15 Ideias de Pano de Prato de Natal Pintados à Mão

O pano de prato decorado à mão é um ótimo presente de Natal; além de ser bastante útil, embeleza e deixa a cozinha mais charmosa. Para fazer essas belezuras, você só precisa de pano de prato liso (específico para pintura), tintas de tecido em cores variadas e alguns riscos de Natal, de acordo com o seu gosto.

Para que você possa se inspirar, preparamos uma lista com 15 ideias maravilhosas de pano de prato de Natal. E, ainda, dicas sobre diferentes técnicas que podem ser usadas na pintura natalina. Confira!

Aprenda como Fazer Lindas Pinturas de Natal + Riscos de Pintura Grátis

Pintura em Pano de Prato: 11 Modelos Para Você se Inspirar!

3 Técnicas para pintar pano de prato de Natal

A mais prática

A pintura com estêncil, por ser uma técnica mais prática, é perfeita para iniciantes que desejam se aventurar na pintura natalina. Com essa técnica, é possível decorar uma quantidade maior de panos, e em menos tempo.

Além disso, você economiza na quantidade de pincéis, já que, geralmente, é necessário apenas um ou dois modelos para aplicar a tinta e fazer um projeto do início ao fim. Outra vantagem é que o estêncil é barato, lavável e reutilizável, podendo servir como base para outros trabalhos.

A mais tradicional

Apesar da existência de técnicas mais modernas (como o carimbo e o estêncil), a pintura feita a partir de riscos, transferidos para o tecido com papel manteiga ou carbono, ainda é o método preferido pelas artesãs.

Os riscos mais usados são de: Papai Noel, pinheiro decorado, presentes, velas e laços, boneco de neve e enfeites natalinos (como bolas e luzes). Clique aqui para baixar 9 riscos de Natal para pintura em tecido.

A mais simples

Das 3 opções, a pintura com carimbo é a técnica mais básica e sem muita opção de variação. Então, para diversificar as estampas, é importante alternar as formas, as cores, e abusar da criatividade. Carimbos de círculos, por exemplo, podem receber algumas pinceladas de tinta e serem transformados em delicadas bolas natalinas.

Que tal economizar criando seus próprios carimbos? Clique aqui e aprenda a fazer!

15 Ideias de Pano de Prato de Natal

Confira abaixo lindas ideias de pintura natalina. O passo a passo e os riscos desses projetos você encontra na Escola de Pintura. Clique aqui para fazer a sua inscrição!

1. Velas e azevinho

pano de prato de natal - velas e bolas de natal

2. Mensagem e azevinhos

3. Papai Noel com mensagem

4. Boneco de neve

5. Noel com presentes

6.  Noel e bolas natalinas

7. Barrado natalino

8. Sinos de Natal

pintura em tecido - sinos de Natal

9. Velas, bolas natalinas e flores

pintura de velas, bolas natalinas e flores

10. Velas e flores

pano de prato de Natal - velas e flores

11. Velas e flor de Natal

pano de prato de Natal - velas e flor de Natal

12. Sinos e laço

pano de prato de Natal - Sinos e laço

13. Vela e laço

Pano de Prato de Natal - vela e laço

14. Noel com coração

Pano de Prato de Natal - Noel com coração

15. Bola com laço e azevinhos

pano de prato de natal - laço e azevinhos

Dicas para realçar seu pano de prato de Natal

• Procure trabalhar com cores vibrantes, como vermelho, laranja, amarelo e suas variações.
  • Caso queira uma pintura com maior riqueza de detalhes, decore os babados, os laços e as bolinhas com estêncil vazado, de bolinhas, flores e arabescos.
  • Ao final da pintura, faça azevinhos, raminhos e outros detalhes à sua escolha para complementar o desenho principal.
  • Não se esqueça de sombrear o desenho logo ao iniciar a pintura. Assim, a figura não ficará parecendo que está flutuando, e você não precisará se preocupar com esse detalhe ao final do seu trabalho.
  • Para deixar suas pinturas cheias de brilho, e com a cara do Natal, crie efeitos decorativos com a tinta dimensional glitter. Com esse produto mega versátil dá para fazer contornos, arabescos e pontos de luz e várias partes da figura.

Viu como a pintura de pano de prato de Natal é cheia de possibilidades? Se você gostou, faça agora mesmo a sua matrícula na Escola de Feltro e tenha acesso a vários projetos de pintura passo a passo. Clique aqui para mais informações.

Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes

Como Pintar em Tecido Colorido ou Estampado