Pintura em Pano de Prato: 11 Modelos Para Você se Inspirar!

Você é um apaixonado por pintura em pano de prato ou pretende começar a praticar? Então saiba que você está no lugar certo! Preparamos ótimas dicas para você fazer um trabalho digno de um verdadeiro artista.

Primeiro, vamos explicar quais são as etapas necessárias para fazer esse tipo de pintura, da escolha do pano à execução. Depois, vamos mostrar uma lista com várias pinturas lindas – que você pode aprender a fazer ou usar como inspiração. Confira e escolha sua preferida!

Dicas Para Comprar Pano de Prato para Pintar

Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!

7 Etapas para Fazer Pintura em Pano de Prato

Com as dicas a seguir vamos te ajudar cuidar de todos os detalhes pré-pintura. Assim você não corre o risco de executar etapas desnecessárias e ainda evita escolhas erradas, como em relação ao tecido e aos pincéis de pintura.

1. Escolha o tecido

O primeiro passo é escolher o tecido para pintar. Tecidos de tramas mais fechadas, como a sacaria, rendem ótimos panos para decorar. Já os tecidos mais abertos e enrugadinhos, como o pé de galinha, são ótimos para secar vasilhas.

2. Prepare o tecido

Preparar o tecido inclui tirar a goma, através da lavagem, e passar à ferro, para tirar o aspecto amassado. Essas etapas não são obrigatórias, e só devem ser feitas caso você sinta necessidade. E se você compra tecido no metro, esse é o momento de cortá-lo. Se necessário, use uma peça pronta como referência.

3. Estique o pano na tábua

Na pintura em pano de prato também é necessário usar uma superfície com cola permanente para deixar o pano bem esticadinho. Para não estragar seus pincéis, a cola pode ser aplicada com um cartão velho. Aguarde um intervalo de 30 minutos e só então posicione o tecido.

4. Transfira o risco

Após escolher o desenho que vai enfeitar seu pano de prato, transfira o risco para o tecido utilizando a técnica desejada (pode ser com carbono, com papel vegetal ou com mesa de luz, por exemplo). Nesse momento, preocupe-se com o alinhamento: veja se prefere deixar o risco à direita, à esquerda ou centralizado.

5. Separe as tintas

Vire numa bandejinha todas as tintas que vai usar. Como secam rápido, coloque só um pouquinho de cada e vá repondo conforme a necessidade. Tenha à mão também um vidrinho de diluente para tinta de tecido – ele vai retardar a secagem da tinta e vai te ajudar a criar efeitos de sombreado e degradê.

6. Escolha os pincéis

Separe também alguns pincéis próprios para pintura em tecido. Escolha os formatos de acordo com o projeto que será pintado: filet para contornar, pituá para esfumar e chanfrado para preencher e fazer diferentes detalhes.

Para escolher o tamanho dos pincéis existe uma regra simples: áreas maiores pedem pincéis de numeração maior, como 10 e 12, por exemplo. Já as partes menores ou mais detalhadas de uma pintura, como olhinhos e pequenas flores, podem ser trabalhadas com pincéis de menor tamanho, como 2 e 4, por exemplo.

7. Aplique a pintura

Depois de preparar o tecido e separar os materiais, chega a hora de fazer a pintura em pano de prato – sem sombra de dúvidas esse é o momento mais divertido até agora.

Você pode começar de várias formas: esfumar primeiro ao redor do risco, fazer o chão (para o desenho não ficar como se estivesse flutuando) ou ir direto ao preenchimento. Saiba que não existe uma regra, afinal, cada pessoa pode trabalhar da maneira que melhor se adaptar.

Agora que você já sabe todas as etapas que envolve a pintura em pano de prato, que tal conferir uma lista com lindas inspirações?

11 Modelos de Pintura em Pano de Prato

Os projetos que você verá agora estão disponíveis para todos os alunos Escola de Pintura, com risco e passo a passo em vídeo. Veja só como são lindos!

1. Semaninha

pintura em pano de prato

2. Boneca com saia de crochê

pintura de boneca com saia de crochê

3. Bule e receita

pintura com stencil em pano de prato - receita e bule

4. Jarro com rosas e hortênsia

Fonte: Escola de Pintura | Artesão: Jorge Delavega

5. Jarra, uvas e flores

6. Cesta com ovos e pimentões

7. Galinha com pintinhos

galinha com pintinhos - pintura em tecido

8. Garrafa e taça de vinho

pintura em pano de prato - garrafa de vinho e taça

9. Falso babado transparente

falso de babado em pano de prato

10. Balde de madeira e legumes

pintura em pano de prato - legumes

11. Bule e frutas

pintura em pano de prato - bule e frutas
Fonte: Escola de Pintura | Artesã: Andrea Mendes

Esses são apenas alguns modelos de pintura que podem ser aplicados nos panos de cozinha e copa. Na Escola de Pintura tem muito mais! Afinal, a pintura em pano de prato pode ser feita com técnicas e temas bastante diversificados.

Se você deseja aprender a fazer todos os projetos mostrados acima, e ter acesso a vários riscos e aulas passo a passo, faça já a sua matrícula na Escola de Pintura. Aqui você só tem a ganhar!

3 Riscos de Frutas Lindíssimos para Pintar em Tecido – Download Grátis

5 Riscos de Galinhas para Pintar em Tecido – Download Grátis