Como Pintar Panos de Prato com Cactos e Bichinhos

Provavelmente você já sabe como pintar panos de prato, mas o que você não sabe é que existem técnicas ideias para tornar seu trabalho mais ágil e prazeroso.

Muitos artesãos começam por esse tipo de trabalho que tem muitas vantagens como a grande variedade de riscos e tecidos, e também a demanda de compra dos panos de prato pintados à mão.

Além de tudo isso, a pintura em tecido é uma atividade terapêutica muito relaxante, que estimula a coordenação motora fina e espanta os sintomas da depressão.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples que você vai poder aplicar nesse trabalho sem complicações, tornando sua prática ainda mais agradável.

Como Pintar Rosas Realistas em Tecido
Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes

Escolha o melhor tecido para pintar

Antes de escolher um bom tecido para pintura, pense na finalidade daquela peça. A ideia é ter um pano de prato apenas decorativo ou um item realmente útil na cozinha?

Para um pano de copa, por exemplo, não é preciso escolher um tecido que absorva tanta água. Já para o pano de prato comum, o ideal é escolher um tecido 100% algodão, que além de fácil de usar é também fácil de lavar.

Sacaria

A sacaria é um dos melhores tecidos, pois absorve bem a tinta, deixando o trabalho uniforme. Quando de boa qualidade, a sacaria apresenta uma superfície lisa, com a trama bem fechada.

Esse é o tipo de tecido mais indicado para fazer panos de copa, aqueles que usamos para decorar e/ou cobrir alimentos na cozinha. Quem já trabalha com pintura em tecido sabe que os panos decorados são sucesso de vendas em todas as épocas do ano.

Pé de galinha

Se por um lado a sacaria é um tecido decorativo, o pé de galinha é ideal para secar as mãos e as louças. Esse tecido possui um aspecto enrugadinho, é menos nobre e absorve mais tinta, mas custa mais barato.

Algodão Comum

Se a ideia é pintar panos de prato maiores, escolha um tecido simples de algodão, normalmente vendido no metro.

Em lojas de tecido você também encontra o algodão cru, que não recebe nenhum tipo de aditivo químico, portanto é mais escuro e resistente que o normal.

Use os pincéis certos

Sem dúvidas a escolha do pincel é fundamental para o bom resultado do seu trabalho. E para aprender como pintar pano de prato, você precisa saber qual modelo usar em cada etapa do trabalho.

Comece com os pincéis redondos, como o pituá, para preenchimento e para construir o fundo da pintura. Eles são fartos e perfeitos para preenchimento.

como pintar pano de prato

Já o pincel língua de gato, que é achatado e arredondado nas laterais, é ideal para pintar bordas arredondadas, muito presentes nas pinturas de bichinhos em tecido.

como pintar pano de prato

pincel filete tem ponta bastante fina e, por isso, é usado para finalizações e contornos que requerem maior precisão. Precisou de traços finos? Escolha o filete sempre!

Use o stencil para decorar

Você pode usar outros materiais para complementar sua pintura de bichinhos. O molde vazado é muito bom para iniciantes, já que ele dá mais segurança para trabalhar as misturas de cores sem se preocupar com a forma ou contorno do objeto.

como pintar pano de prato

Você pode usar o stencil da forma que preferir: para estampar roupinhas e detalhes da pintura; para criar um fundo ornamentado ou até para criar um barrado completamente original no seu pano de prato.

como pintar pano de prato

Para aprender como pintar pano de prato você pode partir para muitas opções: ler revistas específicas, acompanhar blogs, assistir tutoriais e por aí em diante. Mas, a melhor coisa a se fazer é contar com a ajuda de um profissional que entenda do assunto.

Você vai aprender, desde o início, como trabalhar de maneira profissional, e isso com certeza vai refletir no resultado final do seu trabalho.

Então, se você gostou das dicas que compartilhamos no post e também das pinturas que mostramos, você vai adorar o nosso curso online, a Escola de Pintura.

Um material riquíssimo, feito por artesãs experientes que estão cheias de dicas e ensinamentos pra você. As aulas são muito detalhadas e você pode assistir tudo em casa, na hora que quiser. Gostou da ideia? Então CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Escola de Pintura.

E não se esqueça de contar aqui nos comentários o que achou das nossas dicas sobre como pintar pano de prato de forma simples!

Toalhas Pintadas à Mão: 6 Temas Para Você se Inspirar

10 Tipos de Tecido Para Pintar à Mão