Blog

8 Dicas de Pintura em Tecido Para Iniciantes

pintura-em-tecido-para-iniciantes-dicas-e-truques

Quem tem vontade de fazer artesanato e se apaixona pela pintura em tecido, logo começa a se perguntar: “- como começar? “- Será que tenho talento?” Essa reação é super normal, já que se trata de algo novo e inexplorado.

Mas como tudo na vida, o aprendizado só começa a partir do momento em que damos o primeiro passo. É verdade que muitas pessoas possuem um talento próprio para a pintura, mas isso não é e nunca foi um pré-requisito para pintar.

E foi pensando em você, e nas centenas de mulheres do mundo todo desejam se aventurar nesse maravilhoso universo, que trouxemos dicas especiais para quem está dando os primeiros passos. Aqui você vai ver 8 dicas de pintura em tecido para iniciantes. São truques básicos mas indispensáveis para facilitar a sua vida como artesã. Vamos lá?

Veja também:

Dicas para começar a pintur em tecido

Capa de Almofada pintada à mão (Passo a Passo)

Dica 1. Deixe à mão todos os materiais que você vai usar

Antes de começar a pintura, verifique se todos os materiais estão dispostos na sua bancada de trabalho. Separe os pincéis, um copo com água, um pano de limpeza, uma bandejinha de isopor com as tintas e o pano já riscado.

Dica 2. Pinte sobre o tecido fixado em uma tábua

Para que o tecido não fique “dançando” na sua mesa de trabalho, aplique a cola permanente em uma placa de Eucatex ou MDF, espalhe bem. Use um cartão velho para fazer a aplicação, assim você preserva os seus pincéis. Alguns minutinhos após a aplicação a tábua estará prontinha para ser usada, aí é só esticar o tecido para começar a pintar.

Dica 3. Use pincéis preparados para pintura

Alguns pincéis vêm com as cerdas muito longas, ou seja, não estão preparados para serem usados em certos momentos da pintura. Sendo assim, ou você pode comprar pincéis que já vêm lixados, como os da série 151, ou você mesma pode aparar as cerdas com a tesoura e depois lixá-las com uma lixa de unhas.

Dica 4. Use a caneta para nomes e traços mais finos

A caneta para tecido é muito versátil, ideal para escrever nomes e fazer detalhes na sua pintura. Essa caneta é barata e está disponível em várias cores. Trata-se de um material moderno que tem ótima fixação.

Dica 5. Cuide com carinho dos seus pincéis

Depois de usar o pincéis, lave-os ou limpe-os com álcool em gel e papel toalha. Nunca use pincéis sujos, pois os restos de tinta podem manchar o desenho e prejudicar o seu trabalho. O pincel zerinho, aquele que é bem fininho, deve ser guardado dentro da capinha que o acompanha; ele não pode ter a ponta dobrada, por isso nunca deixe-o dentro do copo de água como fazemos com os outros pincéis.

Dica 6. Use o lápis 6B para marcar o tecido

Para riscar o tecido, dê preferência para o lápis 6B, ele possui o grafite mais escuro e dá maior firmeza para fazer o contorno. Esse lápis é barato é pode ser comprado em papelarias.

Dica 7. Use corretamente a tinta dimensional

A tinta dimensional tem sido cada vez mais usada na pintura em tecido para fazer os acabamentos, principalmente a ouro e a furta-cor. Quando for usar esse produto, não aperte demais a bisnaga. Pressione o frasco com suavidade até ver um pouquinho de produto no bico, e então siga fazendo o contorno desejado. Se você continuar colocando força na bisnaga, poderá sair muito produto de uma só vez e assim estragar a sua pintura. Quando usamos essa tinta da forma correta o resultado é maravilhoso.

Dica 8. Limpe bem os moldes vazados

Assim como os pincéis, os moldes vazados também devem ser limpos logo após o uso. Como os moldes são de acetado, você pode lavá-los sem medo. Se a tinta chegar a secar, use o álcool em geral e papel toalha para fazer a limpeza por completo.

Pintura em Tecido Para Iniciantes – Dicas, Truques e Segredos

Para ver mais detalhes sobre as dicas e truques que falamos acima, assista ao vídeo super especial que gravamos com uma das queridas professoras da Escola de Pintura, a artesã Ângela de Paula. Essa é a sua oportunidade de aprender um pouco do que ela tem a ensinar.


Link do vídeo no YouTube: Pintura Para Iniciantes – Dicas, Truques e Segredos

Gostou da aula? Então clique aqui para se inscrever em nosso canal no YouTube e receber várias aulas grátis em primeira mão.

Veja também: 

Pintura em Pano de Prato Passo a Passo

50 Riscos Para Pintura em Tecido Para Você Baixar

Como Pintar Rosa em Tecido – Passo a Passo

como-pintar-rosa-em-tecido-passo-a-passo

Quando o assunto é pintura em tecido, não há como negar que o tema floral é um dos mais pedidos pelos clientes e um dos mais amados pelos artesãos. Mais não é por menos, os arranjos de flores ficam incríveis quando pintados em jogos de toalhas, caminhos de mesa e outras peças.

De todos os tipos de flores, inevitavelmente a mais requisitada é a rosa, que pode ser vista em diferentes cores, como amarelo, azul, rosa e vermelho. Se você gostou desse tema, continue lendo esse post para aprender como pintar rosa em tecido com a técnica ensinada por uma artesã de mão cheia.

Veja também:

Pintura em Pano de Prato Passo a Passo

Como Pintar Frutas em Tecido

Aprenda Como Pintar Rosa em Tecido 

A pintura de rosas em tecido é uma das mais almejadas pelos iniciantes nessa arte. A rosa é uma flor que possui várias especificidades, e uma delas é o uso acertado de luz e sombra para fazer as várias camadas de pétalas.  Assim, com as técnicas certas, é possível pintar rosas maravilhosas e bem próximas do real.

Para ajudar você a se tornar um expert na pintura de rosas, trouxemos hoje uma aula maravilhosa com a artesã Ângela de Paula, uma das nossas queridas professoras da Escola de Pintura. Você vai ver que pintar lindas rosas é mais fácil do que parece, basta seguir as dicas!

Materiais Necessários

Material básico

  • Espátula
  • Pincel pituá da série 803 – nº 4
  • Pincéis da série 151 – nº 8 e 4
  • Lápis 6B
  • Tinta Dimensional com glitter cor ouro
  • Tintas para tecido nas cores: púrpura, pink, branco, verde oliva, cinza lunar, verde bebê, clareador e amora.

Material de apoio

  • Risco de rosas e papel carbono
  • Tábua para aderir o tecido
  • Bandeja de isopor para colocar as tintas
  • Papel toalha e água para limpeza dos pincéis

 Passo a Passo em Vídeo

Link do vídeo no YouTube: Passo a Passo – Rosa em Tecido

Gostou da aula? Então clique aqui para se inscrever em nosso canal no YouTube e receber várias aulas grátis em primeira mão.

Grande abraço! Até mais…

Veja também:

Pintura em Tecido – Rosas

Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio