Pintura em Tecido

Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes

A pintura em tecido é um ótimo hobby para se conseguir aquele dinheirinho extra e ainda ocupar as suas horas vagas. Mas você sabe como preparar o tecido para pintura corretamente?

Nesse post vamos explicar tudo que um artesão iniciante precisa saber: como tirar a goma do tecido, como transferir o risco e até algumas dicas bônus sobre materiais e técnicas de pintura. Seguindo essas orientações, suas pinturas vão ficar muito mais bonitas e com um aspecto profissional. Vem ver!

Veja também:
Tinta de Tecido: Dicas Para Utilizar da Forma Correta
3 Formas Geniais de Limpar Pincéis para Pintura em Tecido

Como Preparar o Tecido Para Pintura

Lave e passe o tecido

Ao pintar um tecido para pintura engomado, a tinta prende-se à goma e pode acabar desbotando com as lavagens. Sendo assim, alguns artesãos preferem remover toda a goma antes do processo de pintura; já outros acham melhor manter a goma e pintar sobre o tecido mais encorpado.

Para retirar a goma de tecidos de algodão, basta deixá-lo de molho em água fervente e lavá-lo com sabão de barra neutro. Depois é preciso colocar o tecido para secar e passar com ferro.

Transfira o risco

Transferir o risco é uma das coisas mais importantes na pintura para iniciantes. Se você desenha, pode fazer seu próprio traço com um lápis preto sobre um papel, para poder usá-lo mais vezes, ou direto no tecido (o que não é tão usual).

Se você não é um desenhista, não se preocupe. Lembre-se que saber desenhar não é um pré-requisito para começar a pintar. Baixe o risco desejado, imprima e passe-o para uma folha vegetal. Coloque o risco sobre o carbono e transfira-o para o tecido com a ajuda de um lápis.

Como Pintar Rosas

Dica: Lembre-se de centralizar o risco e de deixar um espaço nas bordas para aplicar o barrado ou o acabamento. 

Aula Rosas

O Processo de Pintura

Agora que você já preparou o tecido, é hora de colocar a mão na massa! Saiba um pouco sobre materiais e técnicas de pintura que podem ser aplicadas.

Materiais essenciais

Pincéis

Os tipos de pincel mais indicados vai variar de acordo com a técnica de pintura e com o tecido utilizados. Para preencher e fazer coberturas, por exemplo, o pincel chato é o ideal.

Tintas

Além da tradicional, existe no mercado a tinta Aquarela, a Dimensional, Pump Dye… se você quiser dar um toque refinado no seu artesanato, vale a pena ler um pouquinho sobre cada uma delas. Não se esqueça de variar nas cores, também!

Tecidos

O tipos de tecido para pintar mais comuns são os 100% algodão, que absorvem melhor a tinta. A dica para os iniciantes é testar em uma amostra do pano, lavando-o depois de três dias. Se a tinta não desbotar ou manchar, pode-se usar o tecido tranquilamente para pintar.

Técnicas de pintura para iniciantes

Existem várias técnicas de pintura para iniciantes que são simples e práticas de fazer em casa. Conheça algumas.

Pintura com carimbo

Os carimbos são ferramentas simples que podem ser reutilizados várias vezes, principalmente se forem feitos de madeira. Podem ser comprados em lojas de artesanato ou feitos por você, utilizando madeira, EVA, papelão, isopor, entre outros materiais.

Pintura aquarelada

Como Pintar Rosas

A diferença entre esta técnica e a pintura em tecido comum é que a tinta é diluída antes do processo, criando um efeito suave e esfumado.

Aula Rosas

Pintura com giz de cera

Sim, você pode pintar com o mesmo giz que seus filhos, netos ou sobrinhos usam para colorir! Além de prático, o giz permite criar efeitos de luz e sombra com facilidade.

Fazer esse tipo de pintura é muito fácil. Primeiro, coloque uma lixa por baixo do tecido e colora todo o risco. Depois, passe o ferro, protegendo o desenho com um papel toalha, e por fim aplique a termolina para impermeabilizar o tecido e proteger a pintura.

Acabamento da pintura

Fonte: Escola de Pintura

O último passo é dar o acabamento. Depois que a pintura secar você pode usar a tinta branca para fazer a luz seca, contornar o risco com caneta para tecido ou decorar a borda do pano com bicos de crochê. Outra dica é contornar ou preencher alguns detalhes da pintura com a tinta Acripuff (aquela que expande em contato com o calor do ferro). Use a imaginação!

Como você viu, preparar o tecido para pintura é mais fácil e prático do que parece! Utilize essas dicas para preparar e customizar panos de prato, fraldas, capas de almofada e até peças de roupa.

Aproveite para aprender mais sobre técnicas e projetos de pintura se inscrevendo na Escola de Pintura!

Foto da capa: Piske e Lembre

Veja também:
Pintura em Tecido Passo a Passo – Lírio
Capa de Almofada pintada à mão (Passo a Passo)

Sorteio

Comentários