Como Criar Estampas em Tecido – 10 Maneiras Incríveis

Hoje em dia existe uma infinidade de tecidos disponíveis no mercado, com cores e desenhos variados. Mas, ao invés de trabalhar com um tecido que já vem decorado, muitos artesãos preferem investir um pouco de tempo na produção de estampas exclusivas.

Se esse é o seu caso, continue com a gente e descubra como criar estampas com técnicas simples e com objetos que você tem em casa.

Veja também:

Como Fazer Pintura em Seda – 2 Técnicas Passo a Passo

Pintura em Camisetas: Dicas Essenciais Para Começar + Inspirações

Motivos para apostar nas estampas feitas à mão

A estamparia manual é super valorizada. E pode render, além de reconhecimento no meio artesanal, muitas peças lindas para você usar, vender, presentear e até para expor em feiras.

Você pode estampar tecidos:

  • por hobby (pelo simples fato de gostar dessa atividade);
  • para criar ou acompanhar uma tendência;
  • para estabelecer uma identidade visual para a sua marca;
  • para agregar valor ao trabalho que você já faz;
  • para ter a oportunidade de trabalhar com temas que você não encontraria nas lojas;
  • para produzir uma peça para uma ocasião específica, como uma fantasia ou uma camiseta de aniversariante, por exemplo (é muito comum receber esse tipo de encomenda).

Confira agora vários métodos simples para você criar diversas padronagens em tecido.

1. Como produzir estampas com tinta aquarela

As crianças também podem ajudar na produção das estampas, sabia? Para obter uma linda estampa colorida e abstrata, estenda um tecido liso sobre uma superfície impermeável.

Como Pintar Rosas

Em seguida, umedeça o tecido com uma mistura de álcool e água (50 % de cada). Essa solução vai ajudar a criar os formatos e a fixar a tinta no tecido.

Aula Rosas

Agora é só aplicar a tinta de maneira livre. As crianças adoram essa parte!

Para obter um efeito suave, recomendamos utilizar a tinta aquarela, própria para tecido. Caso não tenha essa tinta, é possível usar a tinta de tecido convencional diluída em água.

2. Como criar estampas com carimbo de EVA

Fonte: madeeveryday

A segunda dica é estampar o tecido com um carimbo artesanal. Para fazer o seu carimbo, recorte no EVA no formato desejado e cole em uma tampinha de garrafa. Clique aqui e confira outras ideias de carimbos.

Com a peça pronta, aplique tinta na figura e carimbe o tecido usando as cores de tinta desejadas. Com um único formato é possível criar inúmeros padrões.

Fonte: madeeveryday

3. Como fazer círculos com rolo de papelão

Fonte: madeeveryday

Com tinta de tecido e um rolo de papel higiênico (ou qualquer outro objeto no mesmo formato), é possível estampar um tecido liso com várias formas circulares.

Com o mesmo objeto é possível criar ao menos 3 estampas diferentes. Para isso, basta aumentar ou reduzir a distância entre os círculos, ou criar sobreposições. Essa técnica é muito fácil e criativa, não é mesmo?

Fonte: madeeveryday

4. Como produzir uma estampa com pente

Fonte: madeeveryday
Como Pintar Rosas

Pode ser estranho imaginar isso, mas o pente que você usa para arrumar os cabelos pode se transformar numa ótima ferramenta de pintura. Quer saber como colocar essa ideia em prática?

Aula Rosas

Primeiro, molhe os dentes do pente na tinta de tecido. Em seguida, passe o pente levemente inclinado sobre o tecido, na horizontal ou na vertical – você decide a direção das listras. Essa estampa é fácil de fazer e fica muito bonita.

Fonte: madeeveryday

5. Como desenhar listras com fita crepe

Fonte: madeeveryday

Já viu usar fita crepe para marcar uma área a ser pintada? Esse truque é antigo na pintura de paredes, mas muita gente desconhece ou acaba esquecendo que dá pra usar essa ideia na pintura em tecido.

Para usar essa técnica, faça o seguinte: marque o tecido com fita crepe e aplique a tinta sobre as áreas descobertas. Com cuidado, retire as fitas. Além das listras, também dá para fazer padrões quadrados e retangulares.

Fonte: madeeveryday

6. Como estampar tecido com papel alumínio

Fonte: madeeveryday

A pintura com papel alumínio amassado cria manchas irregulares e com diferentes tonalidades. Para tentar esse método em casa, amasse um pedaço de papel alumínio, molhe na tinta e aplique sobre o tecido.

Repita esse processo até cobrir toda a área do tecido. Não é necessário colocar força sobre o papel, apenas se você quiser deixar as manchas mais pigmentadas.

7. Como criar estampas com molde vazado

Fonte: madeeveryday

Você pode usar papel contact ou uma folha de papel ofício para criar um molde vazado com as figuras desejadas. Na hora de aplicar a tinta, apenas tome o cuidado de não deixar o molde se movimentar (se o papel sair do lugar a tinta manchar o tecido). Para evitar que isso aconteça, fixe o molde com a fita crepe.

Como Pintar Rosas

Com essa técnica dá para criar uma grande variedade de estampas. Se você não souber desenhar, pode imprimir alguns moldes da internet.

Aula Rosas
Fonte: madeeveryday

8. Como desenhar os veios da madeira no tecido

Fonte: madeeveryday

Que tal reproduzir no tecido a aparência de madeira? Essa estampa é perfeita para ser usada na confecção de artesanatos rústicos.

Para estampar o tecido com esse padrão, não tem segredo; basta imaginar o tronco de uma árvore e desenhar os veios da madeira. Tenha em mente que essas marcas são bem irregulares, então nada de querer manter um padrão.

Existem duas maneiras simples de fazer os veios: com caneta para tecido ou com tinta de tecido e pincel. Para quem não tem muita prática com pincéis, pode ser mais fácil desenhar com a caneta.

Fonte: madeeveryday
Fonte: madeeveryday

9. Como fazer um carimbo para tecido com esponja

Dá para estampar tecido com esponja? É claro que dá! Primeiro, corte a esponja no formato desejado. Em seguida, molhe a superfície da esponja na tinta e aplique no tecido.

Repita esse processo até que a peça fique do jeitinho que você deseja. Você pode variar as cores e os formatos da esponja para obter diferentes resultados.

10. Como criar uma estampa em degradê

Para fazer uma estampa de escamas com o efeito degradê (que é super tendência), primeiro produza um molde com um recorte de EVA colado sobre uma peça de madeira. Em seguida, aplique a tinta sobre a figura, sem deixar excessos, e carimbe o tecido.

Como Pintar Rosas

Após terminar a primeira fileira, acrescente na tinta que você já usou uma quantidade mínima de tinta branca. Misture bem.

Aula Rosas

Com a tinta um pouco mais clara, carimbe a próxima fileira. Repita esse processo até completar toda a área. Para ficar como na foto, lembre-se de intercalar as escamas a cada nova fileira.

como criar estampas

Viu quantas ideias lindas e criativas? Agora que você já sabe como criar estampas com tinta de tecido, já pode começar a se aventurar na customização de roupas, objetos de decoração e acessórios.

Deixe um comentário e conte pra gente qual modelo de estampa você mais gostou. Aproveite também para conhecer a página da Escola de Pintura no Facebook.

Imagem da capa: Scathingly Brilliant

Veja também:

Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura

Como Aprender a Pintar em Tecido – 6 Dicas Indispensáveis

Sorteio

Comentários