Pintura em Tecido

Como Fazer Pintura Metalizada em Tecido – 3 Técnicas Incríveis

Todo mundo que trabalha com pintura em tecido tem uma preocupação: conseguir criar peças cada vez mais diferenciadas. Uma forma simples de fazer isso é inovar nas técnicas de pintura em tecido, apostando principalmente naquelas pouco exploradas. E já que a palavra de ordem é inovação, vamos te ensinar como fazer uma pintura metalizada super moderna.

Você vai aprender como aplicar a tinta metálica com a técnica do chuvisco, um método simples e rápido, que pode ser usado para decorar todo tipo de peça em tecido. Serve para decorar almofadas, fronhas, caminhos de mesa, camisetas e muito mais. E o melhor: gastando muito pouco.

Essa técnica vai te ajudar a diferenciar não só as suas peças, mas também o seu trabalho dos demais que estão sendo produzidos por aí. Pronto para aprender?

Veja também:

Como fazer Pintura Geométrica em Tecido

Como Personalizar Blusa Feminina com Estampa de Abacaxi

1. Pintura metalizada com efeito chuvisco

Materiais Necessários

  • Tinta para tecido efeito metálico (na cor de sua cor preferência);
  • Diluente para tinta de tecido,
  • Pincel ou escova de dentes velha;
  • Recipiente para misturar a tinta;
  • Tecido 100% algodão.

Dica: Vale lembrar que essas tintas são desenvolvidas para tecidos de algodão. Por isso, não são recomendadas para tecidos sintéticos ou engomados.

Passo a Passo

1. Misture a tinta com o diluente na mesma proporção.

Dica: Aqui, esse produto serve para diluir a tinta, deixando-a mais fluida e fazendo com que ela penetre melhor no tecido.

Como Pintar Rosas

2. Carregue o pincel ou a escova de dentes com a tinta.

Aula Rosas

3. Se tiver usando um pincel longo e de cerdas macias, movimente-o para baixo, jogando a tinta no tecido. Mas se tiver usando um pincel de cerdas duras ou uma escova de dentes, passe o dedo polegar nas cerdas para fazer os respingos de tinta.

Dica: Antes começar você pode testar em uma folha de papel o efeito desejado. 

4. Depois de aplicar a tinta em todo o tecido, espere secar por 24 horas.

Agora é só soltar a criatividade e decorar diferentes peças com essa técnica pra lá de simples.

Como Pintar Rosas

Imagens: diyinpdx

Aula Rosas

Da para ir além? Dá sim, e muito! Existem outras técnicas simples que também podem ser exploradas na pintura metalizada. Confira!

2. Pintura metalizada com a técnica de carimbo

Os carimbos para tecido são encontrados facilmente em qualquer armarinho, mas também podem ser esculpidos em borracha ou E.V.A. Também é possível crias belas estampas usando coisas que você já tem em casa, como um garfo, flores artificiais, esponjas e até botões.

Fonte: diynetwork

A ideia é “imprimir” a figura no tecido, independente do formato. O processo é fácil: basta mergulhar o objeto na tinta, retirar o excesso e pressionar sobre o tecido. Repita esse passo por várias vezes seguidas até obter o efeito desejado.

3. Pintura metalizada com stencil

Outra forma de aplicar a pintura metalizada é usando um stencil (que pode ser de papel contact ou de acetato). O processo é simples: é só prender o molde no tecido e aplicar a tinta metálica em pouca quantidade. Depois é só remover a película com cuidado e esperar secar.

Fonte: mommakesjoy

Como você viu, é possível fazer a pintura metalizada de diferentes maneiras. Essas técnicas simples e práticas dispensam experiência, por isso são perfeitas para iniciantes na pintura em tecido.

Conhece mais algum efeito decorativo que pode ser feito com a tinta de tecido metálica? Conte pra gente nos comentários!

Veja também:

Capa de Almofada pintada à mão (Passo a Passo)

Short colorido personalizado para fazer em casa

Sorteio

Comentários