Pintura em Tecido Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo

A pintura em tecido é uma arte extremamente relaxante e cheia de possibilidades, que costuma atrair pessoas de todas as idades. Afinal, quem não gosta da ideia de criar e dar cor à lindos desenhos?

Muitas pessoas, inclusive, tem a pintura em tecido como uma fonte de renda. Isso porque essa arte tem se tornado cada vez mais presente em objetos comuns do nosso dia a dia como nas toalhas de mesa, fraldas de bebê, caminhos de mesa e panos de prato. Logo, são muito procuradas no mercado.

Foi pensando em você, que quer começar a produzir agora mesmo, que criamos um guia absolutamente completo com tudo que você precisa para ingressar na pintura em tecido. Vamos falar sobre os materiais indispensáveis, técnicas mais usadas, dar dicas para vender seu artesanato, e muito mais. Continue lendo e fique por dentro.

Veja também:
17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa
Dicas e Técnicas Para Pintar Rosas em Tecido – Passo a Passo em Vídeo

Pintura em tecido para iniciantes

A ideia deste guia é te deixar a par de tudo que é necessário para trabalhar com pintura em tecido, seja como hobby ou como fonte de renda.

Aqui você vai encontrar várias dicas para iniciar o seu projeto. Conhecendo apenas algumas regras básicas e seguindo nossas dicas você vai produzir vários desenhos artísticos e criativos em tecido.

Materiais e ferramentas essenciais

Vamos começar falando dos materiais necessários para começar. O primeiro passo é saber quanto e onde gastar. Não pense investir todo seu dinheiro em centenas de cores de tinta, pois inicialmente você não vai precisar disso tudo.

Como Pintar Rosas

A medida que os projetos forem surgindo na ideia, a demanda de materiais aumenta, e em breve você terá um kit de pintura bem completo.

Aula Rosas

Tintas

Antes de falarmos das tintas para tecido que você precisa ter em sua paleta de cores, vamos falar sobre dois produtos essenciais: o clareador e o diluente.

Eles têm funções extremamente importantes na pintura. O clareador ou a tinta incolor facilita o processo por deixar o tecido mais molhado, fazendo com que o pincel deslize com mais facilidade pelo tecido. Ele deixa o acabamento da pintura mais suave e profissional.

Já o diluente, tem a função de retardar a secagem das tintas, o que contribui para que as cores se mesclem com mais facilidade. Assim, o esfumado e o degradê ficam ainda mais bonitos.

Cores

Para iniciar seu kit de pintura em tecido, você precisará de algumas cores básicas indispensáveis. Listamos algumas que não podem faltar:

  • preto
  • branco
  • marfim
  • laranja
  • vermelho
  • roxo
  • rosa (claro e escuro)
  • verde (claro e escuro)
  • azul (claro e escuro)
  • amarelo (claro e escuro)
  • marrom (claro e escuro)

Os tons neutros, como o branco e o marfim, são indispensáveis para começar. Afinal, eles costumar servir como fundo para as pinturas coloridas. Portanto, vão ser muito usados. Com o preto que você vai fazer os contornos e detalhes como os olhos das bonecas e bichinhos.

É sempre bom ter variações claras e escuras das tintas coloridas para criar efeitos de degradê, luz e sombra nos seus trabalhos.

Como Pintar Rosas

O tipo de pintura que mais te atrai também vai determinar as cores que compõem sua paleta de cores. Se você é apaixonada por pintura de rosas e flores, sua paleta tenderá para tons de rosa, vermelho e roxo, por exemplo. E por aí vai. Leia mais sobre as cores e tipos de tinta aqui.

Aula Rosas

Pode parecer óbvio, mas algumas dicas simples são essenciais para preservar suas tintas e também para garantir um bom resultado da sua pintura.

Nunca despeje as sobras de tinta de volta para o frasco. Evite o desperdício colocando apenas a quantidade que vai usar num prato revestido com plástico filme. Isso impede que você coloque o pincel diretamente dentro do frasco de tinta suje todo o resto.

Uma boa dica para o começo é misturar tintas de tons diferentes para criar novas cores. Assim, você economiza e ainda cria cores exclusivas.

