tinta spray para tecido

Como usar Tinta Spray para Tecido – Passo a Passo

A tinta spray para tecido é mais uma opção entre os diversos tipos de tinta para pintura, e possui duas apresentações: spray e aerosol. Por já vim pronta para o uso e por dispensar o uso de rolinho e pincel, é muito fácil de ser utilizada, mas tem usos bem específicos.

A tinta em spray para tecido é muito aproveitada na renovação de peças estofadas, como sofás e cadeiras, assim como na customização de almofadas, tênis, camisetas e outras peças em tecido. Para que você saiba exatamente como usar esse material em seus trabalhos, preparamos ótimas dicas de aplicação. Confira!

Como Fazer Guardanapo de Tecido com Pintura Tie Dye

Como Usar a Caneta Para Tecido – Dicas e Segredinhos

Tinta spray para tecido

Tinta para tecido importada | Imagem: beeemcool

Existem várias marcas de tinta spray para tecido, nacionais e importadas, e duas apresentações básicas. Para fazer técnicas de estamparia e de customização em tecido, a tinta spray que vem no frasco plástico é a mais indicada. Isso porque ela tem uma quantidade adequada para fazer pequenos trabalhos e não se dispersa muito ar, evitando sujeira.

Já a tinta que vem no frasco aerosol é mais recomendada para restaurar ou mudar a cor de grandes superfícies, como puffs e sofás de tecido. Conheça algumas vantagens desse produto e aprenda como aplicá-lo.

Vantagens

A tinta spray possui algumas vantagens que atraem principalmente os iniciantes nas artes manuais. São elas:

• preço acessível;
  • duas apresentações para diferentes usos: spray e aerosol;
  • simplicidade na forma de aplicação – dispensa conhecimentos prévios em pintura em tecido;
  • possibilidade de criação de peças originais e modernas;
  • facilidade de customização das peças que você já tem em casa.

Modo de aplicação

Fonte: beeemcool

A tinta spray deve ser aplicada com o próprio borrifador ou aerosol, a depender da marca de tinta escolhida. Para usar a tinta você deve apertar a válvula deixando o frasco a cerca de 30 cm de distância do tecido. Assim seu tecido receberá a quantidade certa de tinta, não ficará manchado e nem com aquele aspecto endurecido.

Dica: Para não ter erro, consulte as orientações do fabricante no rótulo da tinta que você comprou.

2 Técnicas de pintura com tinta spray para tecido

As técnicas de pintura em tecido que podem ser feitas com a tinta spray são bem variadas, mas as mais comuns são: Tie Dye e estamparia com molde. Conheça um pouco sobre cada uma.

1. Tie Dye

A técnica Tie Dye é obtida através de amarrações ou dobras feitas no tecido – diversas formas podem ser criadas. Quando a tinta é aplicada sobre essas dobras, formam-se várias marcas, deixando a peça com um efeito manchado super descolado.

Fonte: My Calico Skies

Confira o passo a passo detalhado dessa técnica: Roupas da moda também podem ser artesanais.

2. Estamparia com molde

Para criar estampas no tecido, é possível usar fitas adesivas para delimitar uma área ou moldes vazados. Os moldes podem ser comprados prontos, como aqueles de acetado, ou feitos em casa com papel contact.

Fonte: Craft Ideas

Gostou dessa técnica? Então confira o passo a passo desse projeto: Como Estampar Camiseta usando Stencil – Técnica Simples e Rápida.

6 Ideias de customização

A tinta spray para tecido pode ser usada para customizar qualquer peça feita de tecido, preferencialmente que não tenha estampa. Confira algumas peças em tecido que podem ser renovadas com esse tipo de tinta.

1. Capas de almofadas

Fonte: Love to Sew

2. Camisetas

Fonte: Hey Wanderer Blog

3. Bolsas

Fonte: Yonolotiraria.com

4. Sofás

Fonte: WikiHow

5. Tênis

Fonte: Joe Castro

Confira mais uma opção de como customizar tênis de tecido de uma maneira muito fácil.

6. Lenços e cachecóis

Fonte: The fabric of our lives

Aprenda o passo a passo completo desse projeto em: Como Fazer Cachecol de Malha Customizado com Tinta Spray.

Como você acompanhou, a tinta spray para tecido, além de prática, possibilita diversas criações. Para ter peças originais como as que você acabou de ver, basta seguir as dicas desse post e abusar da sua criatividade!

Se você gostou dessas ideias, então você vai amar aprender muito mais sobre o universo da pintura em tecido. Para isso, conheça a Escola de Pintura. Com esse treinamento completo você poderá transformar seu hobby em um negócio lucrativo, e sem precisar sair de casa!

Faça Você Mesmo – Blusa customizada com pintura Galáxia

Pano de Copa Decorado com Pintura Aquarela – Passo a Passo Fácil