5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido

Sem dúvidas os motivos botânicos estão entre os mais usados na pintura em tecido. Para que você não precise perder tempo procurando por eles na internet, selecionamos 5 riscos de flores lindíssimos para você imprimir e usar à vontade! Além disso, aproveite para conferir várias dicas para fazer uma bela pintura de flores.

Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes
Material para Pintura em Tecido para Iniciantes

Riscos de flores – Download grátis

Clique no botão abaixo para fazer o download.

Riscos de flores para imprimir

Como baixar os riscos de flores

Aqui vai um passo a passo para você baixar os riscos pelo celular, tablet ou computador.

1. Depois de clicar no botão de baixar, localizado logo acima, o arquivo abrirá automaticamente. Clique na setinha branca (localizada no canto superior direito) para fazer o download.
  2. Escolha onde deseja salvar o arquivo e clique na opção “salvar”. Se quiser, já pode fechar a página.

Dica: Para facilitar encontrar o arquivo, salve-o na “Área de Trabalho” do seu computador. Se você estiver no celular ou no tablet, ele provavelmente estará disponível para ser acessado na pasta “download”.

Curso de Jarros e Rosas | Ivanice Isabel

Como imprimir os riscos

Confira o passo a passo para fazer a impressão dos riscos em PDF.

1. Com o arquivo aberto, leve o mouse até o canto superior direito da tela e clique no desenho da impressora (se preferir, aperte as teclas Ctrl + P do teclado). Rapidamente abrirá uma janelinha.
  2. Se a impressora já estiver ligada e conectada ao computador, basta clicar em “imprimir”.
  3. Aguarde a impressora parar de trabalhar e retire a folha.

Dica: Caso você precise de um risco menor, antes de clicar em “imprimir” você precisa alterar o valor da escala, de 100% (tamanho original) para um valor abaixo disso. Simples, né?

Esse trabalho será feito só uma vez,  já que depois disso você terá todos os moldes prontos para usar em peças futuras. Com o desenho em mãos, é só transferir o risco para o tecido.

4 Dicas para arrasar na pintura de flores

1. Onde aplicar as flores

As flores podem decorar os panos de copa, de mão, de prato e de bandeja, assim como os caminhos de mesa, as toalhas e as colchas de cama. Ou seja, são dezenas de peças que podem ser incrementadas com o charme das rosas, dos lírios, das tulipas, das orquídeas, dos girassóis e de outras flores tão amadas.

2. Como pintar flores

Antes de começar a pintar, fixe o tecido em uma base de madeira contendo cola permanente que deve estar seca. Isso serve para o seu pano não sair do lugar enquanto você pinta.

Comece a pintura fazendo o fundo, esfume a tinta ao redor do risco. Depois, preencha as pétalas com uma cor de base e ressalte-as com pontos de luz. Em seguida, pinte as folhas.

Para finalizar, complete o arranjo acrescentando alguns ramos, botões de rosas e pequenas flores, principalmente na base e nas laterais do desenho.

2. Qual o melhor tecido

Os tecidos 100% algodão são os melhores para você aplicar as flores – principalmente porque as técnicas usadas nesse tipo de pintura, como o sombreado, pedem um tecido mais fácil de trabalhar. Dentre as opções disponíveis no mercado, indicamos usar o algodão cru, a sacaria, a etamine, o tricoline e o linho.

3. Como escolher e usar cada pincel

Outro detalhe para ficar atenta é sobre os tipos de pincéis usados na pintura de flores. Cada tipo costuma ser usado em uma etapa diferente da pintura.

Tipos

O pincel redondo, por exemplo, pode ser usado para fazer o esfumado inicial ao redor do risco, mas também serve para aplicar a tinta na pintura com stencil.

O pincel chato serve para fazer a cobertura. Os mais velhinhos, de cerdas bem curtinhas, são usados para fazer raminhos ao final do trabalho e o sombreado entre as flores, dando a sensação de profundidade.

O pincel chanfrado pode ser facilmente usado com duas cores de tinta (uma em cada ponta), sendo perfeito para pintar folhas e fazer sombreados em áreas mais difíceis de acessar.

Para pintar pequenos galhos e ramos você pode usar o pincel leque – ele tem as cerdas abertas que facilitam a execução desses detalhes. O filete é o mais indicado para fazer traços finos, contornos e até a escrita de nomes.

Tamanhos

Já o tamanho do pincel deve ser escolhido sempre de acordo com o tamanho da área a ser pintada. Em geral, o número 0 é o mais usado nos contornos. Para as outras etapas da pintura geralmente são usados os pincéis de número 2, 4, 6, 8 e 10.

Curso de Jarros e Rosas | Ivanice Isabel

Aqui você teve acesso à 5 riscos de flores e algumas dicas preciosas para usá-los da melhor maneira em seus trabalhos.

Na Escola de Pintura tem muito mais, um curso completo para você aprender a pintar de verdade. CLIQUE AQUI e saiba mais, aprimore suas técnicas, divirta-se e aumente a renda da família pintando e vendendo lindas peças!

24 Ideias para Ganhar Dinheiro com Pintura em Tecido
Capa de Almofada pintada à mão (Passo a Passo)