Pincéis para pintura em tecido

Os pincéis são muito importantes para o resultado o final da sua pintura. Por isso, é interessante poupar o dinheiro nas variedades de tintas para investir nesses itens.

Geralmente as cerdas dos pinceis para pintura em tecido são feitas de nylon ou pelos de animais. As primeiras são mais resistentes, por isso são mais indicadas para tecidos mais grossos e rústicos. As pontas feitas de pelos, por serem mais finas e macias, são indicadas para pintar tecidos mais delicados, como é o caso das fraldas.

A série ou referência do pincel indica o seu modelo. Exemplo: redondo, chanfrado, filete, etc. Já a sua numeração indica o tamanho do pincel: quanto maior o número, maior será a ponta, e vice-versa.

pintura em tecido
Como Pintar Rosas

Sabendo sobre as séries e números dos pincéis, vamos aos principais modelos que você deve ter por aí:

Aula Rosas

Redondo

Como o nome diz, o pincel redondo tem sua ponta arredondada. Por isso é ideal para o preenchimento da pintura. O modelo mais usado é o pituá, que é ideal para fazer fundos esfumados e também pintura com estêncil.

Chato

pincel chato tem ponta reta e costuma ser usado em preenchimentos e coberturas. Ele é excelente para espalhar a tinha de forma rápida.

Filete

pincel filete é o mais fino, por isso, é usado para os detalhes, contornos e finalizações que exigem mais precisão.

Dica: Na hora da pintura ou no momento da limpeza, não deixe a ponta do pincel filete dobrar. Suas cerdas são propositalmente endurecidas para facilitar o traço fino, e quando dobrado, ele pode abrir e perder essa característica. 

Língua de gato

língua de gato é um pincel um pouco mais largo, aredondado nas pontas e achatado nas laterais. Ele pode ter duas funções com efeitos diferentes. Tudo depende da posição em que ele é usado. De frente é ótimo para o preenchimento, de lado ele faz acabamentos mais finos na pintura.

pintura em tecido

Chanfrado

O pincel chanfrado tem a ponta na diagonal, o que vai facilitar (e muito) na hora de criar o efeito degradê com maior precisão.

pintura em tecido

Como cuidar dos pincéis

Como Pintar Rosas

Vamos falar dos cuidados com os pinceis começando pelo mais importante: a limpeza.

Aula Rosas

Manter seus pinceis sempre limpos vai prolongar consideravelmente a vida útil deles. Por isso, listamos 3 formas simples para higienizá-los depois de um projeto de pintura:

Álcool gel: Deposite uma pequena quantidade de álcool em gel sobre uma superfície lisa como um prato ou bandeja de isopor. Depois, pressione levemente as cerdas do pincel sobre a superfície. Seque o pincel com uma fralda ou papel toalha.

Condicionadores: Deixe os pinceis de molho de um dia para o outro no condicionador de cabelo ou no amaciante de roupas. Pela manhã, basta enxaguá-los na água corrente.

Solventes: Escolha um solvente não muito agressivo para realizar a limpeza. Indicamos a acetona ou óleo de banana. Coloque um pouco do líquido num recipiente e molhe o pincel fazendo movimentos leves. Quando toda a tinta for removida, mergulhe o pincel na água e seque.

Tecidos para pintura

Você pode ficar em dúvida na hora de escolher o melhor tecido para a pintura. Afinal, existem muitas opções que tem aplicações e cuidados diferentes.

Para um bom resultado, é ideal que o tecido tenha alta porcentagem de algodão, como o brim ou linho. Mas é claro que a pintura pode ser feita em qualquer tipo de tecido, inclusive nos que tem acabamento emborrachado. Veja 10 tipos de tecido para pintura aqui.

Como Pintar Rosas

Para as peças que ficarão na cozinha, indicamos sempre usar o tecido 100% algodão. Isso porque ele absorve melhor a água, o que facilita tanto o uso do dia-a-dia, quanto a lavagem pós uso.

Aula Rosas

Já para os panos de copa, é ideal escolher um tecido de qualidade superior e de trama mais fechada, como a sacaria. Esse tecido é um pouco mais caro, mas além da melhor qualidade, como ele vai ficar mais exposto,  vale o investimento.

