Pintura em Tecido

4 Formas de Usar o Pinta Bolinhas na Pintura em Tecido

Sabe aquelas pinturas em tecido que ficam uma graça usando bolinhas com texturas em motivos super fofos? Muita gente diz que essas bolinhas são chatas e trabalhosas para fazer. E é para isso que usamos o pinta bolinhas.

Como o próprio nome já diz, o pinta bolinhas vem para ajudar na hora de fazer bolinhas na pintura em tecido, substituindo o cabo dos pincéis, por exemplo. O melhor é que ele tem tamanhos diferentes em um único acessório.

Veja também:

Como Fazer Pintura Metalizada em Tecido – 3 Técnicas Incríveis

4 Dicas Para Fazer Pintura em Emborrachado

Por que usar o pinta bolinhas?

O pinta bolinhas ajuda na padronização das bolinhas no artesanato, ao contrário do pincel, por exemplo, em que cada bolinha costuma sair de um tamanho diferente. O pinta bolinhas da Condor tem duas versões, cada uma delas com quatro tamanhos diferentes de pontas para você usar na pintura. Já a Tigre trabalha com uma versão com seis pontas em uma só ferramenta. E o preço é bem animador: custa entre sete e oito reais.

Como usar

Usar o acessório é muito simples, pois ele tem um formato ergonômico que encaixa certinho entre os dedos e a palma da mão. Para que suas bolinhas fiquem padronizadas, você deve molhar na tinta a cada bolinha que for pintar. Acredite, o trabalho fica muito mais bonito com ele. Se você está iniciando na pintura, ele vai ser uma mão na roda.

A limpeza também é muito fácil. Por ele ser de plástico, basta lavar em água corrente sem muito esforço. Diferente das cerdas dos pincéis, que necessitam de mais cuidados na hora da limpeza.

Abaixo, selecionamos quatro ideias de pintura em tecido para você fazer com seu pinta bolinhas.

1. Frutas

Como Pintar Rosas

Olha só como a peça fica muito mais bonita e cheia de vida com a texturização de frutas com essas pequenas bolinhas padronizadas. As bolinhas ficam perfeitas e criam um preenchimento interessante para a pintura.

Aula Rosas
pinta bolinhas pintura em tecido
Fonte: artesmarianasantos

2. Folhas e objetos

O pinta bolinhas é ótimo para preencher as cores de folhas e objetos sem precisar fazer uma textura super complexa como ramos e veios. Tudo depende do espaçamento que você der entre as bolinhas. Assim é possível criar até um degradê.

pinta bolinhas pintura em tecido
Fonte: artesmarianasantos

3. Animais

O pinta bolinhas também é ótimo para fazer efeitos alegres em animais como galinhas e vaquinhas, deixando o artesanato muito mais vivo para enfeitar a cozinha de casa, por exemplo.

pinta bolinhas pintura em tecido
Fonte: artesmarianasantos

4. Pequenas folhas

Quando você tiver peças bem pequenas e delicadas, essa ferramenta também pode ser útil para fazer pequenas folhas. É só aplicar a e arrastar um pouquinho.

pinta bolinhas pintura em tecido
Fonte: luizpoletti

Não pare por aí

Essas são somente quatro dicas para usar o pinta bolinhas na pintura em tecido. Esse “pulo do gato” vai tornar sua vida no ateliê bem mais fácil. Mas é claro que não há ninguém melhor que você mesma para adaptar o uso do pinta bolinhas de acordo com a sua necessidade. Use da sua criatividade e aproveite para ganhar tempo, produzir mais, e agregar valor à suas peças. Todo mundo vai adorar.

Quer aprender cada vez mais sobre técnicas, produtos e ainda receber tutoriais e riscos de pintura? Então continue acompanhado as novidades da Escola de Pintura!

Veja também:

Pincéis Para Pintura em Tecido – 6 Formatos Que Você Precisa Conhecer

Como Tingir Tecido – Aprenda e dê Vida Nova às Suas Peças

Sorteio

Comentários