Pintura em Tecido Flores e Frutas – 5 Dicas Para Aprender a Fazer

pintura em tecido de flores e frutas pode ser aplicada em peças variadas – serve para decorar e dar  vida a panos de prato, aventais, forros de mesa, toalhas de banho e muito mais. Se você sempre se encanta ao ver um trabalho de pintura bem feito, então você vai adorar as dicas de hoje.

Vamos revelar alguns truques de pintura essenciais para quem deseja investir nesse tipo trabalho. Além disso, vamos dar exemplos de como podem ser aplicados na prática. E para quem deseja aprender a pintar flores e frutas passo a passo, temos uma dica imperdível. Continue com a gente e confira tudo isso!

5 Riscos de Flores Para Imprimir e Pintar em Tecido

3 Riscos de Frutas Lindíssimos para Pintar em Tecido – Download Grátis

5 Dicas Para Pintar Flores e Frutas

Confira alguns segredinhos para caprichar na pintura em tecido de flores e frutas.

1. Trabalhe com pinceladas suaves

Quem deseja começar nesse tipo de pintura precisa treinar as pinceladas, que devem ser executadas com suavidade. Além disso, é preciso trabalhar com pouca tinta por vez para evitar que o tecido fique muito carregado e que a pintura fique com aquela aparência chapada que ninguém gosta.

2. Invista no esfumado

Para conseguir desenhos mais realistas, ou seja, mais próximos do que são de verdade, é importante investir no esfumado. Esse efeito geralmente é feito com um pincel de cerdas mais cheias, como o pituá.

É muito comum usar esse efeito para fazer o piso e o fundo dos desenhos, assim você cria uma sombra e as flores e frutas não ficam flutuando. Outra função do esfumado é deixar a transição de cores mais suave, até mesmo na hora de preencher o risco.

3. Treine o degradê

Outra técnica que deve ser explorada é o degradê, que consiste em trabalhar com diferentes tonalidades de uma mesma cor (como vários tons de rosa) ou com duas ou mais cores próximas (como vermelho e rosa). Em alguns casos, ao invés de entrar com uma cor nova, é possível clarear uma cor que já está sendo utilizada na pintura.

Você pode, por exemplo, transformar o vermelho em rosa – apenas misturando um pouco de tinta branca. Essa mistura pode ser feita na bandeja ou no próprio tecido. Para que as cores não fiquem marcadas, a dica é esfumar! O ideal é que as transições fiquem suaves e as divisões desapareçam.

4. Seja fiel às cores

Apesar da pintura em tecido ser um trabalho artístico e com potencial criativo, ao pintar flores e frutas é recomendado ser fiel às cores encontradas nesses elementos da natureza. Então, antes de separar as cores de tintas, use a observação ou busque uma foto na internet como inspiração. Assim você terá algumas opções acertadas.

Um risco de maçãs, por exemplo, pode ser pintado com tons de verde, mas também com variações que vão do vinho ao vermelho. O mesmo cuidado deve ser tomado na hora de pintar rosas, lírios e outras espécies de frutas e flores.

5. Ilumine

A pintura em tecido de flores e frutas pede um toque a mais na finalização. Para deixar o seu desenho mais vivo e iluminado, observe quais partes receberiam luz, caso os elementos fossem de verdade. Então, com a tinta branca ou marfim (sempre em pouca quantidade), crie alguns pontos de luz sobre a tinta seca. Mais uma vez é importante esfumar para que o desenho não pareça borrado.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as técnicas indicadas para a pintura em tecido de flores e frutas, confira algumas maneiras de compor um trabalho harmônico usando esses dois elementos que super combinam.

Ideias para Mesclar Flores e Frutas na Pintura em Tecido

Não sabe como compor suas pinturas? Confira abaixo 3 opções que dão super certo!

Opção 1: frutas em destaque

Pintura em tecido de flores e frutas - garrafão de vinho
Fonte: Escola de Pintura

Uma opções para misturar flores e frutas na mesma pintura é deixar as frutas aparecerem mais e usar algumas flores menores apenas para preencher o fundo. Nessa pintura acima, feita pela artesã Andrea Mendes, o destaque maior está no garrafão de vinho e nas uvas e morangos que rodeiam. Já as margaridas aparem mais para preencher a pintura.

Opção 2: flores realçadas

Fonte: Escola de Pintura

Outra opção é usar maior quantidade de flores, como nesse modelo de pintura. Nesse projeto, também da artesã Andrea Mendes, as flores da mesma espécie, só que pintadas de cores diferentes, têm mais destaque do que o cacho de uvas. No lugar das uvas também poderiam estar morangos, laranjas e outros tipos de frutas.

Opção 3: harmonia entre flores e frutas

Pintura em tecido flores e frutas
Fonte: Escola de Pintura

Para quem gosta de equilíbrio, a dica é distribuir de forma parecida as flores, as folhagens e as futas. Veja só essa opção como está linda!

Para trabalhar com essas composições de pintura, você pode usar riscos prontos, desenhar seus próprios riscos ou fazer adaptações. Na Escola de Pintura você encontra vários mo

delos, prontos para imprimir e usar. Assim você ganha tempo e garante peças muito mais bonitas.

Como você acompanhou, a pintura em tecido de flores e frutas envolve vários segredinhos que não podem ser aprendidos de uma só vez. Por isso, se você deseja expandir seus conhecimentos e se aperfeiçoar a cada dia, a nossa dica é investir em um curso de capacitação online.

Entre já para a Escola de Pintura e aprenda a pintar os projetos mostrados acima e outras centenas de riscos variados. Você vai aprender tudo passo a passo, sem sair de casa e os melhores profissionais. CLIQUE AQUI e saiba mais.

Como Preparar o Tecido para Pintura – Dicas para Iniciantes

Como Usar Stencil para Pintura em Tecido – Dicas Para não Errar!