Preparação do tecido

Para facilitar todo o processo da pintura e ainda otimizar o resultado, alguns cuidados são essenciais para a preparação do tecido. Lavar o tecido, por exemplo, é um passo que não pode ficar de fora.

Alguns tecidos costumam vir engomados da loja e você pode optar por mantê-lo assim, se preferir. Mas, se quiser o tecido em sua textura original, basta deixá-lo de molho em água fervente e lavá-lo com um sabão neutro.

Dicas para economizar

Os tecidos para pintura não costumam ser muito caros, mas com certeza dá para economizar ainda mais. Comece pesquisando em lojas diferentes e até na internet. Existem muitas lojas online onde você pode encontrar todos os materiais de pintura que precisa, além do tecido em si.

Outra dica preciosa é investir na compra do tecido no metro, sem acabamento mesmo. Ele sai muito mais em conta e você mesmo pode cortar e fazer o acabamento.

Tábua de pintura

A tábua de pintura ou tábua de eucatex não é um item de primeira necessidade, mas com certeza ela vai te ajudar muito. A função desse material é impedir que o tecido fique “dançando” na mesa durante a pintura.

Como Pintar Rosas

Ela nada mais é que uma chapa fina de MDF revestida com cola permanente. Essa cola, ao contrário do que muitos podem pensar, não prejudica a pintura nem mancha o tecido.

Aula Rosas

Basta aplicar uma fina camada de cola com um cartão de visita e esperar secar durante cinco minutos. Pronto! A cola vai durar por alguns dias e quando o efeito acabar, é só reaplicar.

Riscos para pintura em tecido

Com todas as dicas e instruções já memorizada, chegou a hora de passar o risco para o tecido e começar a pintar.

Essa etapa é extremamente importante, porque é ela que vai guiar todo o seu trabalho. Por isso, procure ter sempre bons riscos à mão e tenha muito cuidado na hora de transferi-lo para o tecido.

Aqui vai um passo a passo simples usando carbono:

1. Alinhe o risco com tecido deixando margens simétricas nas laterais.

2. Usando alfinetes de cabeça, prenda o tecido ao desenho. Isso vai impedir que o papel se mova por cima do tecido enquanto você transfere.

Como Pintar Rosas

3. Posicione uma folha de carbono entra o tecido e o papel e então desenhe por cima usando um lápis 6B.

Aula Rosas

Outra opção é cobrir o risco com o tecido e desenhar diretamente por sobre ele, se guiando apenas pela sombra dos traços. Esse método só é possível se o tecido tiver transparência suficiente.

Técnicas de pintura

Se você ainda não tem experiência com a pintura em tecido, não se desespere. As técnicas são fáceis de reproduzir quando se tem as dicas e passo a passos certos. No início, você terá algumas dificuldades, mas nada que a prática não resolva.

Uma boa forma de garantir um resultado limpo e sem erros é começar a pintura pelos tons mais claros. O fundo branco, ou marfim, vai facilitar a criação de efeitos em degradê, por exemplo.

Outra dica incrível para fazer o tão desejado sombreado é começar a preencher o risco pelas extremidades. Isso vai fazer com que o meio da pintura fique mais claro, o que causa um efeito lindo, como o da foto.

Como combinar cores

A combinação de cores é um assunto sem regras. Claro que existem algumas técnicas e fórmulas de sucesso para combinar, mas isso varia de pintura para pintura e princialmente de gosto para gosto.

Existem alguns pares chaves de cores que se complementam e tem o contraste perfeito. Essas combinações vão garantir uma pintura linda e harmoniosa.

Como Pintar Rosas

Em caso de dúvidas, use esse espectro de cores para te guiar. Escolha um cor primária e veja qual cor está do lado oposto, bem de frente para ela. Exemplo: roxo e amarelo, ou rosa e verde.

Aula Rosas
pintura em tecido

Roxo e amarelo

Rosa e verde

Pintura em tecido – Dicas para iniciantes

Confira agora algumas dicas da professora Angela de Paula, da Escola de Pintura.

Como ganhar dinheiro com pintura em tecido

Além de todas as práticas e técnicas de pintura, é essencial saber como e onde vender seus produtos. No incio pode parecer muito complicado, mas seguindo alguns passos e dicas simples, você vai conseguir.

