artesãos que já tem experiência com pintura em tecido. Afinal, além de cumprir perfeitamente suas funções, as toalhas decoradas deixam o banheiro muito mais bonito.

Para esse tipo de trabalho você pode escolher entre uma gama extensa de motivos: flores, nomes, temas infantis, entre outros ideias lindas. E hoje, vamos mostrar alguns modelos de toalhas pintadas à mão livre e com stencil.

A pintura com stencil é uma técnica perfeita para iniciantes ou para quem tem dificuldade pintar à mão livre. Além da praticidade, esse estilo confere muita sofisticação à pintura. Então, se você quer aprender mais, continue com a gente!

Veja também:
Pintura em Tecido Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo
Riscos para Pintura em Tecido: Flores, Bonecas e Frutas +46 Fotos

Toalhas pintadas à mão com stencil

O uso do stencil (ou molde vazado) na pintura pode facilitar muito seu trabalho, desde que seja feito com muito cuidado.

Caso contrário, a pintura pode ficar manchada ou até mesmo com um aspecto “chapado”, já que a construção da luz e sombra é feita de maneira diferente.

Para explicar como usar o stencil na pintura em tecido a artesã Ângela de Paula, preparou 4 pinturas em toalhas com temas lindos. Confira as fotos!

pintura em tecido toalha
pintura em tecido toalha

Essa toalha foi completamente pintada com o auxílio do stencil: as flores, a frase e os ornamentos na borda.

Como você pode ver, essa forma de pintar resulta num trabalho limpo e com todos os limites bem marcados, parece até uma estampa pronta, não é?

pintura em tecido toalha
pintura em tecido toalha
pintura em tecido toalha

Em outra peça, o stencil foi usado para decorar as bordas da pintura de rosas, que foi feita à mão livre.

Esse decorativo com arabescos dá um toque de sofisticação aos riscos de rosa e deixa a toalha muito elegante. O que achou?

Gostou das toalhas pintadas? Você pode aprender como pintá-las, passo a passo, agora mesmo! Se inscrevendo na Escola de Pintura, você terá acesso à centenas de aulas, riscos e dicas de pintura em tecido. Clique aqui para mais informações.

pintura em tecido toalha
pintura em tecido toalha

Usando o stencil para pintar em tecido, você não precisa criar um fundo na peça. A ideia é justamente uma pintura mais leve e sutil, como na peça abaixo onde foram pintados galhos, flores, um passarinho e arabescos – todos feitos com moldes vazados.

Apesar de estar pintando com um molde, é muito importante trabalhar camadas de cores claras e escuras, criando sombreado, degradê ou um efeito de luz. Assim, a pintura não vai ficar com aquele aspecto chapado e sem vida.

Na Escola de Pintura, a professora ensina como fazer criar esses efeitos de profundidade de forma bem simples. Se quiser aprender tudo isso com a ajuda das aulas em vídeo, conheça o nosso curso. Tenho certeza que você vai aproveitar muito todas as dicas!

pintura em tecido toalha
pintura em tecido toalha

Toalhas de banho pintadas à mão

Até mesmo as toalhas de banho podem receber pinturas lindas. O acabamento fica bem diferente e único. Veja alguns modelos pintados pela artesã Rosana Mariquito, na Escola de Pintura.

Como você viu, a pintura em tecido para toalhas pode ser feita de forma simples e as peças servem para as mais variadas ocasiões e perfis pessoais, tudo depende do motivo escolhido para pintar.

As toalhas pintadas também são perfeitas para presentear: você pode montar belos kits combinando tolhas de banho e de rosto. Qualquer gostaria de ganhar – ou até comprar – um belo jogo personalizado, não é?

Para aprender mais técnicas de pintura em tecido e ter acesso à centenas de aulas em vídeo, entre já para a Escola de Pintura.

Você vai aprender como pintar personagens, bichinhos, flores, frutas, e bonecas em diversos tipos de tecido. Clique aqui para ver todas as informações.

Veja também:
Como Fazer Pintura com Giz de Cera – Passo a Passo e Inspirações
Pintura em Tecido: Dicas, Riscos de Flores + 75 Fotos

Pintura de Frutas em Tecido: Dicas e Riscos para Baixar

pintura de frutas em tecido é super versátil e pode ser aplicada em peças variadas. Você pode decorar panos de prato, forros de mesa, aventais, toalhas de banho, etc. 

Além da versatilidade, os riscos de frutas são perfeitos para quem está começando na pintura em tecido. Praticando esse estilo, você pode explorar técnicas de luz e sombra e degradê, combinação de cores e diferentes tipos de acabamentos.

Neste post você vai conferir dicas simples, mas essenciais para pintura de frutas. Além disso, separamos 3 riscos de frutas pra você imprimir gratuitamente. Confira!

Veja também:
Pintura em Tecido Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo
71 Ideias de Artesanato com Pintura em Tecido para se Inspirar

5 Dicas para pintar frutas em tecido

Antes de ler as dicas de pintura, baixe no botão abaixo 3 riscos de frutas para pintar.

1. Dilua a tinta

O diluente vai retardar a secagem das tintas, o que facilita o esfumado e a mistura das cores. Para pintar frutas bem acabadas e realistas, tenha sempre à mão esse produto, que pode ser usado diretamente no tecido ou misturado à tinta.

