pintura com stencil

Como Fazer Pintura com Stencil em Tecido

As toalhas pintadas à mão são itens de luxo na decoração da casa, não é? E se você já tem alguma experiência com pintura em tecido mas ainda não pensou em vender suas peças, essa é uma ótima forma de começar.

Pensando nesse estilo de pintura, vamos dar dicas para você fazer pintura com stencil em tecido. Além de ser super simples de executar, com essa técnica você pode criar conjuntos lindos de toalhas de banho e rosto com estampas que imitam barrados de crochê e também com desenhos padronizados.

Continue com a gente para ler todas as dicas e conferir também alguns modelos da Escola de Pintura, tenho certeza que você vai gostar.

Pintura em Tecido: Dicas, Riscos de Flores + 75 Fotos
Pintura em Tecido Para Iniciantes – Guia Absolutamente Completo

Como fazer pintura em tecido usando stencil

Escolha o pincel certo

A escolha do pincel é muito importante para que a pintura com stencil dê certo. Isso porque o molde vazado exige um cuidado maior na aplicação das tintas.

Para pintar com stencil, prefira usar pinceis mais cheios e arredondados como o pituá. Você também pode usar uma brochinha ou um pincel de cerdas curtas e firmes para aplicar a tinta.

Evite acidentes

Primeiro passo para evitar acidentes na pintura com stencil: não carregue o pincel com muita tinta! Antes de pintar, retire o excesso de tinta no próprio stencil, assim você evita que a tinta em excesso transborde por fora do molde vazado, comprometendo o desenho.

Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Outro cuidado muito importante que você deve tomar é fixar o stencil no tecido antes de começar. Use uma fita crepe nas bordas do molde para evitar que ele se mova durante as pinceladas.

Dicas Bônus

Dica 1: Não esfregue o pincel sobre o stencil. Tenha o cuidado de aplicar a tinta em pequenas quantidades dando leves batidinhas sobre o tecido. Esses cuidados evitam que a sua pintura fique chapada e com um aspecto sem vida.

Dica 2: Você também pode reposicionar o molde durante a pintura para conseguir outros efeitos. Também é possível virar a face do stencil para um efeito espelhado, como na toalha abaixo, pintada pela artesã Ângela de Paula no curso da Escola de Pintura

Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Gostou dessas peças? Você pode aprender como pintá-las agora mesmo! Se inscrevendo na Escola de Pintura, você terá acesso à centenas de aulas, riscos e dicas de pintura em tecido. Clique aqui para mais informações.

Dica 3: Se quiser usar mais de uma cor de tinta no mesmo desenho, basta carregar o pincel com duas cores de tinta ou aplicar uma sobre a outra, sempre de forma suave.

Dica 4: Para fazer efeitos de luz e sombra nas pinturas com stencil, comece preenchendo o desenho com uma tinta mais clara. Depois, de fora para dentro, esfume o desenho com uma tinta de tom mais escuro. Por fim, ilumine alguns pontos com a tinta branca ou palha.

Como limpar o stencil?

Quando terminar a pintura, remova o stencil com cuidado para não estragar o trabalho já feito. Lave o molde com água e uma esponja macia antes que a tinta seque completamente, ou limpe-o com um pano macio e álcool em gel.

Escola de Pintura | Artesã: Ângela de Paula

Gostou das dicas e das peças que você viu acima? Então você vai gostar do conteúdo do nosso curso da Escola de Pintura. Lá você vai aprender diversas técnicas de pintura: em tecido, emborrachado, porcelana e até em chinelo. Além disso, terá acesso à centenas de riscos lindos prontinhos para imprimir.

Clique aqui para mais informações sobre o curso.

Agora, nãoes queça de contar pra gente o que achou da pintura com stencil? Você já usou essa técnica nos seus trabalhos? Deixe sua mensagem nos comentários logo abaixo.

Toalhas Pintadas à Mão: 6 Temas Para Você se Inspirar
Aprenda Como Pintar Falso Barrado em Tecido