A forma mais antiga de fazer propaganda ainda é muito eficiente: o boca a boca. Ele pode se tornar a alma do seu negócio. Por isso, divulgue entre amigos, familiares, colegas de trabalho e vizinhos. Faça seu trabalho se tornar conhecido primeiramente pelas pessoas mais próximas de você.

Parceria com lojas

As lojas que já estão bem posicionadas no mercado, são ótimas apostas para começar. Elas estão sempre em busca de belos trabalhos e suas pinturas podem ser tudo que elas procuram. Com seus produtos nas prateleiras, você alcança o público fiel daquele estabelecimento e ainda pode angariar novos cliente para você.

Nesse tipo de parceria, o proprietário do estabelecimento recebe uma comissão pelos serviços de venda e de exposição do seu produto. Caso a mercadoria consignada não seja vendida, o artesão a recebe de volta. Ou seja, não tem prejuízo.

Feiras de artesanato

As feiras de artesanato, além de serem excelentes pontos de venda, são ótimas para que você conheça outros artesãos, e fique por dentro das novidades e tendências do momento. Procure se informar sobre as feiras da sua cidade e participe. Vai ser uma bela experiência.

Internet

Como Pintar Rosas

A internet é uma muito eficiente para vender artesanato hoje em dia. Ela tem um alcance muito alto e você pode atingir diretamente o público que já tem interesse nesse tipo de artesanato.

Aula Rosas

Para isso, crie perfis nas redes sociais dedicados exclusivamente para a venda de suas peças. Publique fotos bem bonitas e deixe todos os seus contatos disponíveis para que os clientes possam fazer encomendas.

Um outro meio também muito eficaz é anunciar seu artesanato em sites de venda. Confira abaixo alguns deles:

Elo7: O Elo7 é uma loja virtual onde artesãos vendem todo tipo de produto. Você não paga nada para se cadastrar, apenas uma comissão sobre as vendas.

Mercado Livre: Mercado Livre é um dos sites mais acessados em todo o mundo. Por isso é uma boa ideia expor seus produtos num lugar tão procurado. Qualquer pessoa pode vender seus produtos dele, o que o torna ainda mais atraente, não é?

Dica: Evite prejuízos calculando bem o preço de venda das suas peças. Aprenda como fazer aqui.

Se até agora você ainda tem dúvidas sobre o que pintar, aqui vai uma listinha de ideias para você:

  • Panos de prato
  • Toalhas
  • Fronhas
  • Fraldas
  • Aventais
  • Enxoval para bebê
  • Caminhos e toalhas de mesa
  • Camisetas
  • Cortinas
  • Ecobags
  • Telas pintadas

Veja mais “24 Ideias de Pintura em Tecido Para Fazer e Vender“.

Pintura em tecido – 10 estilos para inspirar suas criações

Infantil

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Pintura de rosas em tecido

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Bonecas

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
Como Pintar Rosas

Animais

Aula Rosas

Country

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Jarros, flores e frutas

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Datas comemorativas

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura
pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Paisagens

Babados

Frutas e legumes

pintura em tecido
Fonte: Escola de Pintura

Comece agora mesmo

Se a ideia de trabalhar em casa produzindo lindas peças que vão encantar a todos te interessa, venha fazer parte da Escola de Pintura.

Aqui você encontra tudo que precisa para começar a produzir, mesmo que ainda não tenha nenhuma experiência. Você terá acesso à:

  • Mais de 100 aulas em vídeo com os mais diversos temas
  • Aulas desde o nível completamente iniciante até o avançado
  • Centenas de riscos prontos para imprimir
  • Acesso a comunidade com centenas de alunos para tirar dúvidas e trocar ideias
  • Aulas específicas sobre divulgação e vendas
  • Aulas e riscos novos todos os meses

Faça parte da Escola de Pintura e tenha acesso à tudo que é preciso para trabalhar com o que gosta e ganhar dinheiro com isso! Clique aqui para mais informações.

Veja também:
Curso de Pintura em Tecido – Saiba Porquê Escolher a Escola de Pintura
27 Riscos Para Pintura em Tecido em Temas Variados – Baixe Grátis!

Sorteio

Comentários