2. Siga as cores fiéis da fruta

Sempre respeite as cores da fruta em sua forma natural. Assim, se você for pintar uma maçã, é possível utilizar tons de vermelho, amarelo, verde e marrom.

A mesma regra vale para a pintura de folhas e cabinhos, que podem receber pinceladas de verde, marrom, laranja e amarelo.

3. Comece com as cores claras

Comece a pintura criando uma base clara para as frutas e vá introduzindo os tons mais escuros aos poucos.

Além de garantir um resultado mais preciso de acordo com a fruta, fica mais fácil criar o degradê necessário.

4. Aplique o efeito de luz

Depois de fazer a base mais clara, entenda como a luz incide na fruta e faça o sombreado, use também a tinta de tecido branca para fazer pontos de luz sobre as frutas.

5. Finalize a pintura com gotinhas

As gotinhas que imitam água dão um tom realista para sua pintura. Esse detalhe é lindo e não é difícil de fazer!

Confira aqui um passo a passo super fácil: Como Pintar Gotas em Tecido – Passo a Passo

Agora que você já leu todas as dicas para pintar frutas em tecido, confira outros modelos lindos para se inspirar!

Viu só quantas pinturas de frutas lindas e bem trabalhadas? Esse tipo de trabalho te permite explorar as técnicas mais usadas na pintura em tecido. Sem falar que você pode pintar várias peças para vender e presentear!

flores e frutas em tecido
pintura de frutas em tecido

Para aprender mais técnicas de pintura em tecido e ter acesso à centenas de aulas em vídeo, entre já para a Escola de Pintura. Aprenda a pintar personagens, bichinhos, flores, frutas, bonequinhas e muito mais. Clique aqui para ver todas as informações.

Veja também:
Pintura em Tecido: 75 Modelos de Flores + Riscos Grátis
Pintura para Pano de Prato Decorado: 36 Ideias para se Inspirar

Aprenda Como Pintar Falso Babado em Tecido

O falso babado é uma técnica de pintura que visa a imitar babados. Com isso, os trabalhos de pintura em tecido ficam ainda mais valorizados e diferenciados. Isso porque, diferentemente de outras peças, nesse caso o babado não é feito em tecido, mas é representado por meio da pintura.

Esse estilo de pintura é muito utilizado em panos de prato e panos de copa. Além disso, pode ser usado também em outras peças, como toalhas de mesa e camisas.

Pensando nessa técnica que agrega muito valor às pinturas, separamos dicas indispensáveis para que você possa pintar babados com perfeição. Para você se inspirar, ao longo das dicas, você vai conferir 7 modelos diferentes de falso babado em tecido. Vamos lá?

Veja também:
17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa
Como Pintar Pano de Prato – As Melhores Dicas para Começar

Falso babado em tecido: Passo a Passo e Risco de Pintura

Baixe o risco desse projeto!

Falso babado – Versão A4

Falso babado – Versão A3

Dica 1: Preencha o risco

Preencha todo o risco do falso babado com pinceladas leves, já que esse tipo de detalhe requer delicadeza. Para o fundo da pintura, é fundamental usar tons mais claros.

Babado em tons de amarelo com detalhes feitos de stencil | Escola de Pintura
Barrado natalino em tons de verde e azul com arabescos | Escola de Pintura

Dica 2: Sombreie a pintura

Usando tons um pouco mais escuros do tom inicial, sombreie o seu babado. Para isso, comece depositando a tinta nas bordas do risco e vá esfumando-a levemente. Depois, sombreie as dobras verticais dos babados, demarcando-as.

Babado em tons de azul claro sombreado em tons de azul escuro | Escola de Pintura
Babado em tons rosados e arroxeados | Escola de Pintura

Dica 3: Ilumine a pintura

Aguarde a secagem da pintura e ilumine-a usando a tinta branca. Os locais mais estratégicos a serem iluminados nesse tipo de técnica são nas demarcações entre cada um dos babados, que você sombreou anteriormente.

Babado vermelho com detalhes em renda | Escola de Pintura
Barrado amarelo sombreado e levemente iluminado | Escola de Pintura
Você pode aprender como fazer todas essas pinturas agora mesmo! É só se inscrever na Escola de Pintura e aproveitar todos os benefícios: centenas de aulas em vídeo, riscos prontos para imprimir e um grupo de discussão com alunos para tirar dúvidas e trocas experiências. Com certeza vai ser muito proveitoso para você! Clique aqui para mais informações.

Dica 4: Faça detalhes usando stencil

O stencil é um utensílio muito prático para criar qualquer tipo de detalhe em suas pinturas, desde simples bolinhas a arabescos mais sofisticados. Confira mais dicas sobre esse utensílio em Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!

Babado com arabescos azuis feitos com stencil | Escola de Pintura
Babado com corações e bolinhas feitos com stencil | Escola de Pintura

Como você acompanhou, existem muitos modelos de falso babado. E com algumas dicas, é possível personalizar cada um deles de acordo com o tipo de resultado que você deseja para as suas peças. Por isso, com os três riscos que disponibilizamos aqui, você poderá criar inúmeros babados.

Gostou das pinturas? Então conheça a Escola de Pintura e tenha acesso a todos os vídeos que ensinam o passo a passo detalhado de cada uma delas e de muitos outros projetos incríveis!

Veja também:
Pintura em Pano de Prato Passo a Passo
Aprenda quais são os Pincéis Para Pintura em Tecido Mais Usados