Aprenda Como Fazer Pintura de Vegetais em Tecido

A pintura de vegetais em tecido é uma das temáticas que mais faz sucesso. Um dos motivos para tanta popularidade é que as cores vibrantes das verduras e legumes trazem alegria aos ambientes. Além disso, a aparência chamativa dos vegetais pintados exercita várias técnicas de pintura ao mesmo tempo.

Por isso, é importante que as pinturas sejam o mais fiel possível aos vegetais que a inspiraram. O foco deste post, então, é te ajudar a pintar vegetais em tecido com aparência bem real. Por isso, você aprenderá dicas para alcançar a perfeição nesse tipo de pintura.

Após estas dicas, você saberá de uma vez por todas como acabar com a aparência chapada das suas pinturas. Confira!

Pintura em Tecido Flores e Frutas – 5 Dicas Para Aprender a Fazer
3 Riscos de Frutas Lindíssimos para Pintar em Tecido – Download Grátis

3 Dicas para fazer pintura de vegetais em tecido

Dica 1: Escolha cores fiéis

Para garantir a qualidade da sua pintura de vegetais em tecido, escolha tons que sejam parecidos com os tons do vegetal que você deseja representar. Nunca use apenas uma cor de tinta para pintar, pois isso o deixará com aparência muito artificial.

Para pintar uma abóbora, por exemplo, use tons alaranjados e amarelados, como nesta pintura a seguir. Confira mais detalhes sobre tons em Cores de Tinta para Tecido que Todo Artesão Precisa Ter.

Dica 2: Faça um degradê de tons

Uma dica que não pode faltar em qualquer tipo de pintura em tecido é a técnica do degradê. Na pintura de vegetais, particularmente, é o degradê que vai dar forma ao elemento escolhido, deixando-o mais parecido com o real.

Essa técnica consiste basicamente em esfumar tintas tom sobre tom até alcançar o efeito desejado. Confira mais dicas sobre essa técnica em Como Combinar Cores na Pintura em Tecido – Sombreado e Degradê.

Curso de Pintura Online | Escola de Pintura

Baixe os riscos e faça essas lindas pinturas em casa!

Se inscrevendo na Escola de Pintura, você poderá acessar todos esses projetos e aprender, passo a passo, como fazer lindas pinturas de vegetais, frutas, flores, paisagens, bonecas e mais. Além de ter centenas de riscos grátis para baixar e praticar em casa quando quiser. Clique aqui e saiba mais informações.

Dica 3: Ilumine os vegetais

A técnica de iluminação cria uma ilusão de que o elemento está além do tecido, deixando-o com aparência bem natural e real. Para criar efeitos de luz em suas pinturas, primeiramente aguarde a secagem da tinta. Depois, usando um pincel limpo, esfume um pouco de tinta branca em alguns pontos do vegetal.

Lembre-se de sempre esfumar a tinta branca na direção original dos detalhes do legume. Observe estes exemplos da pintura a seguir: enquanto a iluminação do alho foi feita no sentido vertical, seguindo o contorno das cascas dele, o efeito de luz na beterraba foi feito no sentido horizontal, dando formato curvo à ele.

Curso de Pintura Online | Escola de Pintura

Aprenda Como Pintar Vegetais em Tecido!

A pratica é o segredo do sucesso quando o assunto é pintura em tecido. E se você quer aprender todas as técnicas para poder praticar na hora que quiser, a Escola de Pintura é uma oportunidade de aprendizado. As aulas em vídeo são muito detalhadas e explicativas, ou seja, você vai aprender de forma simples todas as técnicas das mais básicas até as avançadas. Confira mais informações clicando aqui.

Viu só como não tem segredo para fazer pintura de vegetais em tecido? O que existe, na verdade, é técnica, que deve ser treinada e aprimorada. Por isso, não deixe de praticar a pintura em tecido, pois é assim que se aprende. Depois de conferir essas dicas valiosas, comece já a treinar a pintura de vegetais em panos de prato e em outras peças em tecido para a cozinha e para a copa.

Já que é preciso teoria para praticar, não deixe de conhecer a Escola de Pintura. Lá você aprenderá todas as técnicas de pintura em tecido, de forma detalhada e sem sair de casa!

9 Modelos de Flores para Pintar – Passo a Passos e Riscos Grátis

17 Modelos de Pano de Prato Para Fazer em Casa